FANTÁSTICO


COISAS DE SUEZ & BAGDÁ

Meus caros amigos:

Fiquei sabendo que no programa do FANTÁSTICO - Rede Globo, de domingo último (dia 24/agosto) iria ser apresentado uma reportagem sobre o velório do brasileiro SÉRGIO VIERA DE MELLO - "Comissário das NAÇÕES UNIDAS para Direitos Humanos", e Designado Representante Oficial da ONU em BAGDÁ  no Iraque, que foi morto em atentado terrorista no dia 19 de agosto.

Na reportagem mostrada no Fantástico, vimos alguns BOINAS AZUIS - integrantes do BTL.SUEZ, que estiveram prestando Homenagem Póstuma ao Diplomata e toda solidariedade aos familiares do Diplomata morto. Esses amigos e companheiros Boinas Azuis (com seus bonitos e elegantes trajes de Gala), que lá compareceram acabaram se tornando nossos dignos representantes no Cerimonial, receberam a missão de Guarda de Honra, e em ato solene-fúnebre estiveram acompanhando o Caixão com o corpo de Sérgio Viera de Mello, até o Aeroporto no Rio de Janeiro.

Foi um cerimonial triste e muito emocionante onde estivemos honrosamente representados.

Para quem assistiu, e para quem não assistiu aquela última reportagem do Fantástico de domingo último, a seguir TRANSCREVO essa parte daquele programa dominical de maior audiência Nacional, para que possa ser relembrado por maior tempo, e para que sirva de registros da nossa "Confraria Boina Azul".

ÚLTIMA PARTE DO FANTÁSTICO do dia 24 de agosto de 2003

SÉRGIO VIEIRA DE MELLO cidadão do mundo, que morreu no pior ataque terrorista praticado contra as NAÇÕES UNIDAS, recebeu hoje(24/08/03) as últimas homenagens na cidade onde nasceu, o Rio de Janeiro.

O corpo de Sérgio Vieira de Mello, que chefiou a Missão da ONU no Iraque,foi velado neste final de semana, e já está a carinho da Suíça, onde será enterrado.

Orações: Homenagens; e Emoções... ao todo mais de mil pessoas passaram pelo Salão Nobre do Palácio da Cidade, sede da Prefeitura do Rio de Janeiro, local onde foi velado o corpo de Sérgio Vieira de Mello.

Muito abalada, a Mãe, Dona Gilda, não se afastou do caixão.

VETERANOS BRASILEIROS que fizeram parte integrante das Tropas de Paz da ONU na Região de Suez, na Década de 60, também vieram se despedir do Diplomata.

... WILTON MELO GARCIA, um dos Boinas Azuis entrevistados, disse...-"Eu acho que a humanidade empobreceu a partir do dia 19 de agosto. Os caminhos para a Paz ficaram ainda muito mais distantes. ...Uma pena o que aconteceu."

Dona Francisca Domingos, de 89 anos, foi Babá de Sérgio, mesmo com a saúde frágil encontrou forças para consolar Dona Gilda Mãe de Sérgio, e disse... "-Eu estou com o Coração que não agüento"...

Emocionado, o sobrinho André Simões lembrou com respeito o trabalho do Diplomata..." Na minha cabeça só existe um pensamento...e tenho uma certeza que onde ele estiver, ...ele está trabalhando por um mundo melhor"...

A ex mulher e os dois filhos de Sérgio Vieira de Mello, chegaram ao Palácio da Cidade no inicio da Tarde, pouco antes do Corpo do Alto-Comissário da ONU ser levado à Base Aérea do Galeão.

ANIE VIEIRA DE MELLO, a ex-mulher, não quis gravar entrevistas, mas disse aos Jornalistas presentes, que Sérgio era um cidadão do mundo, com um coração brasileiro, e que o país inteiro deve se orgulhar por ter um herói como ele.

O caixão foi retirado do Salão Nobre, do Palácio da Cidade, e seguiu-se o Cortejo para a Base aérea do Galeão, lá os filhos de Sérgio, receberam do cerimonial as Bandeiras do Brasil e a da ONU, que cobriram o Caixão no velório.

O avião da FAB decolou às 3 horas da tarde, rumo à Genebra, na Suíça, onde o corpo de Sérgio Vieira de Mello será enterrado.
__________________________________________________________________________________________________________

...Há dois anos Sérgio Vieira de Mello vivia uma grande nova paixão.

Uma história de amor que acabou de maneira brutal na terça-feira passada(19/08) em Bagdá...

...CAROLINA LA RIERA ...

A explosão de um caminhão bomba em Bagdá, terça feira passada, revelou uma história de amor, uma história entre o brasileiro Sérgio Vieira de Mello e a argentina Carolina La Riera, Funcionária das Nações Unidas.

O assunto é tratado com reservas pelos colegas da ONU. Sérgio não estava ainda oficialmente divorciado da primeira mulher, a francesa ANIE.

(a seguir permito-me não registrar o inicio do depoimento de Antonio Carlos Machado, amigo de Sérgio, que pronunciou opiniões a respeito da separação de Sérgio e o novo relacionamento, por se tratar de assunto de foro íntimo, o qual , na minha opinião, constrange sentimentos,  porém para não fugir do assunto, por inteiro, transcrevo o final desse depoimento do amigo de Sérgio, o Antonio Carlos Machado, que de viva voz lia um escrito deixado por Sérgio)...

... "Me apaixonei por uma colega argentina de 28 anos que trabalhava aqui em Dili. Não tenho mais idéia do que isso podia significar, nem a energia que poderia drenar.

Por outro lado, sinto-me diferente com um novo élan vital, como diria Bergson,... com muita garra e com muita vontade de aproveitar o que resta da vida, em vez de desperdiçar os poucos anos que me restam".

Em Nova York, o egípcio Gamal, Guarda-Costa de Sérgio, conta que o Chefe mais parecia um irmão mais velho. Vivia preocupado com a mãe no Brasil, era esportista, tinha orgulho de ser Brasileiro e estava apaixonado... perdidamente apaixonado por Carolina, e, não escondia isso de ninguém. Ele dizia que não queria mais ser hipócrita, mas ele continuava tendo uma preocupação com a ex mulher e especialmente com os filhos dele. Aliás,, tinha direito de sonhar... e Dizia... Tenho alguns anos que me sobraram de vida e quero usa-los.

No Natal do ano passado(2002)no Brasil, Sérgio apresentou Carolina à família. Numa foto feita no Rio de Janeiro, o casal aparece ao lado de seus pais... dona Gilda... e dos primos. 
Somente depois que a história de amor se tornou pública, a família Vieira de Mello resolveu falar sobre o assunto.

O primo Antonio Vieira de Mello, comentou...Ah!... ele estava muito feliz com ela, e os dois estavam vivendo momentos maravilhosos. Ele até resolveu ... e passou a fazer exercícios físicos, a correr diariamente...afinal, ficamos encantados com ela porque é uma moça alegre e muito bem humorada,. brincalhona, bonita e muito simpática. Vimos na imagem que as Televisões mostraram, após a explosão no Iraque, ...ela tentando, nos escombros, resgatar o Sérgio e sendo impedida pelos seguranças, devido aos perigos do momento. Antes da explosão, ela também estava lá dentro do prédio, mas escapou de lá de dentro e quando ela saiu tentou resgata-lo, quando soube que ele estava embaixo dos escombros, pois ela estava, anteriormente, na sala ao lado, antes da explosão.e agora tudo estava ruído e caído...

Fim dessa parte, que foi uma Produção para a TV Globo de
CRISTINA DÓRIA e RENATA CHIARA
__________________________________________________________________________________________________________

...Continua a Reportagem do Fantástico sobre o Diploma...

U M  D O C U M E N T O

Sérgio Vieira de Mello era um homem que procurava a Paz no meio da Guerra.
A entrevista que vai ser transcrita, agora, foi feita no interior de Angola, um país que lutou...lutou... e encontrou a Paz, com a ajuda de Sérgio Vieira de Mello...
Com imagens de CARLITO CHAGAS e OSVALDO PAULO  para a TV Globo,

...Um Diplomata que abandonava o Escritório para ir ao campo, encontrar-se com pessoas, sentia-se à vontade com toda a população, abraçava a todos. Como podíamos ver(pelas imagens de TV) na cidade, no interior de Angola, que foi destruída por Guerra de quase 30 anos consecutivos.
Era a 4ª vez que o Sérgio vinha ao País, o território mais MINADO do mundo. Ele disse...
"Tudo é prioridade nestas alturas...tudo é urgência, tudo é emergência"...

Para um povo que até bem pouco tempo estava mergulhado em conflito, o cidadão estrangeiro que falava a língua deles, representava a esperança daquele povo. Sérgio em frente a uma multidão de pessoas disse...
"-Depois de tantos anos de Guerra e de sofrimento, vocês finalmente podem viver em Paz. E essa é a primeira condição para construirmos uma verdadeira democracia e dar-vos outro tipo de segurança, que é a segurança econômica. Vocês já estão conseguindo a auto-suficiência"...

O locutor fala... Durante sua última viagem à África, Sérgio Vieira de Mello ficou hospedado numa casa humilde, num bairro tranqüilo de LUANDA, local onde funcionava o Quartel General da Missão Político-Militar das Nações Unidas em Angola.
O local está vazio desde fevereiro, quando os trabalhos da ONU foram concluídos, pouco antes o país completou um ano de Paz.
O Repórter mostra a sala onde, em janeiro deste ano 2003, o diplomata brasileiro recebeu representantes da ONU, da Igreja Católica e demais Autoridades, e concedeu à TV de Angola uma das suas últimas entrevistas, antes de ser transferido para o Iraque.
O FANTÁSTICO da Globo, teve acesso à gravação... nessa entrevista ele disse...
..."Sou Sérgio Vieira de Mello, Comissário das Nações Unidas para Direitos Humanos"...

Vieira de Mello tinha vários sinônimos para a palavra DIREITOS HUMANOS, na entrevistas assim se expressou...
..."É preciso desdramatizar o tema dos Direitos Humanos. É preciso reconhecer que Direitos Humanos, Sociedade, Democracia... são sinônimos em comum. POrtanto, falar de Direitos Humanos é falar da dignidade, falar da liberdade, falar de tudo aquilo que um Governo Democrático responsável deseja alcançar. ...O Bem da população"...

Na luta pelos Direitos Humanos, o Diplomata temia um inimigo silencioso, e disse...
..."Esse fenômeno endêmico em alguns países africanos, têm conseqüências dramáticas para a sociedade como um todo. Em alguns países estamos assistindo o colapso do Serviço Público, da Administração, da Saúde, da Educação, da Polícia. Isso tem conseqüências dramáticas para os Direitos Humanos em geral".

O discurso nem sempre era diplomático...
..."Falo do acesso a medicamentos baratos, um problema que o Brasil, por exemplo, conseguiu resolver, mas como se sabe, esse tema ainda está bloqueado na Organização Mundial do Comércio, e é indispensável, é urgente que a OMC deixe passar novas regras que permitiriam a produção destes medicamentos, para o tratamento destas doenças, afim de que países africanos, que inclusive podem produzir estes medicamentos, se defendam contra essa ameaça. Uma ameaça trágica".

A voz do Locutor.... Uma especialidade, coordenar a reconstrução de países devastados por conflitos..
Continua o diplomata falando...
..."Após uma Guerra, existem distorções na sociedade, existem todas as conseqüências da Guerra no comportamento das pessoas, das instituições, existe o descalabro generalizado da infra-estrutura, dos serviços públicos. Isto não quer dizer que não devamos, desde já, colocar todos esses problemas abertamente e francamente sobre a mesa de discussões, priorizar e tentar, na medida do possível, resolver-los sem criar falsas expectativas, sem prometer o impossível à população, mas dizendo-lhes claramente quais são os seus direitos, à médio ou a mais longo prazo"...

Volta a voz do locutor... Encerrada a última entrevista na África, Vieira de Mello queria descansar para a sua próxima missão, dizendo...
..."Não vamos exagerar. Tenham dó de mim... Por hoje chega...Eim!!!"

Edição para a TV Globo:- Pablo Toledo e Fernando Frota. 
Fim do Fantástico de Domingo 24/08/2003
_____________________________________________________________________________________________________

No dia seguinte, segunda feira (25/08) na Edição de TV do "Jornal Hoje", última reportagem ainda sobre o Diplomata brasileiro...

O Locutor anuncia....
Al Kaeda fez um comunicado na Internet, em que acusam a ONU de representar interesses americanos e de serem contra árabes e muçulmanos. Dizem também que o brasileiro Sérgio Vieira de Mello, morto no atentado, era amigo de George Busch.
O corpo de Viera de Mello, que era o representante máximo da ONU no Iraque, chegou hoje na Suíça, depois de ter sido velado aqui no Brasil.

De Genebra fala o repórter MARCOS UCHOA:-
"O avião da FAB chegou a Genebra hoje de manhã. Acompanhando o corpo de Sérgio Vieira de Mello, estavam os dois filhos dele e a ex-mulher...
De lá, num furgão branco, o corpo foi levado para o Cemitério "CHAMBRES MORTUAIRES DE PLAINPALAIS", no centro de Genebra.
Ali estão enterrados celebridades, como o Poeta argentino Jorge Luis Borges. Durante o dia as conversas para que se resolvesse onde e quando o corpo de Sérgio Vieira de |Mello seria enterrado prosseguiram até a tarde, e finalmente se chegou a uma decisão: 
Não se sabe bem porque dessa demora, mas foi uma decisão da Família, de se fazer o funeral de Sérgio na Quinta Feira(28/08/03). Eles aceitaram que o corpo de Sérgio fosse enterrado aqui em Genebra, e não na Cidadezinha da França, próximo onde eles moram. Por tudo o que ele representa para a cidade, para a ONU e para o mundo.

FIM

Trabalho de transcrição elaborado por Theodoro da Silva Júnior. 
Data: Wed, 27 Aug 2003 10:00:50 -0300
De: Theodoro <theojunior@uol.com.br>