42ANOS DO RETORNO DO 10º CONTINGENTE


42 ANOS QUE VOLTAMOS DO EGITO 
 Por Theodoro da Silva Junior


CAROS COMPANHEIROS:

Somente para relembrar...

No dia de ontem (12 de fevereiro de 2005) completou 42 anos da chegada do nosso 10º Contingente ao Rio de Janeiro.

Era nossa volta triunfante da Missão de Paz - Btl.Suez.

O Dia 13 de fevereiro, nosso primeiro dia pós chegada ao Brasil, era uma quarta feira, e corríamos comprar jornais que ilustravam nossa chegada. 

Quem puder pesquisar que veja as reportagens do dia 13 de fevereiro de 1963 - 
A gente não lembra de programar nenhuma comemoração. Mas eu lembrei, sim, daquela data( uma terça feira, manhã com muito sol carioca) e fiz minha reflexão - numa viagem no ATEMPORAL. 

Revi a chegada no terminal da Marinha... que fica eqüidistante do Cais, Por que será..hein? que paramos no terminal da marinha, ao invés de aportar diretamente no Cais??? - depois viajamos numa "Chata" até o Caís do Porto - Píer da Praça Mauá, onde uma multidão nos aguardava.

Lembro ainda que, na chegada ao Cais, a "Chata" quase afundou, fez água porque devido a euforia de todos os integrantes do 10º Contingente, por, finalmente acabar com a ansiedade de voltar a pisar em solo brasileiro, depois de tantos tempo ausente, repito... a"Chata" adernou para um lado, uma vez que todos fomos se acotovelando para um mesmo lado, na tentativa de descer e pisar no solo brasileiro, logo de uma vez.

Será que lembram daquele episódio????

Depois foram aqueles abraços e muitas lágrimas. Finalmente estávamos, sãos e salvos, de retorno à Pátria e prontos para a readaptação junto aos familiares e amigos. 

Então nossas vidas passaram a ter o "chamado" - divisor de Águas...

Como era nossa vida, antes de Suez, e como foi depois de Suez... 

Valeu o grande aprendizado.

Vale a grande nostalgia.

Shalom!!! 

Theodoro

De: Theodoro da Silva Junior <theojunior@uol.com.br> 
Data: Sun, 13 Feb 2005 08:46:57 -0300 


 VOLTAR