UNAVEM I

COM MENSAGENS RECEBIDAS


RESUMO

Ano/Período

Operação

Efetivo

Descrição

Jan 89 – Mai 91

UNAVEM – I

(Angola)

16

O Brasil contribuiu com observadores militares para o primeiro mandato da Missão de Verificação das Nações Unidas em Angola (UNAVEM I).

United Nations Angola Verification Mission I.

Primeira Missão de Verificação das Nações Unidas em Angola.

A UNAVEM I foi estabelecida em dezembro de 1988, para verificar a retirada total das tropas cubanas do território de Angola.

O Brasil contribuiu com oito observadores militares para o primeiro mandato da Missão de Verificação das Nações Unidas em Angola, de janeiro de 1989 a maio de 1991 (término do mandato). Além disso, durante todo o mandato da UNAVEM I, o General-de-Brigada Péricles Ferreira Gomes exerceu o comando do contingente de 70 observadores militares das Nações Unidas.

UNAVEM I (1989-1991)

Após muitos anos de impasse, um acordo tripartido entre Angola, Cuba e África do Sul foi assinado sob os auspícios da ONU em Nova Iorque, a 22 de Dezembro de 1988, conduzindo à retirada de cerca de 50.000 soldados cubanos de Angola e à independência de Namíbia, sob a supervisão da ONU. A resolução 626 do Conselho de Segurança estabeleceu a Missão de Verificação das Nações Unidas em Angola (United Nations Angola Verification Mission - UNAVEM I) abrangendo 70 observadores militares e 20 funcionários civís de dez países. A UNAVEM I foi extinta com a assinatura dos Acordos de Bicesse pelo governo de Angola e pela UNITA, em Maio de 1991, que, sem a participação da ONU, foi negociada por uma Troika de 'observadores': Estados Unidos, Rússia e Portugal.
 


Mensagens do livro de visita do site:

Registro : 31 
Nome : BEN-HUR AUGUSTO RODRIGUES 
Estado e País : BRASIL 
E-mail : boinazul_ben_hur@pop.com.br 
Contingente (caso pertença a algum) : 72° BIMTZ-PETROLIN- 1° CONTINGENTE-ANGOLA 
Comentários (parágrafo único) : É COM GRANDE SATISFAÇÃO QUE COLOCO MEU E-MAIL A DISPOSIÇÃO DE TODOS. FAÇO PARTE DA ASSOCIAÇÃO HISTÓRICA DOS BOINAS AZUIS CRIADA PELO BOINA AZUL CARVALHO, INTERESSADOS PROCURARME NO E-MAIL, UM FORTE ABRAÇO A TODOS. 
Data e Hora : 12/07/2003 - 20:29 


MENSAGENS:
NIHIL

VOLTAR