EGITO - QUEM CONSTRUIU AS PIRÂMIDES


QUEM CONSTRUIU AS PIRÂMIDES ? 

                                Escrito por Renato Maschetto

Uma das perguntas que eu mais recebo por e-mail é essa (ao lado da famosa "E aí, tá tomando mais hibisco?"...humpf...). E as teorias são as mais variadas e bizarras possíveis: foram deuses que as construíram; foram os extraterrestres; foi o povo da Atlântida...

Ainda me lembro de um gibi do Tio Patinhas que li há uns XX anos atrás, e tinha uma estória sobre a construção das pirâmides, e lá atribuía-se os méritos a uma poção que os egípcios tomavam que lhes conferiam poderes telecinéticos, ou seja, moviam os blocos com a força do pensamento. Aliás, era uma estória produzida na Itália, e me recordo que as italianas eram as melhores estórias de aventura, ao lado das mais bem humoradas serem as brasileiras (era fácil perceber a diferença através do traço do desenho)...mas, enfim, estamos falando de uma história em quadrinhos, certo ?

Coincidentemente (ou não?), na semana passada saiu uma matéria no "The Egyptian Gazette", o jornal que leio aqui, sobre a construção das pirâmides ! A matéria foi escrita pelo arqueólogo e egiptologista Dr. Zahi Hawass, Secretário Geral do Conselho Supremo de Antiguidades e Diretor de Escavações das Pirâmides de Giza. Ahn, será que ele conhece "um pouquinho" do assunto ???

 

 Traduzi o texto e o coloco aqui, a fim de mostrar o ponto de vista "menos sensacionalista" dos estudiosos:

"The Egyptian Gazette

Segredos da Areia:

Quem construiu as pirâmides ?

Por Zahi Hawass 

Muitas pessoas ao redor do mundo acreditam que a Grande Pirâmide de Quéops foi construída pelos homens da mítica Atlântida. Outros têm diferentes teorias, envolvendo alienígenas do espaço, por exemplo. Nenhuma dessas explicações tem base científica. Portanto, quando enviamos um robô dentro de uma das passagens da Grande Pirâmide, eu gostaria que todos soubessem que não estamos escondendo nada. Eu estive escavando em Giza com meu amigo Mark Lehner nos últimos 20 anos, e nós não encontramos nenhuma evidência que prove qualquer uma dessas teorias. 

Por outro lado, descobrimos túmulos de nobres, oficiais, e sacerdotes que serviram os reis egípcios no Reito Antigo. E descobrimos os túmulos e casas dos homens e mulheres que construíram as pirâmides para esses reis. Esses túmulos e casas provam que as pirâmides foram construídas por egípcios, não por pessoas de uma civilização perdida. Nos túmulos, encontramos nomes e títulos de muitos construtores de pirâmides. Os nomes são egípcios, e têm títulos como "verificador do lado da pirâmide", e "verificador dos trabalhadores que carregam as pedras". Ao redor, há alojamentos de trabalhadores, refeitórios, e um enorme prédio administrativo. Cerca de 55 trabalhadores dormiam em cada alojamento, e 11 vacas e 33 cabras, suficientes para alimentarem 10.000 trabalhadores, eram preparadas diariamente

Havia um núcleo permanente de artesãos e supervisores em Giza. Mas as pirâmides foram construídas com o apoio de utensílios de todo o país. As famílias enviavam seus jovens para auxiliarem nas construções, e em troca recebiam abonos em taxas e impostos. Acredita-se que os trabalhadores temporários eram trocados a cada 3 meses.

Trabalhavam do alvorecer ao pôr-do-sol, por 10 dias seguidos com 1 de descanso, mais os feriados. Obviamente, trabalhavam pesado, e seus ossos evidenciam o desgaste físico. Mas eram bem tratados, com serviço médico disponível. Um homem vivia por até 14 anos após ter sua perna amputada. 

As pirâmides foram construídas por egípcios. Esses homens e mulheres devem ter se orgulhado de terem feito parte de um projeto nacional, construindo monumentos eternos para seus Reis-Deuses." 

Aí está o relato dos profissionais. Mas nada impede os místicos e os demais curiosos de continuarem imaginando seus ETs, suas civilizações perdidas, não é mesmo ?

E aí vão mais 2 fotos que consegui do interior da Grande Pirâmide de Quéops. A 1a é do grande corredor que leva à câmara mortuária; a 2a é a câmara propriamente dita, com a caixa onde era colocado o sarcófago:

 

 

E o Ramadan continua. O trânsito é infernal até umas 17h. Depois disso, acho que a terra abre e engole os carros. O iftar (quebra do jejum) começa lá pelas 17:45h, e aí, lá pelas 19h, a terra regurgita os veículos e a zona continua... 

Ponto interessante: todos os restaurantes colocam mesas e cadeiras nas ruas e servem o iftar aos pobres e pedintes que estiverem por lá, gratuitamente, todo dia. E, na frente da maioria das lojas e estabelecimentos, amigos e parentes se reúnem para comerem juntos e, como não há cadeiras para todos, sentam no chão e fazem sua refeição, tranquilamente. É uma cena diferente e marcante, com certeza. 

Salam !

Renato

P.S.: Diário Compostelar atualizado (www.maschetto.nafoto.net)

Escrito por Renato Maschetto 

De: SILVIO RIBEIRO <ribeiro.suez@hotmail.com> 
Data: Thu, 23 Apr 2009 13:00:06 -0300 
Assunto: FW: EGITO - QUEM CONSTRUIU AS PIRÂMIDES ?


VOLTAR