20º Contingente - Os seis do buraco


Os Seis do "buraco"!

Por  Fernando Vargas Neto

Prezados amigos:

Conforme eu narro nos sete primeiros parágrafos do texto " Diário de Guerra" na seção do 20º Contingente o dia 5 de junho de 1967 começou com um tremendo bombardeio do Fort Worthington. Eu atirei-me na primeira trincheira que ví e caí encima de outros cinco colegas que já tinham tido a mesma idéia. Ali estivemos por 3 horas e meia suportando nutrido fogo de artilharia do exército de Israel. Eles atiravam nas posições egípcias atrás de nosso Fort e acertavam principalmente em nós. Estes fatos já foram sobejamente contados por nossos narradores em livros e trabalhos etc.

O "buraco" era na verdade um espaldão de metralhadora para defesa do Fort e foi feito para 3 homens: atirador, auxiliar de atirador e municiador. Ali nos apertamos os seis durante o tormento. Quando pudemos sair fizemos uma promessa de encontrarmos de novo dentro de um ano em Porto Alegre para agradecer a graça de ainda estarmos vivos. Nunca o fizemos. Só pensamos em Deus no exato momento da provação.

Os seis do "buraco eram eu, o Ten Wagner, Sgt. Tiburi, Cb Mesquita e os Sds: Kerber e Augusto conforme ficou registrado no meu pequeno diário.
Há mais de um ano venho tentando localizar os seis para propor-lhes pagar nossa promessa no próximo dia sete de setembro após 36 anos de atraso. Desculpem o lugar comum mas, antes tarde...

Já havia localizado cinco pois estão espalhados pelo nosso Brasil. Eu moro no Rio de Janeiro, o Cb Mesquita em Porto Alegre, o Sgt Tiburi em Gramado - RS, o Ten Wagner em Brasília - DF, o Sd Kerber em Santa Rosa - RS, onde é renomado Cardiologista, e o Sd. Augusto estava desaparecido (para nós).

Depois de seguir muitas pistas falsas finalmente localizei-o em Campo Grande - MS onde reside há muitos anos. Mantivemos contacto, mandou-me fotos que serão mostradas a seguir e prometeu estar em Porto Alegre no próximo setembro para finalmente pagar-nos nossa promessa.

Agora que estamos revivendo nossas histórias do Batalhão SUEZ estes fatos enchem nossos corações de alegria. E além disso estamos vivos e em boa saúde... 

Wed, 18 Jun 2003 20:50:31 -0300
De: Fernando Vargas <fvargas@infolink.com.br> 


Prezados amigos:

Complementando a matéria sobre "Os Seis do Buraco" que já está em nosso SITE gostaria de atualizar os detalhes pois a hora se aproxima !

Marcamos um jantar em um restaurante de Porto Alegre onde , finalmente, após 36 anos de atraso, vamos nos reunir conforme havíamos prometido no dia 5 de junho de 1967, após o tremendo bombardeio de artilharia que sofremos no início da Guerra dos Seis Dias. Estávamos os "Seis" em uma pequena e apertada trincheira rezando para sairmos inteiros dali.

Finalmente conseguimos contactar todos e marcar um jantar para o dia 06 de setembro ,próximo, quando estaremos reunidos para o Desfile Militar do dia da Pátria.

Tomou-nos meses de trabalho, seguindo pistas, para reunir todos mas a missão foi cumprida !

Nomearei os "Seis" conforme eles foram sendo encontrados e com os postos ou graduações da época:

Cabo Sergio Luiz de MESQUITA Cardoso - Pequeno empresário vivendo na grande Porto Alegre.

3º Sargento José Jaime TIBURI - Exportador de móveis vivendo na aprazível Gramado - RS.

Soldado Reneu José KERBER - Renomado Médico Cardiologista estabelecido em Santa Rosa - RS.

Soldado João AUGUSTO Pereira de Souza - Funcionário qualificado da Assembléia Legislativa do Mato Grosso do Sul vivendo em Campo Grande - MS.

1º Tenente Manoel WAGNER de Araújo Freire - Coronel da Reserva vivendo em Brasília - DF.

Completam os "Seis" este modesto escriba, Cabo Fernando VARGAS Neto que permaneci na ativa do Exército por 14 anos passando para a reserva com a graduação de 3º Sargento para assumir um cargo de Professor do Ensino Médio do Estado do Rio de Janeiro e hoje exerço a profissão de Guia de Turismo na Cidade Maravilhosa.

Anexo as fotos de cinco dos referidos veteranos faltando apenas a do Ten Wagner que colocaremos oportunamente. Este reencontro depois de 36 anos será coberto pelo Redator Chefe do SITE companheiro Theodoro da Silva Junior de Ponta Grossa - PR que estará presente para narrar os fatos.

 

Temos na foto nº 1 da esquerda para a direita: Vargas, Tiburi e Mesquita. 

 

E na foto nº 2 : Augusto e Vargas em recente encontro no aeroporto de Campo Grande - MS.



Até a próxima, Fernando Vargas.

Mon, 11 Aug 2003 23:58:31 -0300
De: Fernando Vargas <fvargas@infolink.com.br>


VOLTAR