10ºContingente -
Comemoração

 
E X A T A M E N T E    H Á    4 0    A N O S . . .
Em 06/12/2001, comemoramos 40 anos do 10º Contingente do Batalhão Suez
 
MINHA CONTINÊNCIA AOS BRASILEIROS QUE FIZERAM PARTE DO SEU QUADRO EFETIVO !

 

                  Comemoramos no último dia 06 de dezembro de 2001,  a belíssima marca  de 40 anos de formação  e do embarque para o Egito do glorioso 10º Contingente do BATALHÃO SUEZ, porém sem nenhum evento programado.
            No histórico dia 06 de dezembro de 1961, iniciava um breve e marcante período na vida de 252 militares: Oficiais, Sargentos, Cabos e Soldados, que com muita expectativa eram recebidos e alojados no Navio Transporte de Topas ARY PARREIRAS( G21), da Gloriosa Marinha de Guerra do Brasil.
            Era uma manhã chuvosa, garoa fina e persistente e que bem cedinho, teve inicio a preparação para o embarque, ainda no Quartel do então 2º RI - nosso eterno 2 DE OURO.
            Após o último café no Quartel da Vila Militar do Rio de Janeiro, uma série de atividades tiveram inicio antes do deslocamento até o Píer da Praça Mauá, onde o Navio nos aguardava.
            Primeiramente  checar os equipamentos, e demais utensílios de ordem pessoal, que deveriam estar  arrumados dentro daqueles dois "sacos de viagem" verde oliva, que na verdade era nossa bagagem.
            Na seqüência, Formatura,  parada militar e solenidade de despedida no Quartel, embarque nos caminhões - que em comboio - nos deixou nas proximidades do Porto.     
            Em seguida Desfile da chamada "tropa de elite", pela Av. Getúlio Vargas, com uma breve cerimônia em frente ao Palácio da Guerra, e retorno - marchando, até novamente o Píer da Praça Mauá, novas despedidas e finalmente aos alojamentos do Navio. Já era hora do almoço, que foi servido a bordo.
            Por cerca de 28 dias estivemos a bordo e em viagem nos familiarizando com essa embarcação, que era uma estranhíssima novidade para a grande maioria daqueles jovens soldados.
            Com toda certeza o nosso Contingente também foi muito importante no contexto de toda história do Batalhão Suez, e como recordação de toda nossa participação na Faixa de Gaza e que estamos cada vez mais,  na busca do resgate da nossa verdadeira história do BATALHÃO SUEZ.  
          Meu fraternal abraço a todos.
          Theodoro Silva Júnior Cabo da 9ª Cia. 10º Contingente do Batalhão Suez - Faixa de Gaza 1962.


 
 
VOLTAR