Dia Internacional dos Guardiões da Paz 

Curitiba - Pr. 


FOTOS 1 FOTOS 2 AGRADECIMENTO 

 

Na manhã um pouco fria, mas ensolarada do último dia 29 de maio 2006, no Quartel do 20º BIB-(Vigésimo Batalhão de Infantaria Blindado) - BATALHÃO SARGENTO MAX WOLFF FILHO, em Curitiba, o Exmo. Senhor - Coronel ERNANI LUNARDI FILHO - comandante daquela Unidade Militar, recebia Autoridades, convidados especiais, e muitos Boinas Azuis que participaram nas várias Missões e Forças de Paz da ONU. 

Já bem cedinho, por volta das 08:30 horas notava-se uma certa agitação entre os Boinas Azuis estavam chegando, primeiramente para uma confraternização e abraços pelo reencontro, mas principalmente porque alguns companheiros iriam participar de uma competição, entre si, de Tiro, no Mini Stand de tiro especialmente instalado para o evento. 

Essa competição, que já se tornou uma tradição entre os Boinas Azuis, serviu incentivo e motivação para a Grande Solenidade que estava programada logo a seguir. 

No intervalo os competidores e convidados foram visitar o Museu Boina Azul, instalado no quartel, uma amostra permanente do importante acervo histórico do Btl.Suez e das demais Missões de Paz, em que o Brasil participou. 

Lá por volta das 11 horas daquela gostosa manhã, deu-se início a Formatura Militar seguida das Outorgas de medalhas, obedecendo o seguinte roteiro: Incorporação da Bandeira Nacional, quando a Bandeira posiciona-se no centro do dispositivo. 

Em seguida, ao toque de corneta o comando de EM CONTINÊNCIA À BANDEIRA. Na seqüência a Banda toca o Hino Nacional Brasileiro. 

A voz do Cerimonial anuncia:-

Senhoras e Senhores, Bom-dia, e anuncia a presença das autoridades que vieram prestigiar a Solenidade.

A Formatura teve por finalidade COMEMORAR O DIA INTERNACIONAL DO SERVIDOR DA PAZ (PEACE-KEEPING DAY) e REALIZAR A ENTREGA DE CONDECORAÇÕES. 

Logo em seguida deu-se inicio ao Ritual Militar, inicialmente é anunciado a chegada ao Pátio de Formaturas as Autoridades acompanhadas pelo Senhor Coronel de Infantaria ERNANI LUNARDI FILHO Comandante do 20º BIB - Batalhão Max Wolff Filho, e Foram prestadas as Honras Militares ao Comandante do Batalhão. 

A Tropa perfilada, as autoridades, convidados especiais e os Boinas Azuis cantaram a Canção do Exército, de autoria do Major Alberto Martins e Teófilo de Magalhães. 

Na seqüência o Aspirante à Oficial - DRUMONT, realizou a leitura alusiva à data comemorativa, logo a seguir, com a Bandeira Nacional tomando lugar no dispositivo os RECIPENDIÁRIOS e os PARANINFOS ocuparam seus respectivos lugares no dispositivo e teve inicio ao empolgante ato das condecoração de Medalhas.

O Cerimonial anuncia:O CONSELHO DELIBERATIVO DA ASSOCIAÇÃO DOS EX-INTEGRANTES DAS FORÇAS DE PAZ DA ONU, RESOLVE CONFERIR A MEDALHA, ORDEM DO MÉRITO BATALHÃO SUEZ E PASSADOR -

MEDALHA SOLDADO DA PAZ E PASSADOR aos Agraciados.Concluída as condecorações, Os Paraninfos e os Recipiendiarios prestaram a Continência à Bandeira Nacional, que testemunhou a solenidade de condecoração dos Agraciados. 

Em seguida todos retornaram aos seus lugares. Ouvimos então a palavra do Senhor WILTON MELO GARCIA, Presidente da Associação Brasileira dos Integrantes do Batalhão, que discerniu a importância das Operações de Paz da ONU enaltecendo, em especial, a atuação do Batalhão Suez que participou da primeira Força de Paz da ONU com atuação no Oriente Médio e concluiu dizendo da importância do dever cumprido em todas as Missões de Paz que o Brasil participou e que ainda participa. 

Encerrando a Formatura, a Tropa desfilou à pé, motorizada e em Blindados, em Continência ao Comandante do Batalhão, ao Som do Dobrado SOLDADO DA PAZ de autoria do 1º sargento Músico DIMAS PEREIRA DE SOUZA, e Rompendo a Marcha ao som da Cação do BATALHÃO DO BATALHÃO de Autoria do Maj.EMÍLIO CARLOS DAVI DE ALMEIDA e do Cap. ANTÔNIO APARÍCIO GUIMARÃES. 

Todos os Ex Integrantes das Forças de Paz da ONU foram convidados a tomar lugar no Dispositivo para tomarem seus lugares, iniciando assim o Desfile Geral de encerramento. Logo após tudo consolidado, a voz do Cerimonial anuncia:

ESTÁ ENCERRADA A PRESENTE FORMATURA.O COMANDANTE DO BATALHÃO SARGENTO MAX WOLFF FILHO, AGRADECE A TODOS QUE COM SUAS PRESENÇAS ABRILHANTARAM A SOLENIDADE. 


Remetente: "Theodoro da Silva Junior" <theojr@terra.com.br> 
Data: Tue, 30 May 2006 19:33:21 GMT 


VOLTAR