Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Veteranos de Suez participam da Cerimônia alusiva


Texto e fotos - Israel Blajberg

Veteranos de Suez participam da Cerimônia alusiva ao Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto no Salão Nobre do Palácio Itamaraty, com a presença do Pres.LULA que também inaugurou a Exposição Holocausto Nunca Mais no Saguão do Museu Histórico e Diplomático.

Esta é a terceira vez que o Presidente comparece à cerimônia, sendo que nos dois anos anteriores, 2006 e 2007, participou dos eventos realizados em São Paulo.

Segundo o presidente Lula, “o holocausto deve ser lembrado com indignação por nós, pelos nossos filhos, pelos filhos dos nossos filhos e por todas as gerações futuras”.

Para o Presidente, “nós devemos promover os valores mais elevados da solidariedade: paz e tolerância. E transformar esses valores em ações concretas contra o anti-semitismo, os preconceitos de raça, religião e classe”.

Durante as cerimônias de que participou, o presidente Lula enfatizou os investimentos do governo federal para aprimorar os mecanismos de combate à discriminação, à intolerância e ao preconceito, por meio da atuação das Secretarias dos Direitos Humanos e de Promoção da Igualdade Racial e do Ministério da Justiça.

A data, celebrada oficialmente em 27 de janeiro, foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2005, para lembrar o dia da libertação dos prisioneiros do campo de concentração nazista de Auschwitz-Birkenau, no sul da Polônia, em 1945.

Em janeiro de 2007, a ONU adotou nova resolução condenando as declarações que negarem a ocorrência do Holocausto. O Brasil foi co-patrocinador dessa resolução, aprovada por consenso por mais de 100 países.
 

 
De: "theojr" <theojr@terra.com.br>
Data: Mon, 28 Jan 2008 13:33:38 -0200
Assunto: Veteranos de Suez participam da Cerimônia alusiva ao
Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

VOLTAR