"DIA DA ONU" SOLENIDADE DE 24/10/2004 EM CURITIBA - PR 


 
A SOLENIDADE DIA DAS NAÇÕES UNIDAS EM CURITIBA

24 DE OUTUBRO 2004

        As emoções e alegrias acontecidas em Porto Alegre, no dia 23 de outubro, concernentes a Comemoração ao Dia das Nações Unidas, não ficaram restritas ao Rio Grande do sul, e com as mesmas emoções e patriotismo, os Boinas Azuis deram continuidade, em CURITIBA, as homenagens em comemoração ao Dia das Nações Unidas - dia 24 de outubro 2004, onde na Praça das Nações – Alto da XV, aconteceu outra maravilhosa solenidade Cívico/Militar alusivo as comemorações do 15º aniversário do Monumento Aos soldados de PAZ DA ONU, Comemoração dos 59º aniversário das Nações Unidas, e Outorgas de Medalhas.

        Várias autoridades, civis e militares foram prestigiar o evento, ainda destacamos a presença marcante de vários companheiros Boinas Azuis, familiares, e outros convidados especiais, todos tornaram o evento como um magnífico e relevante – já tradicional - acontecimento cívico/militar. 

        O entusiasmo, a alegria e o espírito cívico estavam estampados nos olhares e no comportamento de cada pessoa ali presentes e a confraternização, de uma longa amizade entre os Boinas Azuis, advindas das escaldantes areias do Deserto do Sinai, foram fatores contagiante, uma vez que marcaram suas presenças companheiros de vários outros Estados (São Paulo –Rio de Janeiro – Mato Grosso – Santa Catarina – Rio Grande do Sul e Paraná), e ainda estava presente o convidado , o Habib” Yusif, um Palestino de nascimento e brasileiro naturalizado, que conhece muito bem o comportamento do soldado brasileiro, uma vez que conviveu com os brasileiros que serviram no Btl.Suez, onde iniciou atividades profissionais ainda jovem, junto aos nossos soldados na Faixa de Gaza, trabalhando como civil no Q G do Btl.Suez, no Campo Brasil, próximo a cidade de Rafah, o bem humorado “habibe” também se tornou o centro das atenções no evento, a exemplo do que aconteceu em Porto Alegre.

        O nosso estimado “habibe” YUSIF AWNI EL SHAWWA, atualmente grande empresário no estado do ACRE, e sua esposa Sra. Raimunda Soares El- Shawwa, foram recebidos com alegria e curiosidade, e aos poucos ia sendo reconhecido por alguns companheiros, que pareciam ainda não acreditar que, aquele menino lá da Faixa de Gaza estivesse ali, agora como um senhor de destaque, um cidadão brasileiro naturalizado, irradiando simpatia e alegria no encontro, e com muita disposição demonstrava interesse em conversar e abraçar a todos quantos iam ao seu encontro. 

        Acabou demonstrando muito carinho ao nosso Brasil, revelou seu carisma de grande pessoa humana e amigo dos Boinas Azuis do Btl.Suez. 

        Veio nos honrar com sua presença e prestigiar essa comemoração, deixou todos alegre e satisfeitos por aquela agradável surpresa. 

        Ficamos muito honrados também com a presença de todos os convidados e autoridades, familiares e os Boinas Azuis de outras cidades, bem como e em especial os Boinas Azuis de outras Missões de Paz da ONU. 

        Com a chegada ao local do evento, o Exmo.Sr. Governador do Estado do Paraná, Sr. Roberto Requião, bem como das mais altas Autoridades Civis e Militares, foi dado inicio a Solenidade.

        A voz do cerimonial anuncia da seguinte maneira a presença das autoridades:

        - Senhoras e senhores...

        Estão presentes nesta solenidade o Exmo Sr. ROBERTO REQUIÃO, Digníssimo Governador do Estado do PR; 

        - Exmo Sr. General de Divisão LUIZ CARLOS MUSSI; Comandante da 5ª Região Militar – e 5ª Divisão do Exército – Legião Heróis da Lapa; 

        - Exmo Sr General de Brigada – CARLOS ROBERTO TERRA AMARAL; Cmt da 5ª Brigada Inf.Blind.

        - Sr. Cel. DAVID ANTÔNIO PANCOTTI – Cmt Geral da Policia Militar do Estado do Paraná


        - Sr. Cel. CARLOS EDUARDO BORNHAUSEN CARDOSO – Cmt do 20º BIB - Btl. Sargento Max Wolf Filho

        - Sr. YUSIF AWNI EL-SHAWWA – Empresário no Estado do ACRE 

        - Sra. RAIMUNDA SOARES EL-SHAWWA – Secretária de Educação do Estado do ACRE e

        - demais autoridades, civis e militares, familiares e associados da Associação dos Integrantes das Forças de Paz da Onu – Boinas Azuis.

        - Será prestada Continência ao Exmo Sr. Roberto Requião Governador do Estado do Pr, em seqüência apresentado à tropa.

O Cerimonial lê a seguinte Mensagem:

Senhoras e senhores, durante dez longos anos, as Forças de Emergência das Nações Unidas, compostas, entre outros, por 6.300 soldados do Exército brasileiro. Que contaram com o apoio logístico da Força Aérea brasileira e da Marinha de Guerra do Brasil, prestaram relevantes serviços à Paz Mundial, nas mais distantes e inóspitas regiões do mundo, no cumprimento das diferentes missões:- ora como tropa de engenharia na construção de estradas , ora em função de polícia, ora como tropa de saúde - prestando assistência a refugiados e à populações carentes. Muitos foram os Boinas Azuis, que envolvidos por amor ao próximo, pagaram com a própria vida o direito de servir.

A estes mártires, cujo sangue derramados, faz florescer a Paz no Mundo, eu vos peço um minuto de silêncio. 


        Segue-se, ao clarim de uma corneta, o toque de silêncio em homenagem aos que morreram pela Paz.

        A seguir , ao som do Hino Nacional Brasileiro – pela Banda do 20º BIB, foram realizados os hasteamentos dos mastros em destaques:

        Do Pavilhão Nacional – pelo Exmo sr. General de Divisão – Luiz Carlos Minussi.Cmt da 5ª Região Militar – Divisão de Exército

        Da Bandeira do Estado do Paraná, pelo Exmo Sr. Roberto Requião -Governador do Estado do Paraná.

        Da Bandeira da ONU – pelo Sr. Cel.R/1- Aroldo José Machado da Veiga – Boina Azul Btl.Suez.

        E dos mastros que circundam o monumento as bandeiras: 

         - da Suécia; 

        - da Iugoslávia; 

        - da Índia;  

        - da Dinamarca;  

        - do Canadá; 

        - do Brasil;  

        - Colômbia;  

        - da Finlândia;  

        - da Indonésia e; 

        - da Noruega, 

        países que integraram a UNEF, na primeira Força de Paz da ONU , e que cumpriram a mais longa Missão de Paz, na Faixa de Gaza.

        A seguir o Sr Professor . WILSON PIKLER, foi homenageado pela Associação dos Ex-Integrantes das Forças de Paz da Onu – Boinas Azuis, que lhe conferiu a Boina Azul ,símbolo da Paz e dos integrantes das Forças de Paz da ONU .

        O homenageado, Sr. Prof. Wilson Pikler fez uso da palavra enaltecendo a homenagem as Nações Unidas pelo 59º aniversário ONU , dizendo da sua enorme satisfação e grande honra por ter recibo a Boina Azul, como um gesto de amizade dos soldados do Btl.Suez e demais Forças de Paz, dizendo que para ele tinha um significado profundo, traduzido na grande importância que é o soldado da Paz, continuou ....

        A Organização das \Nações Unidas foi concebida por 191 países com a finalidade de manter a paz no mundo, a cordialidade a tolerância e amizade entre as nações.

        Devemos cultuar o significado da ONU, nos nossos corações, como cultuamos a nossa Pátria, porque, no mundo todo, só conseguimos conceber a presença de tropas militares em outros países através das Nações Unidas em Missão de Paz. 

        A Paz deve ser cultuada, em todos os lugares. Em nossas escolas, em nossos lares, na sociedade e principalmente em nossos corações.

        E ela tem estado esquecida, um exemplo disso é de que consta em todos os dicionários de língua portuguesa o verbo PAZEAR, que por incrível que pareça, nenhuma obra literária, até então há pouco tempo, havia utilizado o verbo PAZEAR. 

        E pára ressuscitar o uso desse verbo Pazear, o Poeta repentista do Nordeste - Nerlando Maia, fez um poema, ao qual gostaria de declara-lo:

... Existe um verbo tão belo

atual e tão necessário

Que é preciso urgentemente

Tira-lo do dicionário

Estava escondido, mal divulgado, mal lido

Sequer diziam..aqui jaz

Seu nome é Pazear

Que traduz harmonizar

e estabelecer a Paz ....

        logo a seguir os ofícios religiosos e nossas preces e orações...

        A Associação Brasileira dos Integrantes do Btl.Suez/RS concede ao Estandarte histórico do 20º BIB – Batalhão Sgto. Max Wolf Filho,- que recebe a Outorga da Medalha SOLDADO DA PAZ

        O Sr. Luiz Sérgio Dias – Presidente da Comissão de Outorgas da ABIBS/RS – Paraninfo da Medalha - e o Sr. Cel. Bornhausen, Cmt do 20º BIB, prestam continência a Bandeira Nacional que testemunhou a solenidade de entrega da condecoração... 

        ...Em Continência à Bandeira – apresentar – ARMA ! Descansar Arma.!



        OS AGRACIADOS

        Recebem a outorga de Medalhas : 

        SOLDADOS DA PAZ e ORDEM DO MÉRITO BTL.SUEZ

        Foram os seguintes agraciados:

        1- Sr. ROBERTO REQUIÃO DE MELO E SILVA – DD. Governador do Estado do Paraná

        2- Sr.Gen.de Brigada CARLOS ROBERTO TERRA AMARAL

        3- Sr.Gen de Divisão LUIZ CARLOS MUSSI

        4- Sr.Coronel CARLOS EDUARDO BORNHAUSEN CARDOSO

        5- Sr.Ten. Cel. DINALDO SABINO DE FIGUEIREDO 

        6- Sr.Cel. DAVID ANTÔNIO PANCOTTI – Cmt Geral da Polícia Militar do Estado do PR

        7- Sr.Major ANCELMO JOSÉ DE OLIVEIRA – Chefe da Casa Militar do Est. PR

        8- Sr.Major MILTON IZAQUE FADEL

        9- Sr.Major FERNANDO COSTA ADAM

        10- Sr.Tem HÉLIO NUNES CARCERERI

        11- Sr.Cap R/1 – JUVENTINO RODRIGUES RITA – Boina Azul

        12- Sr.ISIDORO BAÇÕN – Boina Azul

        13- Sr.ARTHUR HUMBERTO CANALE LINERO – Boina Azul

        14- Sr.CARLOS COSTA - Boina Azul

        15- Sr.OSNI COLITA – boina Azul

        16- Sr. HENRIQUE JOÃO TROMPCZYNSKI – Boina Azul

        17- Sr.JOSÉ AMAURI MILANI – Boina Azul

        18- Sr.ISRAEL RODRIGUES CRUZ – Boina Azul

        19- Sr.ROGÉRIO DA SILVA – Boina Azul

        20- Sr.Prof WILSON PIKLER

        21- Sr.Jornalista JOSÉ DOMINGUES BORGES TEIXEIRA

        MEDALHA NOBEL DA PAZ

        1 – Sr. Dr.EMMANOEL SILVEIRA MOURA – Boina Azul.

        E para encerrar a solenidade na Praça das Nações, aconteceu o Desfile cívico/militar, com a participação da Banda Militar do 20º BIB – do grupamento de Boinas Azuis de todas as Forças de Paz da ONU, e do grupamento de Militares Soldados da ativa.

        No final, muitas ovações e cumprimentos entre os participantes, e todos foram convidados ao grande almoço de confraternização, no Restaurante Dom Antonio, encerrando assim com chave de ouro, mais uma solenidade.

        Então pudemos comemorar o DIA DAS NAÇÕES UNIDAS, entidade que representa PAZ,

        Esse dia passou e nós ficamos em Paz, e continuamos amando a Paz... Felizmente e como integrantes do grupo de pessoas que lutam pela Paz desejamos continuar praticando a Paz todos os dias, entendendo que a Paz deveria reinar no coração de todo mundo, e estar presente em nossas vidas para sempre.

 
BRASIL.
 

 

 


Theodoro da Silva Junior

Integrante do 10º Conting. Btl. Suez



De: Theodoro da Silva Junior <theojunior@uol.com.br> 
Data: Wed, 27 Oct 2004 05:26:13 -0200 


CONVITE

 


 


        Caros amigos Boinas Azuis

        Todos os Boinas Azuis do Brasil sabem que, em Curitiba-PR, no Dia 24 de Outubro 2004, está programada mais uma Solenidade alusiva ao aniversário da ONU, aliás, já é  uma solenidade cívica/militar tradicional na Capital paranaense, cuja festividade vem sendo repetida desde 1989, ano em que foi inaugurado o Monumento aos Soldados da Paz. 
        Pois bem, a presente mensagem tem por finalidade, antecipar e CONVIDAR a todos os Boinas Azuis do Brasil, familiares, amigos e o povo em Geral a participarem da solenidade alusiva aos 59º aniversário de criação da ONU.
Obs.:- Em Porto Alegre a Solenidade será no DIA 23 de Outubro 2004. Em Curitiba o evento será no Dia 24 Outubro 2004 (domingo).
        Chamamos a atenção dos amigos e convidados para uma alteração e antecipação no horário de início das festividades em Curitiba-Pr.
        Neste ano 2004, por força das homenagens de Outorgas de Medalhas, uma feliz criatividade instituída pela ABIBS/RS, em que o Exmo.Sr. Governador do Estado do Paraná será um dos agraciados, a Comissão Organizadora do PR, houve por bem
aprovar o seguinte calendário e horário:- 

        DIA 24 DE OUTUBRO 2004 (Domingo)

        Início da solenidade às 09:00 horas. (nove horas)

        Informamos, outrossim, que a Programação Oficial E Convite Oficial será brevemente, aqui divulgada.

        Um abraço,

De: Theodoro da Silva Junior <theojunior@uol.com.br> 
Data: Wed, 13 Oct 2004 14:14:51 -0300
 

VOLTAR