HOMENAGENS PÓSTUMAS

10° Contingente - Sd.Alceu Batista


ALCEU BATISTA - IN MEMORIAN (Autor desconhecido) Amigo ALCEU, busquei inicialmente uma palavra que antecedesse seu nome, e a melhor idéia que surgiu-me à mente foi a de AMIGO, título abraçado pelo próprio Cristo com o calor de seu amor por todos nós.

Tantas vezes nos perdemos no torvelinho das lutas humanas e esquecemos de contemplar a presença de Deus em nossas vidas. Você sempre o fez com maestria, admirando a mais simples lembrança de Suez, como se fosse o colorido de uma flor, o sorriso maroto de uma criança, a esperança nos olhos de quem sofre, o brilho na face de quem sentia de perto o perfume da amizade...

Acostumei-me, Alceu, a estar com você quase todos os dias através o Site Btl.Suez.. Se não podia estar fisicamente, pelas contingências da vida, estava todos os dias virtualmente quando, logo ao anoitecer , lia uma mensagem que você publicava no site, afora os vários contatos por telefone, de preferências nos finais de Semana. Hábito que iniciei há dez anos. Noutras vezes conversei com você e pude sentir a sua meiga presença nas noites de sábado, nos bate-papos do Site. E nestas leituras diárias aprendi muito com seu exemplo de humanidade e maturidade de quem sempre trazia na alma uma luz de alegrias e das nostalgias da nossa missão na UNEF. Experiência sábia do espírito de companheirismo, quantas vezes ri com você, noutras as lágrimas lavaram meus olhos na emoção de sua simplicidade cristã e seu verdadeiro amor pelas lembranças nostálgicas do Btl.Suez....Nosso devaneio.

E Jesus Cristo é testemunha de que o carinho dos Boinas Azuis sempre foi direcionado a você, para a gratidão e admiração pelo espírito heróico e patriótico que você soube tão bem criar e conduzir nas magias de Suez e do Site. Cultuamos à sua generosa personalidade, que tanto contribuiu para o encontro entre companheiros de Suez que se embriagavam pelo seu dedicado trabalho, de fidelidade aos postulados da Confraria Boina Azul, que foi seu incansável incentivo e apoio a todos os companheiros de Missão. Até os que o procuraram com suas idéias, dúvidas e anseios, e você sempre soube chamá-los à razão, como se fosse nosso irmão mais velho e atenciosos compreensivo das nossas fraquezas e até das nossas vaidades. Aprendemos muito com você a abraçar a alma Boina Azul, absorvendo-lhe as palavras e atitudes, estudando sua obra no Site como homem e como companheiro cavalheiro, divulgando nossa memória de Soldados da Paz. Nela falando, dela escrevendo, multiplicando as mentes, os cérebros e corações amparados por sua luz, jamais deixando de enaltecer alguma passagem da Missão no Oriente Médio a vida ou frases dos amigos, palavras faladas e escritas.

Quando ouvimos a notícia de seu retorno à Espiritualidade pensamos que fosse brincadeira, algum alarme falso como tantos outros que nos habituamos a ouvir. Quantas vezes lhe desencarnaram, amigo, e você continuou firme conosco, fazendo preces e vibrações por quantos que pensaram que compareceriam ao seu velório...

Mas um dia a notícia veio acontecer e infelizmente, teria que ser verdadeira. E como sempre, você nos surpreendeu!

Escolheu um dia cinco estrelas para sair da cena material do mundo. Esperou um dia em que nossos corações já haviam sido testados, o batimento cardíaco já tinha sido ajustado, o sorriso se desenferrujara, o canal das lágrimas fora lubrificado... Você um trabalhador cinco estrelas escolhendo um dia cinco estrelas para receber o diploma terreno de cumprimento do dever. Em meio à expectativa de sua recuperação que todos seus amigos almejavam, você iniciou uma festa espiritual, e acredito que mesmo nesta saída estratégica você não tenha noção do significado de tristezas desse dia para os nossos corações. Em sua sincera humildade você não imaginava o tamanho da estima que sempre sentimos por você. Você escolheu um dia cinco estrelas, mas você, Alceu, não é um homem cinco estrelas, pois é um número muito pequeno para homenagear a grandeza de um trabalhador, verdadeiro operário do Cristo. Você é um homem mil estrelas, pois os que se devotam com vigor e sacrifício à causa do Divino Mestre alcançam toda a abóbada celestial, onde constelações inteiras de mensageiros abraçam os servidores que retornam.

Querido amigo, dedico a você nossa gratidão nestas palavras, pois com certeza muitos da Confraria Btl.Suez assim desejariam fazer, seus amigos sempre estarão louvando e agradecendo pelo legado histórico da Missão de Paz que você nos contemplou, cuja história também fez parte da sua vida. Aqui ficamos relembrando passagens belíssimas daquela jornada, fatos diversos que você registrou, com tanta competência, narrados nas várias Opções do Site que você criou. Sua vida, sua dedicação e luta objetivando o resgate histórico do Btl.Suez ficarão marcados para sempre em nossos pensamentos. Baseados em seus ensinamentos estamos tentando fazer nossa parte, já que a sua, você realizou com primor e esplêndida competência.

Pronto! Já estou eu caindo na trilha dos elogios... Prometi que não faria isso, mas é inevitável, amigo Alceu.

Bem, amigo, você prossegue sua jornada, é verdade. Como é verdade que, coroando uma vida de esforço, denodo e dedicação, você foi recebido pelo Divino Mestre, agradecendo-lhe o trabalho bem feito e a recomendação constante a todos para que jamais se esqueçam d'Ele, Nosso Grande e Celeste Amigo. Afinal, a vida não pára, é eterna e todos estamos destinados ao bem e ao amor que emanam de Deus.

Deus o ilumine na nova etapa de sua jornada, Jesus Cristo o inspire nas novas incumbências, que serão muitas devido sua capacidade e o momento que vivemos de renovação do planeta. E por aqui, mesmo que você não queira ser tão lembrado, o será sempre.

Ah!, um pedido, amigo. Já que você está colhendo a luminosa e gigantesca lavoura que plantou, mande para nós inspirações para que consigamos ao menos não comprometer nossa singela horta, mas que é semeada e regada com amor, com o amor que você nos legou e ajudou a cultivar na terra ainda árida de nossos corações.

Vá, amigo, siga seu caminho, permita-me acrescentar outro título, além de amigo; chamá-lo-ei de Apóstolo da Paz, pois os que abraçam o espírito de amor ao próximo e de companheirismo como você o fez com tamanho fervor e cumprem o dever Cristão trazem na alma a compreensão da grandeza da obra divina. Encerrando, quero dedicar uma frase que por suas mãos veio a lume, pedindo licença ao Mestre Divino para, modificando-a ligeiramente, para frasea-la em sua homenagem:

"- Ave, Alceu! Os que lhe guardarão para sempre no coração lhe glorificam e saúdam!" (Autor desconhecido)

 

*******************************************************************************************

Alceu

Caros  amigos   do  Site
Boinas Azuis Veteranos do Batalhão  Suez.

Desejamos, nesta oportunidade, externar  nossa  despedida  terrena, prestar
nossa  singela  e  sincera Homenagem Póstuma,  ao  nosso   grande e saudoso
amigo  ALCEU  BATISTA. A quem dedicamos nosso profundo pesar e tristeza.Infelizmente,  como é  sabido por todos, ele  faleceu no último dia 28 de
setembro 2009, deixando  um vazio  enorme e muitas  saudades.Ele que foi o baluarte desbravador, mentor intelectual, criador do Site Btl.
Suez, que  alcançou inusitado sucesso apreciado por todos  os Boinas Azuis e
também  por muitos internautas e pesquisadores.O Alceu, amigo de todos, com a  simplicidade que lhe era peculiar,
transformou as saudades de Suez em nosso devaneio, dedicou seus últimos anos
de vida ao trabalho de inserir no site, que ele mesmo criou, toda nossa
história e memória do Btl.Suez com impecável maestria e denodo. Com seu
magnífico trabalho,  benevolência e dedicação resgatou, perante a
humanidade, nossa história de  Soldados da Paz  da Primeira Força de Paz da
ONU.

No Site o Alceu plantou a semente da amizade  da união e o elo de
companheirismo que faltava entre  todos nós,  veteranos "Faraós" de Suez e
familiares, Brasil afora.De Norte a Sul do Brasil, todos reconhecem a relevância e grandiosidade do
trabalho e divulgação da memória Boina Azul que ele criou.Alceu Batista será para sempre lembrado  em nossa história de Suez e toda
Confraria. A partir de agora ele representa a Luz e a inspiração que faltava
em nossos caminhos de Soldados da Paz. Essa Luz chamada Alceu Batista
doravante estará orientando e direcionando nossos trabalhos, iluminando
assim novos  rumos do Site.Nos seus últimos  dias de vida, manifestou o desejo e a vontade de  que o
Site tivesse continuidade, recomendando ainda em vida, para sua esposa,
filhos e irmão  que o escolhido para tocar o site, bem como dar continuidade
aos trabalhos de inserções e manutenção, seria o "mosqueteiro" FERNANDO
VARGAS NETO, que, aliás, sempre foi o mantenedor junto ao provedor Web.



Nosso  grande  amigo e também entusiasta das Coisas de Suez, Fernando Vargas
Neto, nos dias seguintes após o sepultamento do nosso GURU Alceu, não se
esquivou da luta, e envidando esforços e procurando aprimorar conhecimentos
recebeu das  mãos dos  familiares algumas dicas, chaves e senhas do Site,
cumprindo assim a grande e última vontade do falecido. Após o período de
adaptação e  estudos o
Fernando Vargas conseguiu absorver e alinhar os conhecimentos técnicos
necessários, e  já  deu o reinicio, tão esperado, dos trabalhos de
manutenção e inserções no Site Btl.Suez.Sabemos que não será possível substituir o Alceu a  altura,, mas   com a
dedicação e empenho do Vargas e contando com a compreensão, apoio e
solidariedade de todos da Confraria Suez, essa expectativa de continuidade
do Site será uma realidade. A primeira matéria já está publicada na Opção AS
ÚLTIMAS - veja nº 129.
O próximo esforço e meta será colocar em dia algumas  correspondências
pendentes, assim e aos poucos vamos reconquistando os objetivos criados pelo
Alceu que agora  descansa em Paz.

 

Minha saudação e  abraço a  todos.   Theodoro

 

 


NOSSAS CONDOLÊNCIAS

VOLTAR