Dia Mundial da ONU - Curitiba, 24/10/2002


1. parte

        Foi com imensa satisfação que nós, membros da Associação dos Ex-Integrantes do Batalhão Suez/RS, recebemos o convite para participar das solenidades do dia da ONU em Curitiba - Pr. 

        Esta cerimônia, tradicionalmente organizada por nosso vibrante amigo ISIDORO BAÇON, já é uma tradição naquela cidade.
        Durante semanas organizamos a viagem com todos os problemas inerentes a tal tarefa, incluindo todas as medidas logísticas e econômicas. Reunimos um total de 45 participantes, entre "faraós" e familiares. Embarcamos para Curitiba com os corações cheios de entusiasmo e vibração. 
        Fomos recebidos fidalgamente por nossos colegas que lá vivem. No dia seguinte , depois de um sono reparador, estávamos à postos para o início dos trabalhos.
        Formatura, discursos, hasteamento das bandeiras, desfile com muito garbo, enfim, uma perfeita cerimônia cívico-militar para relembrar a nossa história as nossas tradições e principalmente os nossos ausentes que foram servir no pelotão de cima. Especialmente esses que não saem das nossas memórias.
        Depois fomos convidados para visitar o quartel do 20º BIB., repositório de relíquias tão caras a nós como o Museu do Btl SUEZ e também o impressionante monumento da patrulha do Sgt MAX WOLF FILHO, herói maior da FEB e do Brasil na Segunda Guerra Mundial.

        Depois de todas essas emoções fomos convidados para o tradicional almoço comemorativo no restaurante Dom Antonio em Santa Felicidade, tradicional reduto gastronômico de Curitiba. Foram horas de rememorações e lágrimas encontrando companheiros que há muito não víamos. (Ver segunda e terceira partes!)
        No final da tarde voltamos ainda ao Monumento aos Boinas Azuis para a cerimônia de descerramento das bandeiras. Deu-se início a longa viagem de volta, cansados mas cheios de alegria e fazendo planos para os próximos encontros de confraternização entre os veteranos.

Anexo vão fotos ilustrativas dos fatos mostrando duas delas parte do nosso grupo em frente ao Monumento dos Boinas Azuis, uma mostrando o desfile militar e a última em frente o restaurante Dom Antonio.

F.01 - Monumento dos Boinas Azuis - Curitiba

 

F.02 - Monumento dos Boinas Azuis - Curitiba

 

 Restaurante Dom Antonio - Santa Felicidade - Curitiba.

Breve seguem as partes dois e três com detalhes deste dia maravilhoso.
Um grande abraço aos amigos do nosso SITE!

Fernando Vargas
3º. pel da 7º. Cia Fzo, 20º. Contingente - Btl SUEZ.
Friday, November 08, 2002 9:25 PM
<fvargas@infolink.com.br>
 
------------------------------------------

 

Dia Mundial da ONU - Curitiba, 24/10/2002
 
2º parte


        Dentro das comemorações do dia da ONU em Curitiba tivemos um fato muito importante para pequena parte de nossa Associação ou seja, nós os Ex-integrantes do 3.pelotão da 7. companhia do 20º Contingente.
        Como sabem, éramos constituídos de 27 Soldados, 3 Cabos, 3 Terceiro Sargentos, 1 Segundo Sargento e 1 Primeiro Tenente Comandante do Pelotão. Um total de 35 Militares unidos por grande amizade. 
        Sempre tivemos a idéia de nos reunirmos outra vez para as lembranças de sempre mas, como sempre, é difícil contatar a todos. O advento da Internet facilitou muito. Temos falado por telefone com muitos deles.
        Em Curitiba tivemos a imensa satisfação de , depois de 35 anos, encontrar-nos com o nosso Comandante de Pelotão, o então, Primeiro Tenente ROBERTO JORDÃO DE LIMA , hoje Coronel da Reserva. Nunca esquecemos a serenidade e justeza de suas decisões, embora rígido quando necessário. Sempre pronto para ouvir os menos graduados. Êle compareceu ao nosso almoço e foi uma grande emoção o nosso reencontro. Estivemos juntos toda a tarde em confraternização rememorando aquela epopéia. Vários Soldados choraram na despedida e houve promessa por parte dêle de comparecer em uma de nossas próximas programações em PORTO ALEGRE.
        Na foto que testemunhou o encontro temos , da esquerda para a direita, os Companheiros: Merêncio, Sá Menezes, Ten JORDÃO, Wilton Mello, Dacorso, Linchewecz e Vargas.
 
 

    Esq.p/Dir.: Merêncio, Sá Menezes, Ten Jordão, Wilton Mello, Dacorso, Linchewecz e Vargas.

 
Um grande abraço aos amigos do nosso SITE!
Fernando Vargas.
3º. pelotão da 7º. Companhia de Fuzileiros do 20º. Contingente - Btl SUEZ.
fvargas@infolink.com.br


--------------------------------------

Dia Mundial da ONU - Curitiba, 24/10/2002
 
3º parte

Prezados companheiros:

        Esta terceira parte é de cunho mais pessoal. Mas, mesmo assim, creio ser do interesse de alguns que vivenciaram aquela data.
        Entre todas as alegrias daquele dia, tive o prazer de conhecer o THEODORO SILVA JUNIOR figura ímpar entre os nossos veteranos pelo seu entusiasmo, dedicação, e, como ele mesmo diz, vibração pela nossa causa.
        Causou-me uma forte impressão e é uma pessoa que podemos contar para nossas iniciativas e movimentos. Sua redação nos textos da página é excelente. Gostaria eu de escrever assim...
Aí vão duas fotos quando ele me mostrava o acervo do quartel do 20º BIB. Especialmente o mapa da Faixa com a posição dos nossos Fortes.


Fernando Vargas Neto e Theodoro da Silva Junior

Placa contendo o mapa da Faixa de Gaza ( No interior do Museu )

 

--------------------------------------------------

         No segundo parágrafo desta parte gostaria de contar uma passagem da nossa missão em SUEZ.

Olimpíadas da UNEF realizadas em maio de 1967 no Batalhão Indiano na Faixa de Gaza.
Na foto acima aparece o desfile da equipe Brasileira na cerimônia de abertura. O Sgt. ZANON, orgulhosamente, conduz a Bandeira.


        Corria o mês de maio de 1967 quando houve as Olimpíadas da UNEF., jogos que disputavam todos os países estacionados na Faixa de Gaza. Eu participava da equipe do Btl. Brasileiro como atleta de velocidade. Na época eu tinha o segundo melhor tempo do Batalhão nos 100 metros rasos. O primeiro lugar era imbatível e pertencia ao Terceiro Sargento LUIZ WALTER ZANON que já havia sido campeão da modalidade desde a EsSA. Para a competição de 4x100 metros participamos eu, o Sgt Zanon e mais dois colegas. Conseguimos o segundo lugar ou seja medalha de prata. O Sgt Zanon conseguiu ainda mais duas medalhas sendo 3. lugar nos 100 metros rasos e 2. lugar nos 200 metros rasos, ganhando um total de três medalhas sendo duas de prata e uma de bronze. Ganhamos as medalhas das mãos da esposa do General RIKHYE, comandante geral da UNEF.

 

Na foto acima estamos sendo premiados pelo segundo lugar no revezamento 4x100. A medalha está sendo entregue pela esposa do General Comandante da UNEF. O Sgt ZANON está recebendo a medalha e eu estou esperando minha vez sendo a quarto atleta à direita.


        Infelizmente, apenas alguns dias depois, foi iniciada a Guerra dos Seis Dias com os acontecimentos que todos já sabem. Minha barraca foi saqueada pelos soldados israelenses que tomaram nosso Forte enquanto estávamos prisioneiros. De mim roubaram apenas um relógio e a minha "sagrada" medalha de prata dos Jogos Olímpicos da UNEF... Só quem foi atleta amador pode avaliar a perda de tal relíquia!

--------------------------------------------------


        Passados 35 anos encontro neste dia memorável em Curitiba o velho companheiro LUIZ WALTER ZANON a quem não via desde o dia do nosso desembarque. Sabendo ele , por um telefonema anterior, o que me havia passado, causou-me grande surpresa ao dar-me de presente a sua medalha dos 4x100 metros alegando que ele havia ganho mais duas medalhas e poderia dar-me a única que me foi subtraída.
Fiquei muito emocionado pela gesto nobre do Zanon coisa que só se faria de pai para filho. Já lhe fiz, é claro, todos os agradecimentos pessoalmente, mas, aproveito para declarar minha amizade eterna ao grande companheiro!

        Aí vai a fotografia que tiramos juntos no restaurante Dom Antonio aparecendo o Zanon, de camisa azul, eu e o companheiro Irapuan de Ponta Grossa.

 

 Da esq.p/Dir.: Zanon , Fernando e Irapuan

        
        Por enquanto é só e ficamos na expectativa das próximas atividades.

Fernando Vargas
3º. pel da 7. Cia Fzo, 20º. Contingente - Btl SUEZ.  
Tue, 12 Nov 2002 23:03:57 -0200
<fvargas@infolink.com.br> 

VOLTAR