NOTÍCIAS DE CURITIBA

VISITEM O NOSSO MUSEU

 

Acima foto da capa do Livro, exemplar à disposição dos interessados no Museu Btl.Suez, instalado nas dependências do Quartel 20º BIB- Bacacheri, em Curitiba..

Para visitar acervo do Museu, e quem sabe ler um pouco do Livro do Capelão Dourado e outros, você terá que agendar com o sr. ISIDORO BAÇON, Presidente da Associação dos Veteranos de Suez no Paraná, pelo Telefone:(41)3329-1095.

Salam Aleicom - Theodoro
 



Veja abaixo... Um breve texto-Comentário contido no Livro:


ORIENTE MÉDIO - Batalhão Suez, escrito pelo Capitão

Capelão do 10º Contingente- JOAQUIM DE JESUS DOURADO.

"Nossos rapazes são filhos de um pais em marcha. Ainda não parou. É força estudante. É mocidade. Amarrar os pés de Garrincha seria crime imperdoável. Prender os  músculos de nossa mocidade, obrigá-la a ficar esborrachada na areia, apática, semimorta, seria privá-la do direito de ter nascido num pais de liberdade. Se são irrequietos, alegres, lutadores, nossos rapazes, é deixá-los assim como nasceram. Ademais, são filhos dos trópicos, de sangue à flor da pele, e vivos como cabritos montanheses. Em nossa Pátria, quando um rapaz para, é porque está para morrer..." Magnífica resposta de um major do nosso simpático Batalhão Suez, a quem protestava contra as peladas e correrias de nossos soldados pela praia de Rafah.Palavras que traduzem fielmente a gostosa impressão que fica em nossa alma brasileira após "engolir" os rápidos e brilhantes capítulos deste novo livro de J.J.Dourado. Realmente. Talvez o sem querer, apenas descrevendo e comentando com singeleza e verdade afazeres e as folgas do nosso Batalhão Suez, juntamente com soldados de outras nações da ONU, o Autor nos faz amar mais a Terra em que nascemos e a liberdade em que vivemos. Dom precioso! Os soldados Iugoslavos que digam... Digam-no as mulheres do do velho Oriente, que valem menos que que uma galinha morta.... as mulheres soldados dos "Kibbutzim"... os indianos.... E como são interessantes e instrutivas as cenas do cotidiano daquele outro mundo. As mulheres menos queridas, e mais baratas que o camelos; a cândida inocência dos ladrões; o desfile de cidade e cidade, muitas delas bíblicas; os notáveis capítulos da visita ao Sinai. Outras facetas agradável destas páginas, é o sabor humano dos problemas e probleminhas de nossos patrícios, vivendo longe do Brasil; saudosos; inquietos; a cata de notícias; aventurando amores mal sucedidos; cantando, chorando, rezando, lutando, errando e acertando, mas sobretudo, conquistando sempre mais simpatias para nosso Brasil. Eis Oriente Médio; leitura leve, sadia, rica de ensinamentos, de beleza e de civismo.

Colaboração Theodoro da Silva Junior - 10º Contingente Btl.Suez - 1962

De: Theodoro da Silva Junior <theojr@terra.com.br>
Data: 19/09/2007 (09:51:41)
Assunto: COISAS DE SUEZ- Breve comentário LIVRO DE JJDOURADO


VOLTAR