In Memoriam - Capitão Ary Da Silva Carvalho

Enviado por Wilton Melo Garcia - 20º Contingente 

27-10-2016

 

 

NOTA DE FALECIMENTO !

É com imenso pesar e tristeza que me dirijo a todos os companheiros do Batalhão Suez para falar sobre o falecimento no dia 25 de outubro próximo do nosso companheiro e amigo Capitão Ary da Silva Carvalho do 5º Contingente.

Quando fui Presidente da ABIBS/RS o Carvalho foi meu Vice Presidente, sempre se mostrando um companheiro leal, colaborativo e parceiro acima de tudo.

Naquela oportunidade, o Cap Carvalho e eu tivemos a felicidade de irmos juntos ao Haití com a missão de agraciar militares brasileiros e estrangeiros com a Medalha Soldado da Paz e também ministrar palestra sobre a Missão Suez, quando estabelecemos comparativos entre a Missão Suez e a Missão Haiti, em suas diferentes épocas.

Passamos dez dias no convívio das Forças da ONU, mais precisamente na Base Alpha, onde estava posicionado uma parte do Contingente Brasileiro, ali representado pelo 5º Batalhão de Engenharia e Construções; a outra parte ocupava a base Delta onde se encontrava nossa tropa de Infantaria.

Apesar de ser o Carvalho de Cavalaria e eu de Infantaria, o carinho com que fomos recebidos fez com que sentíssemos que éramos oriundos da Engenharia, afinal sempre o espírito acolhedor e indistinto em todo nosso Exército ao receber camaradas de armas diferentes.

Depois, durante muito tempo continuávamos relembrando aqueles inesquecíveis momentos, foram momentos também de conhecer melhor e de me aproximar mais do velho Capitão Carvalho, descobrindo nele um caráter extraordinário.

O velho Carvalho conheceu meu falecido pai que também era oficial de Cavalaria; serviram juntos no 6º RCB lá na sua terra natal, Alegrete/RS.

O Carvalho respirava o Exército a cada minuto, tinha orgulho da missão que cumprira no Batalhão Suez sem esquecê-lo nunca e tinha desigual carinho e afeto, nutridos dia após dia pela sua Associação, pela nossa querida Associação Brasileira de Integrantes do Batalhão Suez/RS.

O velho capitão foi um dos responsáveis pela transformação do Layout e da logística da sede da ABIBS/RS. Com sua amizade junto à Diretoria do GBOEX na pessoa do Diretor, Coronel Omar Lima Dias, também do 5º Contingente, conseguiu o patrocínio para reformar a casa da ABIBS/RS.

Reforma, pintura, móveis, tudo novo, sem se gastar um centavo sequer. Inacreditável!

Vai-se o Carvalho, fica em nós uma grande saudade e o mais importante, fica para todos nós três grandes exemplos: de como se cumpre uma missão, de como se vive mantendo a história dessa missão e de como se morre sendo sempre um verdadeiro Soldado da Paz.

Ao Carvalho o nosso até breve!

A ele ofereço a mesma frase que disse por inspiração Divina em entrevista à Rede Globo no Rio de Janeiro, no funeral do Diplomata Sérgio Vieira de Melo, morto tragicamente em atentado terrorista no Iraque:

 

UM BOINA AZUL NÃO MORRE, DORME PARA SONHAR COM A PAZ!

Wilton Melo Garcia

20º Contingente

Batalhão Suez - Exército Brasileiro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Voltar ao início