LANÇAMENTO DO LIVRO

BATALHÃO SUEZ


 
de Fabiano Lopes <flbl@ibest.com.br> data 15/05/2008 14:50
assunto Convite para Lançamento do livro "BATALHÃO SUEZ"
 
 

FOTOS DO LANÇAMENTO DO LIVRO EM CURITIBA

de Henrique <pipa@onda.com.br> data 05/05/2008 08:40 - assunto Fw:  FOTOS DO LANC.LIVRO BTL.SUEZ - 3 MAIO 2008

 
Aconteceu em Curitiba no sábado pela manhã, dia 3 de maio 2008, o lançamento do livro "Batalhão Suez - História, Memória e Representação Coletiva" - Foi mais um marcante acontecimento que em muito contribuiu para o enriquecimento e afirmação da História dos soldados da Paz, cujo evento contou com a presença e participação de vários Boinas Azuis entre outras pessoas que prestigiaram o evento.

O Prof. FABIANO LUIS BUENO LOPES - autor do Livro, foi muito feliz ao promover o lançamento, pois o local escolhido não poderia ser outro mais festivo.
 
O evento aconteceu na chamada "Boca Maldita" de Curitiba, mais propriamente no Bar/Restaurante / Café da XV , local preferido dos Veteranos de Suez, e devido a alta freqüência de pessoas, principalmente aos sábados, onde sempre está reservado um cantinho para um bate papo amigo e alegre acompanhado de um Cafezinho, que deixa eufórico os companheiros da confraria Btl. Suez.

É lógico que algumas notícias entram em evidência, mas o momento gostoso desses encontros fica por conta das nostalgias dos tempos da Missão Suez/UNEF.
 
Deixo aqui o Convite para você, prezado amigo leitor, compareça aos sábados para bate-papo costumeiro e fraterno, saboreando um gostoso cafezinho curitibano.

Eu que tive o privilégio e a oportunidade de estar presente neste dia 3 de maio último, pude regozijar-me da companhia dos amigos Veteranos de Suez e ainda adquirir um exemplar do Livro, acima mencionado.
 
Sábado último, foi mais um momento oportuno e acolhedor, onde o Professor Fabiano alavancou mais um longo e importante passo na divulgação da história da Primeira e mais Longa Força de Paz da ONU. A História dos Boinas Azuis que cumpriram missão na Faixa de Gaza
no Período de 1957 a 1967.

Nesse encontro tivemos a presença e participação do ilustre convidado, nosso estimado Cel.Veiga, que, com sua simpatia e amizade engrandeceu e valorizou ainda mais o Lançamento do Livro.

Estava muito frio nas ruas de Curitiba, mas lá dentro do Bar/Café estava bem acolhedor sob todos os aspectos, não faltando alguns comentários e elogios sobre trechos do livro e das saudades dos companheiros ausentes.

Parabenizamos e agradecemos ao Prof. FABIANO pelo conteúdo e narrativas do Livro, temos certeza todos os leitores irão gostar e aproveitar a chance para mais um momento de aprendizado sobre nossos soldados em Suez.

O Professor Fabiano está envidando esforços na articulação para que dentro em breve, o Livro Chegue nas principais Livrarias das capitais do Brasil. Por enquanto ele considera importante acompanhar a reação e receptividade do nosso pessoal de Suez nos estados Paraná e Santa Catarina, para depois dar os próximos passos.

Aos interessados em receber o Livro via Correios, favor entrar em contato com o Professor Fabiano Luis Bueno Lopes, pelo e-MAIL: flbl@ibest.com.br. e Solicitar maiores informações. Ou então que compareçam na Solenidade do próximo dia 29 de maio, em Florianópolis, onde será inaugurada a Praça das Nações Unidas e o Monumento, Homenagem aos Soldados da Paz. O Prof.Fabiano estará na Solenidade autografando o Livro aos interessados.
 
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
OBS.:as fotos foram tiradas logo que chegamos, depois a turma de companheiros aumentou e o ambiente ficou cheio de muitas outras pessoas, nem dando tempo para mais fotos. O ANUAR CAHIM Soldado do 10º Contingente, chegou quando já estávamos nos despedindo. A foto com ele fica para uma próxima oportunidade.
 
de Theodoro da Silva Junior <theojr@terra.com.br>
data 05/05/2008 21:45
assunto COMENTÁRIO

 

 
( ABAIXO: REPRODUÇÃO DA MATÉRIA DA SEÇÃO DE " LIVRO " NA 1ª PÁGINA DO SITE )
 
 
 

AUTOR:
Fabiano Luis Bueno Lopes é Graduado, Mestre e doutorando em História pela Universidade Federal do Paraná. Desenvolve pesquisas em História Militar desde 2001, sendo autor de inúmeros artigos sobre o tema publicados em diversos periódicos no país.

SINOPSE:

O livro trata de aspectos relativos à memória histórica dos chamados Boinas Azuis, ex-participantes da I FENU (Primeira Força de Emergência das Nações Unidas) no Oriente Médio, força de paz criada para estabelecimento e manutenção da paz após a deflagração da Guerra de 1956 entre Israel e Egito. Os militares permaneceram na região até 1967, por ocasião do início da Guerra dos Seis Dias. Encerrada a missão, os jovens brasileiros retornaram para seu país, trazendo consigo uma experiência marcante que procuraram não esquecer. O trabalho buscou entender os elementos simbólicos construídos pelos veteranos do Batalhão Suez, nome pelo qual o contingente brasileiro ficou conhecido. Analisamos várias ações dos veteranos pertencentes a uma associação com sede em Curitiba e com vínculo com outras associações de Boinas Azuis espalhadas pelo Brasil, identificando aspectos relativos a formação de uma identidade comum aos indivíduos do grupo social, as maneiras como são lembradas as experiências, quais os objetivos presentes nos projetos da organização e de que modo ocorrem as relações com a sociedade, com o Exército Brasileiro e com o Governo.

Gostaria de informar a todos os amigos, colegas e demais interessados por História, o lançamento do livro de FABIANO LOPES, intitulado 'BATALHÃO SUEZ: Memória, história e representação coletiva', sobre a atuação de brasileiros na primeira Força de Emergência das Nações Unidas.

A distribuição está a cargo de Bárbara Vieira: tel. (41) 91132462 e em breve nas principais livrarias. Valor: R$ 25,00.

de Fabiano Lopes <flbl@ibest.com.br
data 26/04/2008 21:28
assunto LIVRO "BATALHÃO SUEZ" de FABIANO LOPES
 

VOLTAR