Prêmio Nobel - Informações da Medalha

The Nobel Peace Prize 1988.

 
Prezados companheiros veteranos:

        Nestes 35 anos que passaram desde a nossa volta uma das maiores alegrias que tivemos foi a outorga do Prêmio Nobel da Paz em 1988.
        Também uma das nossas grandes frustrações foi o fato de que não tínhamos uma representação palpável deste prêmio. O Diploma foi dado às Nações Unidas em nosso nome. Não poderia ser de outra forma pois as Forças de Paz até 10 de dezembro de 1988 se compunham de milhares de homens e seria muito custoso dar um certificado ou medalha para cada um.
        O evento da INTERNET foi maravilhoso para a humanidade pela chance de espalhar a cultura e disseminar as informações. Através dela, tomei conhecimento que há poucos anos atrás a Associação dos veteranos da Noruega conseguiu junto ao Comitê do prêmio NOBEL a autorização para a confecção de certificado e medalha comemorativa ao evento.
        Conseguiram também o reconhecimento destes fatos pelo Exército da Noruega tornando a medalha do Prêmio Nobel oficial dentro das condecorações daquele país.
Hoje, os militares noruegueses da ativa, que participaram de Forças de Paz usam, nas cerimônias oficiais, a medalha como a condecoração de mais alto valor.
        Não é necessário dizer que os veteranos Noruegueses usam sempre a mesma medalha em suas cerimônias. Foram seguidos pelos veteranos canadenses que encomendaram a mesma em grande quantidade. É necessário esclarecer que o Prêmio Nobel da Paz é , anualmente outorgado, pelo Comitê Alfred Nobel em Oslo capital da Noruega, sendo , portanto, mais fácil para os veteranos da Noruega conseguirem esta benesse para as Forças de Paz.
        Desde algum tempo atrás a compra do certificado e da medalha está acessível para todos os membros das Forças de Paz da ONU que participaram até 10 de dezembro de 1988 data da outorga do Prêmio.
Através da Internet, descobri a web page onde podemos encomendar o certificado e a medalha.

 

                         

 

        Encomendei a minha em 13 de agosto, passado, e recebia-a em 23 do mesmo mês. Portanto somente 10 dias para a entrega.Temos de preencher um formulário (aplication form) e anexar qualquer documento oficial que prove nosso serviço no exterior e mandar tudo por fax para uma firma na Dinamarca que tem o direito de confeccionar as medalhas e enviar a quem de direito.O pagamento é feito por cartão de crédito e os preços estão na web page. Acredito que o custo é um empecilho para muitos adquirirem esta representação do maior troféu de honra que conseguimos em nossa vida militar, mas, em compensação, muitos outros agora tem a chance de ostentar no peito esta medalha de tanto valor simbólico para nós.
        Eu, pelo menos, pretendo estrear a minha no Desfile de Sete de Setembro próximo em Porto Alegre. Viajarei para lá na véspera pois resido no Rio de Janeiro há muitos anos.Espero ter dado informações importantes para os companheiros veteranos e estou à disposição para qualquer outra informação que seja necessária. Naturalmente toda a correspondência é feita em inglês pois as línguas dinamarquesa e norueguesa são impossíveis para nós...
        Consegui saber deles que dois militares brasileiros já haviam encomendado a medalha antes de mim. Devo ter sido o número três.O Brasil teve ao redor de 6500 homens participando dos Batalhões SUEZ como sabem os companheiros.
        A web page é : www.skanhandel.dk/UK/FP-1988-UK.htm  (vide o links para acesso abaixo)
 
 
  
"Fernando Vargas" 

 
Fernando Vargas Neto
3º Pelotão da 7ª Companhia de Fuzileiros 
do 20º Contingente do Btl SUEZ.

VOLTAR