" SOLENIDADE NO QUARTEL 14º BI - Mtz - RECIFE - PERNAMBUCO - DIA 01 DE DEZEMBRO 2005 - FORMATURA EM HOMENAGEM AO 49º ANIVERSÁRIO DO BATALHÃO SUEZ "


 

FOTOS

TEXTO

A Associação Brasileira de Integrantes do Batalhão Suez - PERNAMBUCO, promoveu neste inicio do mês de dezembro 2005 uma Solenidade alusiva ao 49º aniversário do Btl.Suez.

Numa especial deferência do Senhor Tenente Coronel VINICIUS FERREIRA MARTINELLI, Comandante do 14º Batalhão de Infantaria Motorizado, REGIMENTO GUARARAPES, todos os homenageados e convidados especiais foram condignamente recebidos naquela Histórica e gigantesca Unidade Militar do Nordeste Brasileiro, para participarem da Formatura Especial e Outorgas de Medalhas.

Momentos antes do inicio da solenidade era grande o número de convidados e de Boinas Azuis presentes, todos na maior expectativa e prontos para o inicio do evento, quando o Cerimonial anuncia o inicio da solenidade.

O Locutor anunciava:...Chega ao local da Formatura o Exmo. Sr. Maj. Brigadeiro do Ar RAMON BORGES CARDOSO, Comandante do 2º Comando Aéreo Regional, acompanhado do Exmo Sr. Gen.de Brigada Motorizada, Brigada Francisco Barreto de Menezes, MARCELO FLÁVIO OLIVEIRA AGUIAR e do Sr. Ten. Cor. VINICIUS FERREIRA MARTINELLI, Comandante do 14º Btl. de Infant. Motorizado, Regimento Guararapes.

Em seguida foram prestadas as honras militares com Continência Regulamentar.

Após a apresentação da Tropa, pelo Sr. Major FRANCESCATTO, Subcomandante do 14º BI Mtz, o Locutor anuncia que a Formatura destina-se a Comemoração do 49º Aniversário de criação do Batalhão Suez e Entrega de Medalhas: 

Medalha Soldado da Paz e Medalha Ordem do Mérito Btl.Suez.

Em seguida anuncia a presença na Formatura das seguintes Autoridades:

Exmo. Sr. Desembargador SILVIO DE ARRUDA BELTRÃO, Ex-Integrante do Btl.Suez - 15º Contingente; Exmo. Sr. Promotor de Justiça JOSÉ OLIVEIRA SANTOS, do Tribunal de Justiça de Pernambuco; Capitão de Mar e Guerra JORGE AUGUSTO BALTAZAR DE LARA -Comandante da Capitania dos Portos; E ainda os Srs. Comandantes das Organizações Militares da MARINHA, EXÉRCITO, AERONÁUTICA e POLÍCIA MILITAR DA GUARNIÇÃO DE RECIFE E OLINDA.

Na seqüência foi cantado, com todo entusiasmo e patriotismo, o Hino Nacional Brasileiro, Letra de Osório Duque Estrada e Música de Francisco Manoel da Silva.

Na Leitura homenagem alusiva à data, o Representante dos Boinas Azuis Norte/Nordeste, Sr. CARLOS ALBERTO DE MEDEIROS- 18º Contingente, fez uso da Palavra, dizendo....

Autoridades, Senhoras e Senhores, Meus colegas. Boa Tarde.

Extremamente honrado com a distinção que me foi conferida pelos organizadores deste evento, em função do 49º aniversário do Btl.Suez, trato de desincumbir-me da melhor maneira possível.

Uma longa página do Exército Brasileiro, cheia de sacrifícios e de idealismo era virada para marcar a brilhante atuação dos Vinte Contingentes, totalizando pouco mais de Seis mil homens que partiram do Brasil com a Missão de garantir a Paz no distante Oriente Médio.

Esta História diz respeito da nossa participação na Primeira e mais longa Missão do Exército Brasileiro no exterior - A Missão Suez, que teve a duração de 10 anos consecutivos.

Nossa atuação foi no Oriente Médio, mais precisamente na Faixa de Gaza - Área de refugiados de Guerra - onde levamos conforto e esperança para um povo tão sofrido e sem perspectivas de vida futura.

Apesar de voluntários, tínhamos que ser altamente disciplinados e gozar de boa saúde, e antecedentes.- após exames médicos fomos submetidos a um imenso treinamento militar, ainda no Brasil. Éramos uma tropa de elite, preparada para quaisquer circunstâncias, a prova disto é que ao término da missão nos foi concedida, pelo Sr. Secretário Geral da ONU a Medalha da Força de Emergência das Nações Unidas. Como também o Comitê Nobel, do Parlamento Norueguês nos concedeu o Prêmio o PRÊMIO NOBEL DA PAZ 1988. O Governo Federal reconheceu como Serviço Nacional Relevante, a Missão atribuída ao Batalhão Suez, através Decreto nº 43.800 do dia 28 de maio de 1958.

A principal missão como Força de Paz era identificar o agressor - Árabe ou Israelense - e assegurar os cumprimentos das resoluções da ONU, interpondo-se entre os dois povos na Linha de Fronteira, evitando com isso choques armados.

A região onde estávamos tinha ambiente e clima inóspitos, no verão a temperatura chegava aos 47 graus durante o dia e oscilava para próximo de zero grau à noite. A condição de vida dos habitantes e refugiados de guerra da região era miserável, e dava origem a grande quantidade de doenças, destacando-se a tuberculose, lepra e glaucoma, tendo como vetor as folclóricas moscas, que aos milhares empestavam nossas instalações. Tempestades de areia, com duração de vinte e quatro horas ininterruptas, perigo de guerra iminente, como o caso do 20º e último contingente, que enfrentou a Guerra dos Seis Dias, e um saldo de um morto e muitos feridos, em decorrência do fogo cruzado a que estavam expostos, além das seqüelas psicológicas que um conflito desse porte ocasiona.

Toda área de atuação do Btl.Suez estava minada, sem mapeamento das minas, cabia ao soldado brasileiro encontrar e fazer a retirada dessas minas, em torno do nosso Batalhão foram retiradas e desativadas 864 minas. Nessas operações acabaram falecendo cinco soldados nossos. era comum os nativos, os camelos e burricos morrerem vitimados pelas minas.

Todas as nossas patrulhas de reconhecimento, eram feitas a pé e em terreno minado, sem mapeamento prévio, a qualquer momento poderíamos voar pelos ares, a exemplo de algumas patrulhas de contingente de outros países que compunham a UNEF.

O contingente brasileiro foi o primeiro a entrar na Faixa de Gaza, monitorando a retirada do Exército israelense, seguindo à risca a trilha deixada pelos soldados de Israel, após a guerra de Suez em 1956, pois todo terreno estava minado.

Nossa Enfermaria tinha intenso trabalho e movimento, motivado por tudo que foi descrito e principalmente pelo perigo de morrer ou de ficar mutilado nosso soldado nas patrulhas de reconhecimento em decorrência das minas.

A favor da nobre missão de manter a paz, marcamos com sangue de nossos companheiros mortos em missão a presença do Brasil nas areias do deserto do Sinai.
Reunidos com nossos ilustres convidados, amigos e a tropa perfilada, comemoramos neste momento mais um aniversário do Batalhão Suez.

Recordamos um pouco os seus feitos, a sua missão de paz, não menos desgastante do que outras de guerra, cuja missão foi cumprida com o mesmo entusiasmo e vontade que sempre marcaram, e ainda marcam no presente, as participações brasileiras em Missão no Exterior.

Não podíamos deixar de mencionar a atual Missão de Paz no Haiti que temos a certeza de que não será diferente das demais, com relação ao desempenho dos nossos soldados.
Nosso Exército se notabilizou como um dos melhores do mundo, tanto taticamente como humanitariamente, consolidando-se como fator de integração social. Criando oportunidade para que nosso povo aumente sua auto-estima, sabendo que existem homens de valor em nosso país, homens que não medem sacrifícios, mesmo com o risco da sua própria vida, em prol da sagrada missão de manter a paz, servindo de referência para as novas gerações.

Obrigado .

CARLOS ALBERTO DE MEDEIROS
18º Contingente
Representante Norte/Nordeste dos Integrantes do Batalhão Suez
Rua São Silvestre, 291 - Ipsep
CEP 51 350-540
R E C I F E - P E
Fone:- (81) 3339-6896 - 9161-4895.

A Tropa perfilada, foi anunciado que a Bandeira Nacional ocuparia seu lugar no dispositivo, em seguida foram convidados todos os que seriam agraciados com Medalhas, Civis e Militares, para ocuparem os seus locais no dispositivo, e convidados os Paraninfos, Srs. WILTON MELO GARCIA Presidente da ABIBS/RS, Sr. Theodoro da Silva Junior - Integrante da ABIBS/PR, para fazerem a entrega das Condecorações. Durante a cerimônia de entrega de medalhas, o Locutor anuncia:... A Associação Brasileira de Integrantes do Batalhão Suez/RS, fundada em 11 de maio de 1984, que congrega ex-integrantes da Força de Emergência das Nações Unidas, através da proposta da COMISSÃO DE OUTORGAS, conforme Portaria nº 001, de 02 de maio de 2003, CONCEDE a Medalha ORDEM DO MÉRITO BATALHÃO SUEZ, às seguintes personalidades.

Na Categoria OURO:

Exmo.Senhor Major Brigadeiro do Ar - RAMON BORGES CARDOSO.
Exmo. Senhor Gen.. de Brigada - MARCELO FLÁVIO OLIVEIRA AGUIAR

Na Categoria PRATA:

Sr. Capitão de Mar e Guerra - JORGE AUGUSTO BALTAZAR DE LARA.
Sr. Coronel CLÁUDIO SKORA ROSTY.
Sr. Coronel PAULO MUNIZ DE FARIAS FILHO.
Sr. Coronel HÉLCIO DE FREITAS MARTINS.
Sr. Capitão de Fragata - CARLOS TADEU COELHO BENEVIDES.
Sr Ten.Cel. ROBERTO RIBEIRO DOS ANJOS.
Sr. Ten. Cel. SAID BRANDÃO SAYD.
Sr. Ten.Cel. FRANCISCO EDUARDO MEDVED.
Sr. Ten.Cel. EDEMIR RODRIGUES BEZERRA.
Sr. Ten.Cel. ROBERTO FERREIRA GARCIA.
Sr. Ten.Cel. VALDIR DA SILVA LUCENA.
Sr. Ten.Cel. VINÍCIUS FERREIRA MARTINELLI.
Sr. Major JOÃO CARLOS GOUVEIA DE MATOS

Na categoria BRONZE:

Sr. SILVIO DE ARRUDA BELTRÃO
Sr. JOSÉ OLIVEIRA DOS SANTOS
Sr. Dr. PORFÍRIO CAVALCANTI DE OLIVEIRA.
Sr. Capitão MARCO ANTÔNIO GUIMARÃES INNECO.
Sr. Capitão ANDRÉ MORGADO RIBEIRO.
Sr. Capitão PM OTÁVIO DA PAZ PEREIRA.
Sr. Tenente VERCELI LINS DA SILVA.
Sr.Tenente VITAMAR SERRANO ROSA.
Sr. Sgt. GILSON FERREIRA DOS SANTOS.
Sr. Sgt. ZALMON CARNEIRO DE ALMEIDA.
Sr. Sgt. LUCIANO JOSÉ DA SILVA.
Sr. Sgt. JONES PINHEIRO COSTA DOS SANTOS.
Sr. Sgt. JOSÉ PATRÍCIO BEZERRA.
Sr.ROMILDO PEDRO DA SILVA.
Sr.LUIZ SOARES DE LIMA.
Sra. MARLI SOUZA DE LIMA.
Sr. DEMÉTRIO DE BRITO DA SILVA.
Sr. JOSÉ CARLOS LIMA DE OLIVEIRA.
Sr. ORLANDO CLAUDINO DOS SANTOS.
Sr. DÊNIO DE SABOYA LIMA.
Sr. MÁRIO DE ANDRADE.
Sr. JOÃO SOARES DE LIMA.
Sr. EDVALDO BATISTA DOS SANTOS.
Sr. ODUVALDO MEDEIROS DE CARVALHO.
Sr. EDINÁRIO ALVES LINS.
Sr. IDIVALDO APRÍGIO OLIVEIRA.
Sr. ANTÔNIO FERREIRA DA SILVA.
Sr. CARLOS ALBERTO DE MEDEIROS.
Sr. MARTINHO DINDA MEDEIROS JÚNIOR
Sra. MARCELLE MÁRCIA DE LACERDA M. LYRA.
Sr. VICENTE DA PAZ.
Sr. ROMILDO CORREIA SANTANA.

A Associação Brasileira de Integrantes do Batalhão Suez/RS, que congrega ex-integrantes da Força d Emergência das Nações Unidas, através da Proposta da Comissão de Outorgas, conforme Portaria de nº 002, de 24 de outubro de 2003, concede a 

MEDALHA SOLDADO DA PAZ, às seguintes personalidades:

Sr. Sgt ZALMON CARNEIRO DE ALMEIDA.
Sr. HUGO LOBO CORREA.

Em seguida, em Respeito à Bandeira, os Agraciados prestaram Continência à Bandeira Nacional. Agraciados e Paraninfos retornaram aos seus lugares. A Bandeira Nacional Retornou ao seu Lugar.

O Senhor WILTON MELO GARCIA - Presidente da Associação Brasileira de Integrantes do Batalhão Suez - Rio Grande do Sul, fez uso da palavra enaltecendo o valor da Missão Suez e seus integrantes.

ENCERRAMENTO E DESFILE DA TROPA:

Em Continência ao Comandante do 2º COMAR, ao som da canção A CONQUISTA DO PARAÍSO, e da Canção do BATALHÃO SUEZ, houve o DESFILE DA TROPA e do Grupamento dos Boinas Azuis do Btl.Suez. Finalizando com o desfile Motorizado.

ESTANDO ENCERRADA A FORMATURA E HONRAS MILITARES, O LOCUTOR ANUNCIA: 

ESTÁ ENCERRADA A FORMATURA MILITAR, O PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE INTEGRANTES DO BATALHÃO SUEZ - SEÇÃO PERNAMBUCO, AGRADECE A TODOS QUE, COM SUAS PRESENÇAS ABRILHANTARAM A FORMATURA E CONVIDA PARA PARTICIPAREM DO COQUETEL QUE SERÁ SERVIDO NO CASSINO DE OFICIAIS DO BATALHÃO.

De: Theodoro da Silva Junior <theojr@terra.com.br> 
Data: 6/12/2005 (11:47:26) 


VOLTAR