DESPEDIDA DO TC.EDIVALDO

 

Por Dacilio de Abreu Magalhães


Caro amigos e colegas de luta

PALAVRAS DE DESPEDIDA DO TC EDIVALDO 

Exmo Sr Gen Costa Lemos, Cmt 2ª Divisão de Exército, demais Srs oficiais generais presentes, ilustres autoridades já nomeadas pelo cerimonial, senhoras, senhores, meus familiares, 
4º Batalhão de Infantaria Leve Aeromóvel, Bom dia! 

Aproxima-se o momento do Regimento Raposo Tavares ter um novo comandante.
Inicia-se hoje um período de renovação de energias, idéias, métodos e conhecimentos, atividade esta muito comum e muito salutar em nossa Instituição.
Após quase dois anos de comando, sendo o primeiro ano à frente do 4º Batalhão de Infantaria Blindado e o segundo à frente do 4º Batalhão de Infantaria Leve, afasto-me hoje, muito gratificado e muito feliz por ter tido o privilégio de viver intensamente a nobre missão de comandar unidades renomadas do Exército Brasileiro.
Neste período, dediquei-me inteiramente ao regimento e aos meus soldados. Foram dias de trabalho intenso, muitos desafios vencidos, muitos objetivos alcançados... 
Esforcei-me para transmitir aos meus comandados os conhecimentos e os valores adquiridos e cultuados ao longo de muitos anos de serviço. 
Após esses quase dois anos de comando, é chegada, também, a hora de agradecer e dividir o sucesso alcançado com todos aqueles que o tornaram possível: ao Gen Albuquerque, Cmt Ex, pela confiança de ter me distinguido com o comando dessas Unidades. 
Aos comandantes militares de área, nas pessoas dos generais Cordeiro e Carvalho, aos generais Fernandes, Covas, Costa Lemos, Vaz da Silva e Burgos, pela confiança, amizade, apoio irrestrito, orientações e ensinamentos. 
Ao general Vilela, pela amizade paterna, pela confiança depositada em meu trabalho, quando oficial de seu estado-maior, pelas constantes orientações, e pelo seu empenho para que eu viesse a comandar esta unidade da Força de Ação Rápida Estratégica. 
Ao Gen Bringel, meu atual Cmt, pela amizade, confiança, apoio, consideração, e pela minha escolha para compor o 4º contingente da MINUSTAH. 
A todos os senhores, o meu muito obrigado, a minha eterna gratidão... 
Aos amigos Cmt de Organizações Militares do Exército, Marinha, Aeronáutica e Polícia Militar, o meu muito obrigado, pelos freqüentes apoios ao batalhão e pela convivência fraterna durante estes dois anos.
A todos os integrantes dos Cmdos enquadrantes, CMSE, 2ª DE, 2ª RM, 12ª Bda Aeromóvel, 11ª Bda Inf L e Av Ex pelo relacionamento cordial e prestimoso, pelo apoio eficiente e oportuno às atividades diárias do nosso Regimento. 
À comunidade de Osasco, pelo carinho dispensado ao regimento, não só durante o meu comando mas desde 1923 quando o 4º RI aqui chegou.
Aos órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, ao Diário da Região e às instituições públicas e privadas pelas parcerias realizadas e pelas demonstrações de consideração e apreço. 
Aos integrantes das Associações dos Ex-combatentes da FEB, do Batalhão SUEZ, dos Ex-combatentes da Revolução de 32, às comunidades religiosas da Maria Imaculada, do Bom Jesus, da Santíssima Trindade, o meu muito obrigado pelas demonstrações de carinho e amizade.
Ao meu Bom Deus, pelas bênçãos e graças recebidas, pela proteção a mim, aos meus familiares e aos meus soldados. Por ter me concedido saúde, serenidade e força para vencer os inúmeros desafios surgidos.
À minha esposa Diva Maria e aos meus filhos, pela paciência, estímulo e compreensão. Valeu ! Amo vocês !
Aos meus queridos pais e irmãos pelas orações realizadas, pelos reiterados conselhos e incentivos, a minha eterna gratidão e respeito. 
Aos meus oficiais, St/Sgt, Cb e soldados, pelo trabalho realizado nesses dois anos. Valeu a pena! Missão cumprida com louvor! Sinto-me recompensado pelas demonstrações de amizade, lealdade e profissionalismo. Sinto-me orgulhoso de ter tido a oportunidade de comandá-los. Muito obrigado! Continuem assim e que Deus os proteja.
Aos meus oficiais e praças, boinas azuis, que embarcam comigo para o Haiti. Após muitos meses de preparação, temos a certeza que estamos preparados para representar muito bem o nosso país e o nosso Exército. Espero que possamos ajudar o povo haitiano a reencontrar a esperança, em dias melhores, com tranqüilidade e progresso. 
Ao meu substituto, Maj Adilson, parabenizo-lhe, mais uma vez, pela distinção de comandar esta grande unidade da FAR. Desejo-lhe muitas felicidades, extensivas à sua família. Desejo-lhe, também, saúde, serenidade e sabedoria no comando. Muito já foi feito. Muito há por fazer. 
Não tenho dúvidas, que com o seu preparo profissional, o 4º BIL continuará a sua trajetória de sucesso.
Que Deus os proteja ! 




Cordiais saudações

Gostaria que esse discurso fosse colocado no Site do Batalhão Suez, considerando que esse militar foi uma pessoa que sabendo que ia para o Haiti, sempre se preocupou com o Batalhão Suez e não foram poucas as vezes que ele insinuou a minha participação como Presidente da Associação de São Paulo; é um ser humano maravilhoso, um gentleman, um anfitrião como poucos e um amigo dedicado que perde mais de uma hora no telefone comigo falando das coisas que nós gostamos de ouvir e de falar. Falta-nos pessoas como o Tenente Coronel Edivaldo e como somos carente desse tipo de pessoas, nada mais justo do que preserva-lo, homenageá-lo e recompensar de algum modo essa atenção.

Un grande abraço
Magalhães

Remetente: Dacilio Magalhaes <dacilio@yahoo.com.br> 
Data: Mon, 14 Nov 2005 00:07:31 GMT 


VOLTAR