Batalhão Suez

The Blue Beret - Os Boinas Azuis da ONU

Brazilian Website of Veterans In United Nations Peacekeeping 

Site Brasileiro dos Veteranos das Forças de Paz da ONU

Created by Brazilians Peacekeepings Veterans  "In dedication to the soldiers of the United Nations, who gave their lives on behalf of peace".


Bem vindo ao Site da Paz!

Air Force - FAB Associações As últimas Batalhão Suez Cadê Você?
Comemorações Contatos Eventos FEB / BPVMA Forças de Paz
Homenagens Póstumas Integrantes e Contingentes Livros e Publicações Livro de visitas Marinha do Brasil
Mensagens Minustah Missões de Paz Museus e ... Notícias
ONU Orações Oriente Médio Outras Missões Participar Site
Poesias e Canções Prêmio Nobel Quem Somos? Saudades Sites e Links
Um Passeio em Gaza UNAMET UNAVEM UNEF Viagens / Leaves / TUR

 

PROFESSOR RICARDO ARRAES LANÇA LIVRO SOBRE HISTÓRIA DO BTL.SUEZ

notícia postada no site http://ufpi.br/noticia.php?id=25397 em 20-01-2014


Professor da UFPI lança livro sobre primeira Força de Paz da ONU

Na última sexta-feira (17), foi realizado no Auditório do Centro de Ciências Humanas e Letras, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o lançamento do livro Batalhão Suez, do Prof. Dr. Ricardo Arraes. A obra, que é fruto de sua tese de doutorado defendida em 2009, na Universidade Federal Fluminense, conta a história da primeira Força de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU), enviada em 1956, à Faixa de Gaza.

O evento contou com a participação dos 20 militares veteranos piauienses que participaram da missão. Além destes, membros da comunidade acadêmica e alunos do curso de História prestigiaram a cerimônia.

Segundo o autor da obra, Ricardo Arraes, o interesse pela história da missão surgiu ainda na infância, devido a sua proximidade com um dos integrantes piauienses da Força, do qual era vizinho. Após um reencontro e já atuando na área da História, o professor decidiu retribuir o feito dos integrantes da missão, homenageando-os com um livro que traz memórias do Batalhão de Suez. A Força permaneceu 10 anos na Faixa de Gaza, cujo feito rendeu ao grupo o Prêmio Nobel da Paz de 1988. "O assunto é mais atual do que imaginamos, pois todos os dias notícias são divulgadas em relação aos no Oriente Médio, por isso a necessidade de se resgatar essa história", disse Arraes.

Professor Ricardo Arraes autografa livros em noite de lançamento

Durante a cerimônia de lançamento do livro, também foi apresentado um documentário produzido por Paulo Rogério, graduado em História pela UFPI. O curta-metragem é uma extensão do trabalho de pesquisa sobre o Batalhão de Suez e contém entrevistas com os veteranos piauienses. O documentário é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Paulo Rogério, que foi orientado pelo Prof. Dr. Ricardo Arraes.

Sobre o resultado de sua obra, Ricardo Arraes afirmou ter a sensação de que ainda fez pouco para reconhecer o trabalho realizado pelo grupo. "Eles não são reconhecidos pelo Exército, não têm valor reconhecido pela Academia, por isso, me senti na obrigação de fazer um livro sobre eles e trazer essa memória que é muito importante para a história do Brasil, sobretudo, para a diplomacia brasileira", enfatizou o docente.

Presente na cerimônia, o Pró-Reitor de Pesquisa da UFPI, Prof. Dr. Pedro Vilarinho, disse que o trabalho de Ricardo Arraes é de grande relevância para a Universidade e para a sociedade piauiense e brasileira como um todo. "Uma obra que fala sobre o Batalhão Suez, que era um grupo de militares que participaram de uma missão de Paz da ONUl, resgata a memória desses homens que fizeram um trabalho importantíssimo. Acho que é mais um trabalho que ajuda a gente a entender a sociedade piauiense e brasileira. Sem dúvida, é uma contribuição fundamental".

Veteramos que participaram da Força de Paz estiveram presentes do eventos

Notícia veiculada no site http://ufpi.br/noticia.php?id=25397 em 20-01-2014

reproduzida na íntegra


Voltar  l  Home  l   Quem Somos?   l   Contatos   l   As últimas

Copyright Rights Reserved. Batalhão Suez

O conteúdo deste site pode ser reproduzido desde que mencionado a fonte.