Mapas da Faixa de Gaza


Repare no Mapa anexo, a localidade RAFAH, a esquerda do Mapa, próximo onde está escrito a palavra Egito. Logo abaixo de RAFAH você poderá identificar a LINHA DE ARMISTÍCIO está escrito em Inglês... "1950 ARMISTICE LINE"

O companheiro SD.ARNO SCHEMPP, quando faleceu, prestava serviço num Pelotão que ficava nessa Linha de Armistício, mais ou menos onde está escrito "LINE". a esquerda do Mapa.

Nos dias atuais sabemos que LINHA DE ARMISTÍCIO ainda é representada no Mapa é mantida demarcada no terreno. Por ali, por toda ARMISTICE LINE, era onde, nos tempos da Missão do Btl.Suez, prestávamos serviços Militar voltados a Manter a Paz na Região. Patrulhas a pé e motorizadas, bem como Postos de Observação Fixos por toda extensão da Linha de Armistício.

Naquele local representado no Mapa, era início do deserto de Sinai, e aquele deserto que conhecemos no período da Missão, nos dias de hoje virou perímetro urbano da cidade de RAFAH, e está repleto de casas residenciais, comércio e pequenos lotes
para atividades agrícolas, etc.

De certa forma, houve um enorme progresso populacional e urbano naquela região, em relação ao que existia na década de 1960, frutos do objeto de conquista Militar, ou possessão do povo de ISRAEL que conquistou toda Faixa de Gaza na vitória da Guerra dos Seis Dias(1967).

Posteriormente Israel devolveu aquele pedaço de terras áridas aos palestinos, mas a confusão política e conflitos de ordem militar ainda continua.

de Theodoro da Silva Junior <theojr@terra.com.br>
data 22/07/2008 00:31
assunto COMPARE AS LOCALIDADES NO MAPA ATUALIZADO DE GAZA

 
 
NOVO MAPA AÉREO DA FAIXA DE GAZA

 

De: "Theodoro da Silva Junior" <theojr@terra.com.br>
Data: Thu, 23 Aug 2007 15:46:46 -0200
Assunto:


 

Placa contendo o mapa da Faixa de Gaza ( no interior do Museu )

 

MUSEU SOLDADO DA PAZ

        Foi montado, em caráter permanente, pelo entusiasta  Boina Azul: ISIDORO BAÇON  do 4º Contingente;  atual Presidente da Associação do Paraná. 
        Esse Museu em formação, está montado numa sala especial, em local apropriado e cedido pelo Comando do 20º BIB.,( antigo 20º RI.),  que fica no bairro Bacacheri, em Curitiba, não muito distante da Praça das Nações, local dos eventos e   comemorações do dia da ONU, em todos os anos, no dia 24 de outubro.

        - Compareçam !

        - Visitem o nosso Museu !

 


 

 

 

Cedido por Stans Zouain Filho - 18º Contingente do Btl. Suez.

Informo a quem possa interessar, que este mapa não está em escala, sendo apenas ilustrativo para que os visitantes se situem nos diversos locais de atuação do Batalhão Brasileiro na Faixa de Gaza.


VOLTAR