OLIMPÍADAS DA UNEF


Jogos Olímpicos - Maio/ 1967
         

Dentre as várias atividades da Missão Suez, damos sempre referência ao destaque da importância das competições esportivas que aconteciam, anual-mente e paralelamente, às atividades militares da Missão de Paz no Oriente Médio e Faixa de Gaza.

E uma dessas competições que sempre eram desen-volvidas e aguardadas com expectativas por soldados de todos os Países que integravam a UNEF. Oportunidade em que toda tropa da UNEF, conviviam alegremente e

 

esportivamente, fazendo assim uma perfeita e fra-terna integração social de todos os países que lá prestavam serviço militar, em prol da Paz Mundial.

(UNEF - Spring Games - 1967) Ou para os Brasi-leiros a "Olimpíada da UNEF".

E neste caso do ano de 1967 e do 20º contingente, tiveram um registro muito especial pela importância esportiva dos fatos que ficaram marcados para sempre na
 

 

História de toda UNEF. Todos os soldados ficavam ansiosos pelo início da Olimpíada, tanto os atletas que dela participavam, bem como da grande e entusiasta torcida que se formavam em torno nas pistas das competições.

Importantes as Olimpíadas da Primavera da UNEF em 1967 porque foram as últimas competições esportivas da UNEF na Faixa de Gaza, em que participamos na saudosa missão.

 


Local: Btl Indiano. Data de 6 a 8 de abril de 1967. Prova: 4x100 metros. Resultado: 1º lugar: Btl Indiano (46,8 seg), 2º lugar: Btl Brasileiro, 3º lugar: Btl Danor.Pode-se ver o Cb Vargas e o Sgt Zanon na equipe brasileira.

Prova de 100 metros rasos: Resultado: 1º lugar: Cb Stoen do Btl Danor (11,3 seg) , 2º lugar Cb Gian Singh do Btl Indiano, 3º lugar: Sgt Zanon do Btl Brasileiro.

 

 

 Local: Btl Indiano. Data: 06 de abril de 1967. Cerimônia de Abertura das Olimpíadas de Primavera da UNEF. Equipe Brasileira na formatura.

De: "Theodoro da Silva Junior" <theojr@terra.com.br>
Data: Sun, 27 May 2007 12:12:10 -0200
Assunto: COMPETIÇÕES ESPORTIVAS NA FAIXA DE GAZA


     

 

Olimpíadas da UNEF realizadas em maio de 1967 no Batalhão Indiano na Faixa de Gaza.Na foto acima aparece o desfile da equipe Brasileira na cerimônia de abertura. O Sgt. ZANON, orgulhosamente, conduz a Bandeira.

 

 


3°SGT.LUIZ WALTER ZANON
 

Corria o mês de maio de 1967 quando houve as Olimpíadas da UNEF., jogos que disputavam todos os países estacionados na Faixa de Gaza. Eu participava da equipe do Btl. Brasileiro como atleta de velocidade. Na época eu tinha o segundo melhor tempo do Batalhão nos 100 metros rasos.

 

O primeiro lugar era imbatível e pertencia ao Terceiro Sargento LUIZ WALTER ZANON que já havia sido campeão da modalidade desde a EsSA. Para a competição de 4x100 metros participamos eu, o Sgt Zanon e mais dois colegas. Conseguimos o segundo lugar ou seja medalha de prata.

 

 O Sgt Zanon conseguiu ainda mais duas medalhas sendo 3. lugar nos 100 metros rasos e 2. lugar nos 200 metros rasos, ganhando um total de três medalhas sendo duas de prata e uma de bronze. Ganhamos as medalhas das mãos da esposa do General RIKHYE, comandante geral da UNEF.

         

 

 

Na foto acima estamos sendo premiados pelo segundo lugar no revezamento 4x100. A medalha está sendo entregue pela esposa do General Comandante da UNEF. O Sgt ZANON está recebendo a medalha e eu estou esperando minha vez sendo a quarto atleta à direita.
 
 
 

Infelizmente, apenas alguns dias depois, foi iniciada a Guerra dos Seis Dias com os acontecimentos que todos já sabem. Minha barraca foi saqueada pelos soldados israelenses que tomaram nosso Forte enquanto estávamos prisioneiros. De mim roubaram apenas um relógio e a minha "sagrada" medalha de prata dos Jogos Olímpicos da UNEF... Só quem foi atleta amador pode avaliar a perda de tal relíquia!

 
FVargas
3º. pel da 7. Cia Fzo, 20º. Contingente - Btl SUEZ.  
Tue, 12 Nov 2002 23:03:57 -0200
<fvargas@infolink.com.br> 

   
VOLTAR