Discurso na entrega da medalha da UNEF/ONU


"Essa Mensagem do General GYANI é muito importante, pelo que representa, como um documento raro para o resgate da história do Btl.Suez, em especial aos Boinas Azuis do 9º Contingente e do 10º Contingente, que recebiam a Medalha da UNEF/ONU - A SERVIÇO DA PAZ - naquela solenidade em 1962". - Cb.Theodoro 10º Contingente "

Discurso pronunciado pelo Exmo. Sr. General Gyani (Indiano) comandante da UNEF,
em 16.05.62, por ocasião da condecoração dos pracinhas brasileiros em Suez. (9º.
e 10º. Contingente) :


... "Tenha nesta manhã a subida honra de entregar a medalha da UNEF aos integrantes do Batalhão Brasileiro. Sejam as minhas primeiras palavras de felicitações a todos aqueles merecedores deste galardão, considerado a mais alta distinção concedida aos membros desta Força. Como sabeis a medalha que ides receber e usar com orgulho foi outorgada pela Assembléia Geral das Nações Unidas em reconhecimento aos serviços prestados por aqueles que aqui vêm contribuir pela causa da Paz.

Tendes vivido na Faixa de Gaza o tempo suficiente para avaliar as fricções existentes nesta região, e sentir a necessidade imperiosa da manutenção de condições de quietude e paz até que os litígios entre os Estados vizinhos sejam resolvidos. Constitui motivo de alta significação para a UNEF que a nossa missão venha sendo cumprida satisfatoriamente , razão de orgulho para aqueles que contribuem para a obtenção desse resultado.

Agradeço, portanto, penhorado a vossa incansável dedicação ao serviço e os esforços despendidos no sagrado cumprimento do dever.

Considerando a calma reinante atualmente nesta área, julgo que duvidais às vezes de real necessidade de vossa permanência aqui, longe da Pátria estremecida, do aconchego do lar, vivendo sob o peso de tarefas tão árduas. Quantas vezes, na calada da noite, durante uma patrulha cansativa não vos assaltaram pensamentos dessa natureza? Como um conselho vos sugiro, que tanto mais sejamos bem sucedidos em evitar um conflito com as tristes conseqüências de dor, sofrimento e perdas de vidas, tanto mais se impõe que continuemos a consolidar o sucesso obtido, mantendo a situação sob controle até que as partes dissidentes cheguem a um acordo.

É fora de dúvida que adquiristes valiosa e única experiência prestando serviço em uma Força Internacional, integrada por elementos oriundos de países geograficamente tão afastados e de tão diferentes raças e credos. Sois testemunha que graças ao espírito de cooperação, desenvolvido em alto grau na UNEF, fácil se torna trabalhar em conjunto e desfrutar de sã camaradagem.
Alegra-me encontrar-vos sempre de bom humor, acompanhando com vivo interesse e sadio entusiasmo todas as atividades da UNEF. Dirigindo-me por fim aqueles que dentro em breve retornarão aos lares (9º cont.), meus votos de muito boa viagem, felicidade pessoal e agradecimento pelo trabalho aqui realizado. Para os que ficam (10º cont.), expresso a minha irrestrita confiança de que continuarão a desempenhar as missões recebidas com o mesmo zelo até agora demonstrado, e saliento que assim procedendo legarão um belo exemplo ao novo contingente que acolherão em breve".

ass.) LT Gen. P.S. Gyani, Cmt. UNEF

      
De: "Theodoro da Silva Junior" <theojr@terra.com.br>
Data: Fri, 20 Apr 2007 18:57:17 -0200
Assunto: MEDALHA DA ONU

VOLTAR