SOLENIDADE "DIA DA ONU" 

23 OUTUBRO DE 2004 EM SAPUCAIA DO SUL -RS.

 


AS SOLENIDADES ALUSIVAS AO DIA DAS NAÇÕES UNIDAS - 2004

        Desde há muito, os Boinas Azuis do meu amado Brasil vêm referendando o Dia 24 de outubro, como uma data importante e festiva, a qual sempre nos motivou para uma divulgação comemorativa alusiva ao aniversário das Nações Unidas, bem como a realização de Solenidades de caráter cívico/militar, na tentativa de ilustrar a importância da entidade.

        24 de Outubro é também uma data de reflexões, não obstante comemorarmos festivamente o Dia Das Nações Unidas, de forma mais alegre e fraterna enaltecendo que a ONU representa a aglutinação de pessoas do mundo todo que se empenham na busca da tão desejada PAZ mundial.

        Como não poderia ser diferente, neste ano de 2004, já desde os meses de junho/julho vínhamos sonhando com a possibilidade de um grande evento, sempre contando com a contagiante fraternidade dos irmãos gaúchos, esperávamos participar, em Porto Alegre, desse aguardado encontro e solenidade. 

        Sempre com a maior expectativa, esse dia era aguardado com muita alegria e previstas emoções, uma vez que 24 de outubro representa uma data oportuna em que, afinal, poderíamos relembrar daquela histórica Primeira Missão de Paz e prestar homenagem as Nações Unidas e ao Btl.Suez, e ainda enaltecer seus feitos e suas conquistas, homenagear pessoas e ainda relembrar da nossa participação brasileira, no Oriente Médio e Faixa de Gaza, como integrantes da primeira Missão de Paz que o mundo conheceu.

        Porém estavam reservadas tantas emoções, tantas alegrias e prazeres infinitamente superiores ao que, inicialmente, poderia imaginar.

        A programação elaborada pela Diretoria da ABIBS/RS já previa muita alegria, emoção e muita vibração, porém desta vez foi demais, os companheiros e amigos que puderam se fazer presentes, com toda certeza jamais esquecerão desse final de semana no RS, - foram os privilegiados protagonistas de tamanha satisfação.

Neste ano o nosso grande homenageado o “habibe” YUSIF AWNI EL-SHAWWA, era ansiosamente aguardado com enorme expectativa. Alegrias e emoções que começamos a concretizar no aeroporto Salgado Filho. 

        Representando a ABIBS/RS o amigo Sérgio Luiz Dias, o grande Mosqueteiro Fernando Vargas Neto, o companheiro Aluízio Moraes e Theodoro S.Junior - foram esperá-lo no aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre, e desde o momento do aguardado encontro pudemos perceber, claramente, que o Yusif é portador de um carisma enorme e envolvente, ele sabe cativar todas as pessoas que dele se aproximam, sabe ser respeitado e admirado, é de uma personalidade incrivelmente positiva, e sempre bem disposto e humorado, atende a todos conversa com a maior simpatia do mundo.

        O “habibe” Yusif e sua esposa Sra. Raimunda Soares El-Sawwa faziam se acompanhar do Coronel Aroldo J.M. da Veiga, e esposa Sra. Lenira, eternos padrinhos e eternos amigos do casal El-Sawwa, - da Sra. Maria da Vitória Soares de Medeiros – esposa do Deputado Federal pelo ACRE, Sr. João Toter, - do Sr. Luiz H. de Figueiredo – Prefeito do município Mâncio Lima – no Estado do Acre, e sua esposa Sra. Ângela Maria Valente de Figueiredo.

        No aeroporto Salgado Filho em POA, por volta das 14:00 horas daquele dia 22 de outubro, era dado início às inúmeras, inesperadas e emocionantes surpresas agradáveis de final de semana, em que iríamos participar das solenidades alusivas ao Dia das Nações Unidas.

        Do aeroporto em POA, a comitiva, comandada pelo Cel. Da Veiga, fomos ao Hotel IBIS, onde ficamos hospedados, com exceção do Sr. Sérgio Luiz Dias que reside em POA.

        No saguão do hotel era enorme o número de pessoas em volta do Yusif, vários Boinas Azuis e curiosos foram conhecer pessoalmente o “Habibe” e todos queríamos, abraçá-lo, conversar e tirar fotografias com ele, foi uma verdadeira festa e muita euforia em volta do simpaticíssimo Yusif.

        Permitam-me fazer uma referência ao Escritor e grande intelectual FERNANDO SABINO, recentemente falecido, que entre tantas obras escritas, deixou em um dos seus textos a seguinte mensagem, que traduz de forma reflectiva a maneira como vimos o tempo passar, desde aqueles tempos do , então ainda menino Yusif:

“...após decorridos tantos anos, o EU já com bastante idade reencontra-se com o EU ainda jovem, e como num passe de mágica, o EU jovem estendeu a mão ao EU mais velho, e num clamoroso aperto de mão seguido de um efusivo abraço, cumprimentou e saudando o mais velho disse: Você não traiu seu passado, você manteve-se sempre e entusiasticamente vivo ligado aquele passado...parabéns”...

        Então naquele encontro com o “habibe” Yusif tivemos a mesma e grata impressão do grande reencontro entusiasta, fraterno e otimista, entre o passado e o presente. O Yusif representando aquele eterno jovem idealista, educado obstinado e também dedicado amigo dos brasileiros, e nós os Boinas Azuis - os mais velhos que ele, relembrando tudo, como se estivéssemos voltados aos idos tempos da década de 1960.

        Foi um feliz e aguardado encontro de amigos, onde enfim, pudemos juntar as boas esperanças que a Paz é possível

        A noite, fomos convidados ao Jantar na Churrascaria “Roda de Carreta”- na Av. Ipiranga, comemorar o encontro com o amigo de todos, o Yusif, local onde um maravilhoso e verdadeiro churrasco gaúcho nos aguardavam. O Yusif e o Cel. Da Veiga sempre juntos conosco, foram a garantia de paz e fraternidade. 

        A noitada foi mais um momento de euforia, conversas alegres, e um apetitoso jantar foram servidos. A casa estava cheia de pessoas em todas as mesas havia muita animação.

        Logo em seguida assistimos a um magnífico Show artístico das típicas e históricas danças e tradições gaúchas, uma beleza de espetáculo. 

        Todos ficamos encantados e maravilhados com a cativante recepção gaúcha, e com o espetáculo artístico. 

        Uma noite Inesquecível.

        No sábado dia 23 de outubro às 9:00 horas, no Quartel do 18º BIMtz – em Sapucaia do Sul, região metropolitana de POA, iniciava-se a emocionante Solenidade Cívico/Militar, comemorativa aos 40º aniversário do 13º Contingente Btl.Suez, formado no RS, Comemoração ao Dia da ONU, e Outorgas de Medalhas.

        Essa Solenidade dentro do Quartel 18º BIMTz foi marcada por uma maravilhosa formatura militar, que contou com a participação de um numeroso grupamento Boina Azul, como sempre com o vibrante garbo e a grande disposição dos Boinas Azuis da ABIBS/RS, 

        Esse grande número de Boinas Azuis, do Btl.Suez, estava ali perfilado com seus vistosos uniformes e participando, juntamente com a Tropa daquela Unidade do Exército, na Parada militar daquele evento, e foi uma grande honra poder estarmos ali presentes na bonita e empolgante formatura que culminou com Outorga de Medalhas:- 


        O Cerimonial do evento lê a seguinte Mensagem:

        Atendendo Resolução do Conselho de Segurança da ONU em 1956, o governo brasileiro, através Decreto Lei, autorizava a criação do Batalhão Suez, que formado militares do nosso Exército compuseram, juntamente com mais nove outros países, a Força de Emergência das Nações Unidas – UNEF

        Esta Força foi criada com objetivo de neutralizar as constantes hostilidades entre árabes e judeus, funcionando como suporte mantenedor da Paz entre aqueles povos

        Durante dez anos consecutivos, o Batalhão Suez cumpriu sua missão no Oriente Médio, ocupando na Península do Sinai, uma extensão de aproximadamente 100 Km de comprimento por 10 Km de largura, situada às margens do Mar Mediterrâneo, dividindo-se entre o Norte do Continente Africano e o Sudoeste Asiático, posicionando-se assim na Faixa de Gaza, num dos limites da Fronteira entre Egito e Israel.

        Os Brasileiros enfrentaram um clima imensamente hostil, com variações de temperatura que variavam de 50º C ao dia e de 03º C negativos à noite. No contato direto com uma região endêmica viviam o perigo dos contágios com a lepra, a tuberculose, o tracoma, a febre amarela, e outros mais.

        Outro sério risco por que passaram os integrantes do Batalhão Suez, foi a convivência com animais peçonhentos, como escorpiões, aranha-negra e a terrível serpente Naja.

        Outras adversidades faziam parte do convívio da missão, o idioma, a religião e os costumes. A tudo isso se somava a imensa saudades da Pátria e de seus entes queridos.

        Todas essas coisas os soldados do Batalhão Suez souberam enfrentar com dignidade e altivez.

        Enquanto puderam levaram paz e até crescimento para a região, respeitaram e se fizeram respeitados pelos estrangeiros que deles se aproximaram. Aprenderam muito, principalmente com os árabes, com quem tinham mais aproximação, mas também deixaram por lá muitos ensinamentos.

        Orgulhavam-se de serem todos como a tropa mais amiga e simpática das Forças da ONU.

        Finalmente, em 14 de maio de 1967, com o acirramento dos ânimos entre árabes e judeus, o governo egípcio de Gamal Abdel Nasser, julgando-se pronto para exterminar seu arqui inimigo Israel, solicita ao Comandante das Forças de Paz da ONU que retire suas tropas da região, imediatamente.

        Atendendo a solicitação a UNEF (United Nations Emergency Force) é extinta pelo Conselho de Segurança da ONU, no dia 19 de maio de 1967.

        No dia 5 de junho de 1967, às 0845 horas, Israel ataca o Egito numa operação rápida e surpreendente, liquidando com o Egito e seus aliados em apenas seis dias.

        Assim entrava para a história mais uma guerra a GUERRA DOS SEIS DIAS.

        Uma guerra curta, mas cruel e sangrenta como todas as outras guerras.

        A Guerra dos Seis Dias deixa seu legado ao Batalhão Suez. Na tropa houve baixas por morte e feridos. Nossos soldados foram expostos ao difícil sacrifício de serem confundidos com o inimigo, terem sido feitos prisioneiros de guerra por quase três dias pelo Exército de Israel.


        Estes soldados sofreram muito, mas jamais perderam a estima, o amor pela sua Pátria e acima de tudo o desejo pela constância da Paz entre os povos.

        Hoje a Ordem do Mérito Batalhão Suez e Soldado da Paz, criadas pela Associação Brasileira de Integrantes do Batalhão Suez/ RS, tem a finalidade de reverenciar com tal outorga as pessoas que, de alguma forma, souberam reconhecer o feito destes Soldados da Paz.

        O reconhecimento dessas pessoas representa para esses soldados, o fator de maior importância para eles, que é o fortalecimento da sua história e consagração daquilo que um dia, um dia, por eles foi realizado.


OUTORGAS DAS MEDALHAS:

MEDALHA ORDEM DO MÉRITO BTL.SUEZ:

1 - Exmo.Sr. Gen.Bda. MARCO AURÉLIO SHLOTTFELD MILOST – Cmt 8ª Bda Inf Mtz

2 – Sr. Cel. R/1 AROLDO JOSÉ MACHADO DA VEIGA- Int. 18º Conting. Btl.Suez

3 - Sr. Maj. FERNANDO JORGE BORBA ALCÂNTARA – Sub Cmt 18º BIMtz

4 – Sr. Maj. RICARDO BERNARDI DE FIGUEIREDO – Sb Cmt 16º GAC Ap

5 – Sr. Cap. R/1 ALBINO BÜRKLE – Int. 18º Contingente Btl.Suez

6 – Sr. Delegado de Polícia de São Paulo – FRANCISCO DE PAULA LEÃO – Int 18º Cont.Btl.Suez

7 - Sr. PEDRO TRAMONTI FILHO – Int. 5º Conting. Btl.Suez

8 – Sr. ANOLINO AFONSO CORREA DE AZEVEDO – Int. 13º Conting.Btl.Suez

9 – Sr. ANTÔNIO SALVADOR DA SILVA – “ in memorian” – Int.13º Conting.Btl.Suez

10- Sr. OTÁVIO PADILHA – Int. 13º Cont. Btl.Suez

11 – Sr. ALUÍZIO DOS SANTOS VASCONCELOS MORAES – Int. 17º Conting.Btl.Suez

12 – Sr. YUSIF AWNI EL-SHAWWA

13 – Sr. 1º Sgt RUBEM PESSOA NUNES – 18º BIMtz

14 - Sr. Cabo LUIZ EDUARDO PEREIRA BRUM – 18º BIMtz



MEDALHA SOLDADO DA PAZ:

1 – Sr. Ten Cel FERNANDO ANTÔNIO DEMETERCO

2 – Sr Maj R/1 BENNO ARMINO SHIRMER

3 – Sr ADOLFO CAMERINO TEIXEIRA DE OLIVEIRA – Int 13º Conting.Btl.Suez

4 – Sr. EDSON GERMANO CUSTÓDIO – Int 20º Conting. Btl.Suez

5 – Sr. ALDORILDO ROQUE CHISTO – Int 20º Conting.Btl.Suez

6 – Sr. JAUDIR WASHINGTON COELHO – Int.20º Conting. Btl.Suez

7 - Sr. EUGÊNIO TOLENTINO MAIRESSE – Int. 20º Conting. Btl.Suez

8 – Sr. ASSIS FRANCISCO POMPERMAYER – Int. 20º Conting. Btl.Suez

9 – Sr. DAUNIR BARTH – Int. 5º Conting. Btl.Suez

10 - Sr. SÉRGIO FRANCISCO TRINDADE – Int. 13º Conting. Btl.Suez


MEDALHA PRÊMIO NOBEL DA PAZ- 1988

1- Sr. Cap R/1 FÁBIO RODRIGUES DOS SANTOS,

        Logo após o encerramento da Solenidade cívico/militar, o Sr. Ten Cel FERNANDO ANTÔNIO DEMETERCO – Cmt. 18º BIMtz, recepcionava os convidados para um almoço de confraternização.

        No Salão principal iniciava-se uma homenagem especial ao Sr. Yusif Awni El-Shawwa, com entrega do Diploma de AMIGO DO BTL.SUEZ e entrega de uma Boina Azul, representando a amizade e o carinho que os Boinas Azuis dedicam ao Yussif.

        Fazendo uso da palavras, o Sr. Gen R/1 – Maurer fez uma condensada apresentação da grandiosa história de vida, do predestinado e obstinado YUSIF AWNI EL-SHAWWA, as palavras do Gen MAURER foram arrancando de todos ali presentes as maiores emoções que já vimos em todos os tempos de Boina Azul.

        Foram uns momentos eletrizantes e sensacionais, quase todos ficamos com os olhos marejados e, com toda certeza, muitas lágrimas estavam rolando no rosto de cada pessoa, foram puras as emoções exteriorizadas. 

        Muitas palmas e ovações de vivas ao grande amigo, o “habibe” Yusif. Ele é realmente uma pessoa maravilhosa, que por sua maneira de ser amigo de todos, vai deixar muitas saudades, e cujo evento ficará marcado como um dos maiores momentos de pura emoção.

        Parabéns ABIBS/RS, Parabéns aos organizadores do evento, Parabéns aos anfitriões, parabéns a todos que ali estavam. É maravilhoso ser brasileiro e ter orgulho de ser Boina Azul.

 
BRASIL.
 

FOTOS - 1
 
 
Aeroporto Salgado Filho – Vargas – Cel.Veiga – Yusif – Theodoro – Aluízio Moraes

 

Na sala de espera – Vargas – Theodoro – e o Sr. Luiz H. Figueiredo Prefeito de Mâncio Lima-Acre

 

 

Em SAPUCAIA DO SUL - RS - Grupamento dos Boinas Azuis – Quartel 18º BIMtz
Marchando em direção ao local do evento 23/10/04

 

Outra tomada do grupamento dos Boinas Azuis do Btl.Suez
Quartel 18º BIMtz – Sapucaia do Sul/RS – 23/10/04

 

Quartel 18º BIMtz – Sapucaia do Sul/RS - Grupamento Boina Azul Btl.Suez em Forma para inicio da Solenidade Dia da ONU

De: Theodoro da Silva Junior <theojunior@uol.com.br> 
Data: Mon, 25 Oct 2004 16:35:37 -0200 


VOLTAR