BTL.SUEZ - NOTÍCIA


Meus caros amigos 

        Repasso a mensagem recebida do Prof. RICARDO ARRAES – Teresina, concernente à solenidade de Outorgas de Medalhas - cerimonial realizado no Quartel do 2º Btl.de Engenharia de Construção – Teresina Piauí.

 

FORMATURA 2º B E Cnst – dia 02 Jul 04


1. FINALIDADES:

REALIZAR A ENTREGA DA MEDALHA ORDEM DO MÉRITO BATALHÃO SUEZ, MEDALHA SOLDADO DA PAZ E DIPLOMA DE AMIGO DO BATALHÃO.



2. ENTREGA DA MEDALHA ORDEM DO MÉRITO BATALHÃO SUEZ

A MISSÃO REALIZADA, NOS ANOS DE 1957 A 1967, PELO HISTÓRICO BATALHÃO SUEZ FOI A MAIS LONGA REALIZADA PELO EXÉRCITO BRASILEIRO NO EXTERIOR E A PRIMEIRA FORÇA DE PAZ DA ONU.

NO ANO DE 1988 EM OSLO, O COMITÊ NOBEL, DISTINGUIU OS INTEGRANTES DAQUELA FORÇA DE PAZ COM O MAIOR LAUREL JÁ RECEBIDO, PELAS FORÇAS ARMADAS BRASILEIRAS. O PRÊMIO NOBEL DA PAZ.

A MEDALHA ORDEM DO MÉRITO BATALHÃO SUEZ FOI CRIADA ATRAVÉS DA PORTARIA Nº 001 DE 02 DE MAIO DE 2003, PELA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS INTEGRANTES DO BATALHÃO SUEZ - RS, COM A FINALIDADE DE RECONHECER PESSOAS OU INSTITUIÇÕES CIVIS, MILITARES OU ECLESIÁSTICAS QUE EM ALGUM MOMENTO TIVESSEM MANIFESTADO INTERESSE OU DEDICADO APOIO AO HISTÓRICO BATALHÃO SUEZ.

DESTA MANEIRA, A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS INTEGRANTES DO BATALHÃO SUEZ - RS RESOLVEU CONCEDER A “MEDALHA ORDEM DO MÉRITO BATALHÃO SUEZ” AOS SEGUINTES MILITARES:

- TEN CEL INFANTARIA JEFFERSON ADELMO LEMOS PITA

- TEN CEL INFANTARIA JOÃO ALCIDES LOUREIRO LIMA

- CAP ENGENHARIA ARTUR CLÉCIO ARAGÃO DE MIRANDA 

- CAP ENGENHARIA RONALDO ISABEL DOS REIS

- CAP ENGENHARIA GEOVANI JOSÉ BOTELHO PEREIRA

- 1º TEN INTENDENCIA ANDERSON SIQUEIRA DA SILVA

- SUB TEN SAUDE FRANCISCO DO VALE ANDRADE FEITOSA

EM RECONHECIMENTO AOS EXCELENTES SERVIÇOS PRESTADOS PELOS MESMOS AO EXÉRCITO BRASILEIRO.

O SENHOR SÉRGIO LUIZ DIAS, EX-INTEGRANTE DO 20º CONTINGENTE DO BATALHÃO SUEZ E PRESIDENTE DA COMISSÃO DE OUTORGAS DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS INTEGRANTES DO BATALHÃO SUEZ REALIZARÁ A ENTREGA DAS CONDECORAÇÕES.



3. MEDALHA SOLDADO DA PAZ

A “MEDALHA SOLDADO DA PAZ” FOI CRIADA ATRAVÉS DA PORTARIA DE Nº 002 DE 24 DE OUTUBRO DE 2003, PELA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE INTEGRANTES DO BATALHÃO SUEZ - RS, COM A FINALIDADE DE RECONHECER PESSOAS OU INSTITUIÇÕES CIVIS, MILITARES OU ECLESIÁSTICAS QUE EM ALGUM MOMENTO TIVESSEM MANIFESTADO INTERESSE OU DEDICADO APOIO AO HISTÓRICO DOS SOLDADOS DA PAZ DO BATALHÃO SUEZ OU AINDA QUE DE ALGUMA FORMA TIVESSEM PARTICIPADO OU SIMPLESMENTE SE EXPRESSADO PUBLICAMENTE CORROBORANDO COM AS AÇÕES DE PAZ NA HUMANIDADE.

ASSIM, OS INTEGRANTES DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE INTEGRANTES DO BATALHÃO SUEZ - RS, RESOLVERAM CONCEDER A MEDALHA SOLDADO DA PAZ, EM RECONHECIMENTO AOS EXCELENTES SERVIÇOS PRESTADOS PELOS MESMOS À POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO PIAUÍ E AO EXÉRCITO BRASILEIRO AOS SEGUINTES MILITARES:

- CEL QOBM FRANCISCO BARBOSA DA MOTA

- TEN CEL ENGENHERIA PAULO ROBERTO GONÇALVES ANCHIETA

- CAP ENGENHERIA JOSÉ FABIANO MOTA DE AZEVÊDO

- CAP QOPM CARLOS AUGUSTO GOMES DE SOUZA

O SENHOR SÉRGIO LUIZ DIAS, EX-INTEGRANTE DO 20º CONTINGENTE DO BATALHÃO SUEZ E PRESIDENTE DA COMISSÃO DE OUTORGAS DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS INTEGRANTES DO BATALHÃO SUEZ REALIZARÁ A ENTREGA DAS CONDECORAÇÕES.



4. DIPLOMA DE AMIGO DO 2º BATALHÃO DE ENGENHARIA DE CONSTRUÇÃO

O TÍTULO DE AMIGO DO 2º BATALHÃO DE ENGENHARIA DE CONSTRUÇÃO FOI CRIADO COM O INTUITO DE HOMENAGEAR PESSOAS E ENTIDADES QUE CONTRIBUÍRAM DE MANEIRA SIGNIFICATIVA NAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO BATALHÃO HERÓIS DO JENIPAPO, AJUDANDO, PORTANTO, A MANTER A QUALIDADE DOS SEUS TRABALHOS, BEM COMO REFORÇAR O ELO DE FRATERNIDADE ENTRE CIVIS E MILITARES.

DE TAL FORMA QUE, APÓS REUNIÃO DO CONSELHO DE OFICIAIS, O COMANDO DO BATALHÃO RESOLVE, EM 02 DE JULHO DE 2004, AGRACIAR COM O TÍTULO DE AMIGO DO 2º BATALHÃO DE ENGENHARIA DE CONSTRUÇÃO, AS SEGUINTES PERSONALIDADES: 

01 ILMº SR SÉRGIO LUIZ DIAS - PRESIDENTE DA COMISSÃO DE OUTORGAS DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE INTEGRANTES DO BATALHÃO SUEZ - RS.

02 ILMº SR. DR. JOSÉ OSMANDO VIEIRA DE ARAÚJO - DIRETOR DE JORNALISMO DO SISTEMA MEIO NORTE DE COMUNICAÇÃO E 

03 ILMª SRA. DRA. MARIA DOS REMÉDIOS PEREIRA DOS SANTOS - COORDENADORA DO SETOR DE BENEFÍCIOS DO INSS.

O TENENTE CORONEL ANCHIETA SUBCOMANDANTE DO 2º BATALHÃO DE ENGENHARIA DE CONSTRUÇÃO REALIZARÁ A ENTREGA DO TÍTULO DE AMIGO DO 2º BATALHÃO DE ENGENHARIA DE CONSTRUÇÃO AOS AGRACIADOS.

: Theodoro <theojunior@uol.com.br> 
Data: Mon, 5 Jul 2004 16:13:06 -0300 


Próximo evento dia 02/07/04 em Teresina
Quartel do 2º BATALHÃO DE ENGENHARIA


Olá Theodoro, 

        Recebi seu e-mail. Fiquei muito alegre em saber da solenidade que ocorrerá aqui em Teresina na próxima semana. Só decidi escrever agora depois de me certificar dos detalhes e começar a "convocar" os Boinas Azuis piauienses para o evento. Até o momento todos confirmaram presença. Fique tranqüilo que tudo será documentado assim como enviarei o material fotográfico e escrito logo em seguida para você disponibilizar no site do Batalhão. 

        Um abraço forte do seu amigo. 

        Ricardo Arraes 

        PS. 1. Agradeço emocionado a sua deferência com relação a meu nome, obrigado. Eu espero é que os nossos valorosos militares sejam condecorados - eles merecem, até porque 3 deles estiveram face a face com a guerra dos seis dias, em 1967, mas temo que isto não ocorra pois eles sequer estavam sabendo do evento. 

        PS. 2: É uma grande pena que você não vai estar aqui em Teresina para a solenidade. Seria um grande prazer para mim e seus colegas de Missão poder mostrar a nossa cidade para o amigo aí do sul. De qualquer forma espero um dia poder conversar pessoalmente e dizer da minha satisfação de tê-lo como amigo e agradecer seu empenho em me ajudar na pesquisa. Esta é mais uma faceta do Batalhão, não é mesmo?, depois de 37 anos de seu fim no Egito, vemos que ele ainda está vivo aqui no Brasil permitindo que pessoas como nós e os Boinas 
Azuis daqui possamos travar contatos e formar uma amizade sólida. 

Abração 
Ricardo 

From: "ricardoarraes" <ricardoarraes@uol.com.br> 
Sent: Thursday, June 24, 2004 8:42 AM


VOLTAR