Solenidade - Associação Integrantes do Batalhão Suez - RJ

Enviado por Theodoro

10-04-2016

 

Na manhã do dia 9 de abril 2016 no Rio de janeiro,  O Quartel do 2º Btl Inf MtzEs, o nosso querido 2 de Ouro – antigamente  conhecido como  2º RI,  Deodoro, foi palco de mais um magnífico evento  que por certo ficará marcado para sempre no coração dos  veteranos do Btl Suez.  A programação previa Solenidades, em comemoração aos 50 anos do 15º e do 16º Contingentes do Batalhão Suez, bem como  os 60 anos de criação da UNEF. Convidados autoridades e Veteranos do Btl.Suez , por volta das nove horas, já lotavam o salão de recepção daquela Unidade Militar.  Na recepção dos convidados um coquetel foi servido a os presentes.

O Senhor Ten Cel Gasse, Comandante do 2 de Ouro deu inicio  as solenidades, anunciando os motivos  do encontro. Algumas das ilustres  pessoas ali presentes. fizeram uso da palavra, ficando como destaque  as palavras das seguintes personalidades: Exmo  Gen Bda SMICELATO .Cmdt da 9ª Bda Inf, - Exmo. General de Exército LESSA que foi Tenente  na Missão Btl.Suez, e comandou o Pelotão de Sapadores. Sua Excelência  comoveu a todos narrando aspectos da luta e das dificuldades encontras pelos soldados da equipe de Sapadores do 3º Contingente. Eles  cumpriram a dura missão de encontrar  campos minados e desarmar minas espalhadas por quase região de atuação dos militares  brasileiros. Os sapadores com sacrifício foram mos maiores responsáveis pela segurança e tranquilidade da tropa. Também  usou da palavra o Exmo General de Divisão Paulo Roberto Yog Uchôa que além de ter sido o Comandante do Pelotão Rio Grande do Sul, foi o primeiro brasileiro a comandar o Fort Robinson que  ficava no coração do Sinai na conhecida Fronteira Internacional. Antes aquele Fort  Robinson era comandado somente por canadenses. O Gen Uchôa lembrou as canções militares que compôs em pleno deserto e que estão divulgada no Site Btl.Suez, ele é considerado o homem criador de várias e importantes canções militares algumas de suas canções  são conhecidas por todos e estão postadas em nosso Site. Nosso General também, durante sua brilhante carreira militar, lançou alguns  famosos gritos de Guerra, como PÁTRIA! BRASIL! e outros, porém destacou e paraninfou, na Cerimônia, o novo grito de guerra AREIA, que passa a identificar todos aqueles que serviram na missão UNEF do Btl.Suez.  Foi bonito ver a vibração dos nossos veteranos de Suez que aderiram ao mais novo grito de Guerra...”AREIA” Esse grito já vinha sendo cogitado e timidamente se fazendo ouvir  pelos veteranos gaúchos e que agora está nacionalizado graças ao incentivo do Gen Uchôa. O mérito e os direitos  de autoria do grito Areia é do Wilton Melo Garcia – 20º Contingente.  Na Cerimônia também discursou o Veterano DEREC conhecido por muitos  pela sua inteligência, simpatia em pessoa e liderança. Na missão foi o soldado que melhor falava Inglês e prestou relevantes serviços ao Btl.Suez na Faixa de Gaza. Queremos destacar a presença na solenidade, do Senhor Coronel  Jobst- Que foi Tenente no 18º Contingente o qual destacou-se como grande atleta brasileiro nas competições esportivas da UNEF.

 Em seguida teve início a Parada Militar alusiva as comemorações da data, o destaque ficou por conta dos nossos Excelentíssimos Generais Lessa e Uchôa que marcharam na frente puxando o desfile, Foi vibrante e  emocionante a vibração   que contagiou a todos os participantes do desfile e também plateia que assistiam.

Aquele cadeirante que também participou do desfile, é o José de Sá Medina do 6º Contingente, ele é um dos grandes bem feitores das histórias do Btl.Suez, Grande empresário, artesão e desenhista colaborador emérito, merece nosso apreço e respeito.

Também não podemos deixar de registrar o já tradicional Almoço de Confraternização especialmente elaborado pelos soldados e superiores do próprio quartel.

Na oportunidade  reiteramos nossos agradecimentos a todos os  Oficiais Superiores e demais autoridades, convidados que lá compareceram. Agradecimento especial ao Senhor Ten Cel  Gasse, Comandante da Unidade que prestou o apoio necessário que a Diretoria da AIBS-RJ (Assoc Integr, Btl.Suez - RJ) pudesse articular e realizar o magnífico evento.

                     AREIA...

 Um fraterno abraço a todos - Theodoro da Silva Junior

Na foto:  da Esq para Dir.  Cel Jobst, Gen Uchoa, Fernado Vargas, Cupertino e Braga- Presidente da Assoc. do Rio de Janeiro.

 

 

Voltar ao início