05 DE JUNHO 2007- 40 ANOS DE UM FATO HISTÓRICO


WILTON MELO GARCIA (*)

OBRIGADO !

NÃO HÁ PALAVRAS QUE POSSAM TRADUZIR O QUE SENTIRAM, ALGUNS SOLDADOS QUE ESTAVAM COMIGO NA GUERRA DOS SEIS DIAS, NA FAIXA DE GAZA EM 1967.

EM MEIO A UM SOL ESTONTEANTE, JÁ PERTO DAS DOZE HORAS DO DIA CINCO DE JUNHO, APENAS OS SEMBLANTES PERDIDOS DAQUELES ROSTOS DOS COMBATENTES, SIM EU DISSE DAQUELES COMBATENTES, QUASE MENINOS.

ERAM ROSTOS TOMADOS POR SEMBLANTES DE PURA TRISTEZA.

APRENDÊRAMOS EM POUCO TEMPO A AMAR AQUELE QUARTEL, AGORA AOS PEDAÇOS.

PARA CADA SOLDADO, AQUELE QUARTEL ERA SUA PRÓPRIA CASA E AQUELES SOLDADOS, ALI DEITADOS NAS TRINCHEIRAS, ERAM MEMBROS DA NOSSA FAMÍLIA.

ERA MUITO DURO ENTENDER: COMO ALGUÉM, QUE NEM CONHECEMOS, CHEGA DE IMPREVISTO, INVADE NOSSA CASA E ARMADOS DE FUZÍS, ATIRAM EM NOSSOS FAMILIARES.

MEU DEUS POR QUE TUDO ISSO?

ONDE FICOU MINHA CASA, ONDE FICARAM MEUS IRMÃOS ?

TUDO SE DESMANCHOU NO TEMPO. QUE DOR É ESSA QUE ME ESTRAÇALHA O PEITO E FAZ SOFRER MEU CORAÇÃO, JÁ TÃO VULNERÁVEL.

MAS QUE COVARDIA DESSES HOMENS, QUE SE DEBRUÇAM SOBRE AS LEIS. APENAS OLHAM PARA ESSAS LEIS , MAS NÃO AS LÊEM, PORQUE NÃO QUEREM. E NÃO AS ENTENDEM PORQUE NÃO QUEREM ENTENDER.FAZEM ISSO SEM SE PREOCUPAR COM O SENSO DA JUSTIÇA, PORQUE NÃO LHES IMPORTA.

SABEM LÁ ESSES MOÇOS O QUE É UMA GUERRA, ESTAR NO MEIO DELA, SEM ELA SER SUA.

SABEM LÁ ESSES MOÇOS DO QUE É VER UM COMPANHEIRO MORRENDO, DE VER MULHERES CARREGANDO FILHOS ENSANGÜENTADOS, VER VELHOS SENDO EMPURRADOS PARA O FUNDO DE UMA VALA, TAL QUAL OBJETO DESCARTÁVEL, VER UMA MENINA DE TÃO SOMENTE CINCO ANOS PARTIDA AO MEIO E SE ESTREMECENDO NOS SEUS ÚLTIMOS MOMENTOS DE VIDA.

O OLHAR DAQUELA MENINA ERA A EXPRESSÃO DA DOR, DA ANGÚSTIA E DO MEDO. AQUELE OLHAR DEVE TER DURADO FRAÇÕES DE SEGUNDOS, MAS FICOU ETERNIZADO NA MENTE DOS SOLDADOS QUE CHORARAM VENDO AQUELE QUADRO CHOCANTE.

O QUE SABEM ESSES MOÇOS QUE SE DEBRUÇAM SOBRE OS LIVROS DA LEI QUANDO DIZEM: FOI UM SACRIFÍCIO IMPRESSIONANTE !

APENAS DEIXAM DE COMPLETAR... MAS INÚTIL.

O MEU PROFUNDO SILÊNCIO E O MEU EXTREMADO RESPEITO PELO SOFRIMENTO DE TODOS OS MEUS COMPANHEIROS DO MEU QUERIDO 20º CONTINGENTE.

UM BEIJO A TODOS!

WILTON MELO GARCIA


VOLTAR