EGITO - CURIOSIDADES




O pitoresco lado do Cairo-Egito (1):


O TRÂNSITO:

1) Na Cidade do Cairo, uma das cinco maiores do mundo, não existem faróis (semáforos).  Os raríssimos que existem, vivem quebrados (por isso estão sempre verdes!).  

As vias de trânsito são uma verdadeira piada, onde buzina-se muito e xinga-se à céu aberto o tempo todo.  Para conseguir passagem nos cruzamentos....tem que ir entrando!  Um caos...

2) Os táxis, são geralmente carros russos, muito velhos e batidos em todos os lados.  Tem as cores preto e branco.  Lotam o centro.  Parece que na cidade só existe táxis. 

A sensação que se tem, é que também não são lavados internamente, desde que saíram da fábrica.  Quando você contempla a cidade de dentro do táxi, parece que está assistindo a um filme de Indiana Jones através dos vidros.  

Existe poesia no ar... um sabor de aventura, que você vive 'ao vivo', quando desce do táxi e percebe: é real.  Isso tudo realmente existe.

 

3) Os taxímetros não funcionam.  Para se ir a algum ponto da Cidade do Cairo, você chama um táxi e "antes de entrar no carro" combina o preço para onde vai.  Tem que ter "barganha".  Acostume-se sempre a baixar pelo menos 30% o valor que o motorista pede.  Todos eles, querem ser seu guia e solicitam que você os contrate por dia.  Prometem mostrar o país inteiro.  Até distâncias que levam horas de avião. A história do dia-a-dia do Egito, você vivencia dentro dos táxis.  Eles tem contato com todo mundo e uma filosofia toda própria.

4) Os guardas se vestem de branco e guiam o trânsito com um pequeno bastão nas mãos.  Gritam e xingam os motoristas.  É normalíssimo.  Por incrível que pareça, também tem muito motorista de táxi que "passa por cima" dos guardas de trânsito, sem se importar com multas. 

5) As ruas são longas, com grandes "minhocões" e entroncamentos daquele tipo "redondinho", onde quem entra no rodamoinho, tem que ter sangue-frio, principalmente nas horas do rush.  

Vale gritar, buzinar de forma neurótica e xingar todo mundo... em árabe, claro!

6) Os ônibus, são em sua maioria lotações.  Entram quantos derem.  Todos muito antigos, carcomidos e... batidos em todos os lados. As portas e os vidros caindo e podrinhos...

7) O calor é intenso durante o dia.  Sol quente e seco.  Você não sua de molhar a camisa, apenas transpira.  É escaldante e não andar com uma proteção sobre a cabeça, pode lhe causar uma desidratação brava.  Dentro dos carros, ... sauna total.

8) Carroças puxadas por burricos e charretes são comuns no meio do trânsito caótico.  Normalmente carregam hortifrutigranjeiros.  Seus condutores são camponeses, vestidos de galabias escuras com turbantes brancos na cabeça.  Aparentemente são todos "surdos", pois nem piscam no meio da gritaria.

9) Nos bairros mais periféricos, camelos carregam hortaliças e brecam os ônibus de turismo que circulam levando turistas.  Tudo muito engraçado.  Não dá para levar a sério... você ficaria louco bem rápido.

Continua - Parte 2

Jorge Sabongi - Junho/2001

Theodoro da Silva Junior <theojr@terra.com.br> 
Data: 14/03/2006 (20:24:16) 
Assunto: EGITO - CURIOSIDADES 


VOLTAR