Lembrança do nosso saudoso amigo Antonio Gulmine a quem prestamos homenagem IN MEMORIAN
Enviado Por Theodoro
25-02-2015
– Um ano de falecimento
É tempo de lembrar!
Manhã do dia 11 de fevereiro 2014, uma daquelas quentes e ensolaradas manhãs do verão de 2014 em Curitiba. A notícia, vinda da capital do Paraná, cobriu nossas almas de cinzas: faleceu nosso ex-Presidente da Associação Batalhão Suez no Paraná- o Grande amigo ANTONIO GULMINE.
A notícia nos deixou profundamente tristes, pois a perda de um amigo e companheiro exemplar deixa marcada nossa passagem pela vida e ficamos cabisbaixos.
Antônio Gulmine: Aqui estamos nós a reverenciar sua memória, em ato de justiça, pelo significado misterioso da Morte, e pela grandeza de pessoa que você foi. Infelizmente, prezados amigos Boinas Azuis do Btl.Suez e familiares, ele não está mais entre nós, é hora de lembrar.
E assim deve ser, pois o culto aos grandes vultos, exemplo que fica, é a chama de estímulo, às gerações futuras; é a página que se abre para fixá-los nas histórias da vida.
Para seus companheiros de Missão do Btl.Suez, é hora de lembrarmos as trajetórias árduas vividas nas aventuras das areias do deserto e Faixa de Gaza, mas gloriosamente palmilhada por aquele que foi um dos mais eminentes membros desta Confraria de Veteranos Boinas Azuis do Paraná. Desejamos que fique assentada e perpetuada na memória desses mesmos Boinas Azuis do Paraná e do Brasil, todas as coisas boas da caminhada que juntos fizemos como Soldados da Paz pelo Oriente Médio.
É hora de lembrarmos de Antônio Gulmine com sua querida família, esposa e filhos, na companhia de seus amigos, nas solenidades cívicas em que participamos, nos folguedos e despreocupações no cafezinho do Qualitá, na chamada Boca Maldita de Curitiba. "Um homem singular". "homem audaz e cheio de imaginação, procurando o progresso e o melhor possível para a comunidade e coral musical de Santa Felicidade - Curitiba, onde vivia". E nos conta que chegou ele em Curitiba ainda jovem depois do retorno ao Brasil, depois da baixa do Btl.Suez, pois era do interior paranaense de origem, tendo sido "um exemplo de tenacidade, de realizações, de fé, de generosidade"'.
Homem de qualidades tantas, deve ter ajudado a forjar, no espírito de seus filhos, aquela fé que, segundo SÃO PAULO, "é o firme fundamento das coisas que se esperam e uma certeza das que não vêem", pois Antônio Gulmine, em tudo que fazia, evidenciava um compromisso e uma fé contagiante. Compromisso com a esperança que nos faz engajar no movimento do mundo. Fé, na dignificação do homem pela liberdade respeitada.
Mais um marco de luz a projetar-lhe a memória e a envolver-nos em saudade, que é o suave clarão que faz suportar a ausência.
"É terrível como as boas coisas do passado vão se apagando da nossa vida, como se a própria vida fosse um modo de morrer a prestações''.
Descanse em paz velho guerreiro.
Theodoro da Silva Junior