MUSEU SOLDADO DA PAZ


 

Fernando Vargas Neto e Theodoro da Silva Junior ( Placa Mapa da Faixa de Gaza ) 

        O Museu "Soldado da Paz" foi montado, em caráter permanente, pelo entusiasta  Boina Azul: ISIDORO BAÇON  do 4º Contingente;  atual Presidente da Associação do Paraná. 
        Esse Museu em formação, está montado numa sala especial, em local apropriado e cedido pelo Comando do 20º BIB.,( antigo 20º RI.),  que fica no bairro Bacacheri, em Curitiba, não muito distante da Praça das Nações, local dos eventos e   comemorações do dia da ONU, em todos os anos, no dia 24 de outubro.

        - Compareçam !

        - Visitem o nosso Museu !


Novo simpatizante:

Um outro destaque do evento foi a presença de um jovem baiano: Luiz Arthur Salviato Filho. Ele é filho de um Boina Azul, cabo do 18º Contingente,  já falecido, ele tem tem o mesmo nome do Pai: "Luiz Arthur Salviato". O jovem está cursando o último ano do curso de Jornalismo em Mato Grosso, e se propôs a defender sua tese escolar, com a monografia sobre o Batalhão Suez com dois fortes motivos: um deles obviamente porque é filho de um Boina Azul, e outro motivo, foi porque ele encontrou pela internet o site do Batalhão Suez e o convite divulgado. Interessado em participar, fez com que o jovem viesse a conhecer a parte da história viva e também da solenidade e do almoço de confraternização. Foi muito emocionante conversar com esse jovem e saber da sua luta, ele deixou uma ótima impressão pela vibração e interesse em saber tudo sobre o Batalhão.

Theodoro - 10º Contingente


VOLTAR