AS FORÇAS DE  PAZ DO HAITI

 

Ministério da Defesa
Exército Brasileiro
Brigada de Força de Paz no Haiti
Base Administrativa de Apoio e de Combate 
Porto Príncipe – Haiti – 04 de junho de 2005

Prezado Senhor, 

Em primeiro lugar gostaria de lhe dizer que é uma imensa satisfação estabelecer este contato inicial com o Sr, boina Azul da ONU, guardião da Paz no nosso conturbado mundo.

Sou o Major de Infantaria, Marcos Augusto Costa Bastos, comandante da companhia de comando da 12ª Bda Inf L (Amv), sediada em Caçapava – SP , e atualmente encontro-me na cidade de Porto Príncipe – Haiti, onde integro o 2º Contingente da Brigada Brasileira de Força de Paz.

Em quase sete meses de missão, de 26 de novembro de 2004 até o próximo dia 15 de junho de 2005, pude vivenciar, juntamente com meus subordinados, experiências profissionais e pessoais que muito nos engrandeceram. Nesse período, como subcomandante da Base Administrativa de Apoio e de Combate da Brigada Brasileira de Força de Paz no Haiti, fui testemunha do excelente trabalho desenvolvido pelos homens sob meu Comando e de inúmeros exemplos de abnegação, coragem, estoicismo e valor moral. Tenho a mais absoluta certeza de que estivemos à altura de todos aqueles que nos antecederam em missões de paz e que sempre mantiveram a nossa tradição de um Exército competente e vitorioso. 

Tomei a liberdade de escrever-lhe após encontrar seu e-mail no site que a sua associação mantém e resolvi escrever-lhe por alguns motivos:

- Sou, desde o meu ingresso na carreira militar , em 1984, um estudioso da história militar. Aos longo desses meus vinte anos de serviço pude desempenhar algumas funções que me permitiram divulgar os feitos do nosso EB para as gerações mais jovens, particularmente quando instrutor do Curso de Infantaria na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, onde fui o responsável pela matéria História Militar por 4 anos, procurando sempre divulgar nossas missões no exterior;

- Ano passado, 2004, fui aprovado no concurso para a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, para onde estarei indo no ano que vem. Nessa escola terei que realizar um trabalho de pós-graduação e minha intenção é abordar a participação brasileira em Missões de Paz e sua importância como projeção do Brasil no exterior. Para iniciar a pesquisa do meu trabalho, elaborei um questionário para ser respondido por companheiros que tiveram a honra de participar de missões de paz ostentando a bandeira brasileira em seu braço, dessa forma vislumbrei a possibilidade de, em contato com vossa associação, conseguir que esse questionário seja respondido pelos companheiros que dela fazem parte. Os contatos que ela possui com certeza iriam facilitar sobremaneira a minha coleta de dados.

- Além disso, é minha intenção montar uma sala histórica na minha OM, destacando a participação de seus militares nessa missão aqui no Haiti e homenageando àqueles que cumpriram missões antes de nós, para isso gostaria de conversar com o senhor para trocarmos idéias de como seria essa sala, o que deveria constar nela, o que destacar etc.

- Tenho planos também, de realizar uma formatura para entregar o distintivo de missão de paz aos militares da minha OM que estiveram aqui no Haiti, e seria uma grande honra para nós se uma representação de vossa associação pudesse comparecer a esse evento, a data ainda está por ser definida, mas com certeza deve ser no fim de junho ou começo de julho, já que estaremos sendo substituídos até o dia 15 de junho.

A experiência que estou tendo aqui vem acrescentando muito a minha bagagem profissional e pessoal, e o orgulho de poder representar nosso país é algo especial, que com certeza carregarei para o resto da minha vida.

Se o Senhor quiser mais alguma informação a respeito dessa solicitação solicito que entre em contato comigo pelos telefones (12) 3652-6440 ou 3653-2552 . Estarei retornando ao Brasil dia 15 de junho.

Sem mais para o momento, agradeço a atenção dispensada e coloco-me à sua inteira disposição aqui na cidade-simpatia do Vale do Paraíba.

Um forte abraço,

Marcos Augusto Costa Bastos – Major de Infantaria
Comandante da Companhia Comando da 12ª Brigada de Infantaria Leve ( Amv) 

-----------------------------------------------------------

Theodoro da Silva Junior <theojunior@uol.com.br>
15/06/2005 (08:10:17)
To: <alceu.batista@superig.com.br>, <fvargas@infolink.com.br>, <dacilio@yahoo.com.br>, 'Stans Zouain' <zouainsuez@uol.com.br>
Subject: FORÇA DE PAZ- UMA SOLICITAÇÃO - Missão de Paz Haiti - 2° Contingente - Ma j Inf Costa Bastos

 
 
 
RESPOSTA
 
 

Meu caro Major COSTA BASTOS

Foi um com enorme satisfação que recebemos seu ofício data de 04 de junho 2005, pois sempre sentimos um orgulho muito forte quando falamos das Missões de Paz. Agora renovados com a imensa alegria saber que o Senhor está de volta à nossa Pátria querida depois de uma Missão cumprida.
Primeiramente nossa saudação Boina Azul, nossos efusivos parabéns pelo êxito alcançado na Missão e nada mais justo que um breve descanso na alegria em poder retornar para casa e rever familiares, amigos, e depois contar como foi a sua participação no exterior e a grande experiência de vida e profissionalismo adquirida.
Lisonjeado ficarei se puder contribuir para a concretização dos seus planos de pós graduação, no que concerne a participação brasileira em missões de paz e sua importância como projeção do Brasil no exterior. Para tanto estarei às ordens e com muita honra aguardando seu contato para responder seu questionário a respeito da participação brasileira em missão de paz, no meu caso específico, sobre a missão de paz no Oriente Médio, a primeira delas.
Fique à vontade meu caro Major, mas lembre-se primeiro descanse alguns dias, curta a família e alguns amigos e daqui alguns dias seu coração estará refortalecido e certamente a preparação para o enfrentar a Escola de Comando e Estado Maior do Exército estará amadurecida. 
Desejo-lhe boas vindas à Pátria querida, muita saúde e a verdadeira Paz.
Shalom
Theodoro da Silva Junior
Integrante do Batalhão Suez
10º contingente

------------------------------------------------------------------------------------------------

Cópia "Marcos CB" <un_macbastos@yahoo.com.br> , <alceu.batista@batalhaosuez.com.br>
Thu, 16 Jun 2005 08:22:08 GMT
Remetente "Theodoro da Silva Junior" <theojunior@uol.com.br>
Resposta: Missão de Paz Haiti - 2 Contingente - Ma j In f Costa Basto

 


VOLTAR