NAVIO TR TROPAS - ARY PARREIRAS


              


Arnaldo Reinert do 10º Contingente e atual Presidente da Associação dos Veteranos de Suez - JOINVILLE - SC, encaminha ao site, notícias do navio - "ARY PARREIRAS".

Como todos sabemos o Ary Parreiras transportou o 10º Contingente e outros Contingentes para o Egito como parte da missão da UNEF, e portanto, sempre lembramos daquela inusitada viagem.

E agora ele procurando, na Internet, pelo Ary Parreiras, no dia de hoje, 26 de maio 2007 às 22,30 horas, encontrou essas notícias, que repasso.


RENATA BAPTISTA
da Agência Folha
14/05/2007 - 21h28

O Ary Parreiras estava encalhado, e finalmente foi desencalhado.

Após 33 dias preso em um banco de areia no rio Tapajós ( 1ª foto acima à esquerda ), em Santarém (1.431 km de Belém, PA), o navio de transporte de tropas da Marinha Ary Parreiras foi desencalhado nesta segunda-feira.

A tenente Carla Souza, do Quarto Distrito Naval, em Belém, disse que o navio, no entanto, ainda não seguiu viagem e está atracado no rio aguardando liberação da Marinha. Serão feitas vistorias para identificar possíveis vazamentos.

Cerca de 150 tripulantes permanecem a bordo do navio. A carga que teve que ser retirada para deixar a embarcação mais leve e facilitar o desencalhe está sendo recolocada.

O navio Ary Parreiras encalhou quando ia de Manaus a Belém transportando cargas. A viagem também era de instrução a cerca de cem alunos do Ciaba (Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar), órgão da Marinha. Alunos e instrutores foram liberados um dia após o encalhe e levados a Belém em outra embarcação.

A viagem era um retorno do ciclo de aprendizado e teve início no Rio de Janeiro. Serviços de dragagem de areia na área do encalhe foram necessários para facilitar a ação do rebocador que içou o navio, de 119 metros de comprimento.

O aumento do nível do rio Tapajós também contribuiu para o desencalhe da embarcação. No dia que o navio encalhou, o nível era de 6,85 metros. Hoje, estava a 7,52 metros.

O Ary Parreiras foi construído em 1955 por um estaleiro em Tóquio, no Japão. Foi lançado ao mar pela primeira vez em 1956.(Fonte: O Estado do Maranhão - São Luís,MA)


De: "Theodoro da Silva Junior" <theojr@terra.com.br>
Data: Sun, 27 May 2007 11:38:59 -0200
Assunto: NAVIO TR.TROPAS- ARY PARREIRAS


VOLTAR