16º CONTINGENTE - PARTIDA E RETORNO


IDA.

Embarque para Suez

Exatamente às 6 horas da manhã do dia 09/01/1965 já formados no "2º Regimento de Infantaria" -"Dois de Ouro"(Vila Militar) embarcamos nos caminhões tropa em direção ao Cais do Porto do RJ.

Chegada no Porto do Recife em 13/01/65.

Na madrugada de 16/01/1965 exatamente às 5.30 hs levantamos âncoras rumo ao porto de Las Palmas na Espanha e a soldadesca estava animada para a continuação da viagem ,

No dia 17/01 às 13.30 hs., passamos em frente , bem próximo à Ilha de Fernando de Noronha e neste momento muitas gaivotas saudavam nossa aproximação batendo suas asas e com seus gritos característicos sobre o convés do navio.

No dia 18/01/1965, houve toque de silêncio sendo lançado ao mar duas coroas de flores em homenagem aos náufragos do Cruzador Bahia que foi abatido na 2ª Guerra Mundial naquele local em que estávamos passando.

No dia 22/01/1965 por volta de 14hs., todos estavam "convidados "a participar da" Festa do Rei Netuno o Rei dos Mares"( Na travessia do Equador)

Dia 24/01/1965- chegada a Las Palmas- "Grand Ilhas Canarias" Espanha e partida às 5.30 hs da manhã de 25/01/1965.

Continuando viagem, avistamos a 3 milhas de distañcia as Costas da África, eram 10 horas da manhã do dia 25/01.

Dia 29/01- chegada a Marseille- França eram 10hs quando atracamos em um bonito cais.

Em seguida partimos em direção a última escala e ponto final do Nt Ari Parreiras e ao longo deste trajeto tivemos aulas do Idioma que iríamos em breve necessitar , ou seja, um pequeno vocabulário em árabe para nos defender ao início da Missão.

Dia 05/02/1965 a grande chegada a "Port Said" era uma sexta feira pela manhã, o navio era muito observado pela população local e quando lançava ancoras de repente, tivemos árabes comerciantes locais e ou gatunos subindo pelas amarras da ancora e sendo afastados pelos fuzileiros, os suguranças do NT Ari Parreiras ; foi meio assustador como recepção.

E finalmente na manhã do dia 06/02/1965 desembarcamos na faixa de Gaza e fomos recebidos no PC do Batalhão Brasileiro onde houve a passagem de comando do 14º BTL para o 15º BTL permanecendo a partir deste momento no BTL Brasileiro na faixa de Gaza o efetivo do BTL 15º entitulados como "Os Antigos" e o efetivo do Btl 16º denominados "Capetas" e que passariam ao comando como Antigos após seis meses
de missão.

Alguns trechos do relato elaborado: SD FREITAS 16º Batalhão SUEZ.

De: "ronaldo" <rfreitas@unisys.com.br>
Data: Fri, 03 Nov 2006 00:29:02 -0200
Assunto: Fw: Embarque/Viagem 16ºCONTINGENTE DO BTL.SUEZ.

 



E O RETORNO

 

O 16º Contingente foi de navio até Port Said e voltou de avião, fazendo parada em Dakar

 

HERCULES C-130 H DA FAB

 

 

 

 
Avião da FAB que nos ( 16º Contingente ) trouxe de volta. São fotos do Hercules C- 130 H da FAB mais recentes mas, perfeitamente ilustrativas para se ter uma idéia clara do espaço interno da aeronave, bancos de assento no qual ficamos por três dias assentados e também o painel de controle do avião. 
 
From: Eugenio Malta <eacmalta93@yahoo.com>
Sent: Tuesday, June 2, 2009 5:11:27 PM
Subject: HERCULES C-130 H DA FAB Coutinho: 

VOLTAR