Cerimônia Comemorativa do dia Internacional

dos Servidores da Paz.


1ª reportagem

Esta é uma matéria preliminar pois pretendo completar este trabalho depois de receber as fotos oficiais da cerimônia tiradas pelo pessoal da ONU e que estarão disponíveis na próxima semana.

Foi realizada esta manhã, dia 29 de junho, Dia Internacional dos " Boinas Azuis" da ONU, no Palácio do Itamarati no Rio de Janeiro, uma solenidade promovida pelo Centro de Informações das Nações Unidas e pelo Grupo " Participação Brasileira em Missões de Paz " , que congrega militares e civis ex-integrantes de missões pacificadoras, além de estudiosos e interessados no assunto.

Na ocasião foi procedida a imposição da medalha norueguesa " Prêmio Internacional da Paz " a ex-integrantes das Forças de Manutenção de Paz das Nações Unidas laureadas com o Prêmio Nobel da Paz de 1988.

Os agraciados tiveram por Paraninfos o Diretor do Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil Sr Carlos dos Santos, Embaixadores Brasileiros e o Cônsul-Geral da Noruega Sr Torbjorn Holthe.

A cerimônia foi precedida de um lauto café da manhã onde confraternizaram os agraciados e convidados. Na ocasião mantive contacto com o venerando Monsenhor Maurílio César de Lima, capelão do 1º Contingente / Btl SUEZ , ainda na ativa com 84 anos de idade. Grande figura.

RELAÇÃO DOS AGRACIADOS:

1ª Força de Emergência das Nações Unidas:

General-de-Exército LUIZ GONZAGA SCHOEDER LESSA.

Coronel SYLVIO CHRISTO MISCOW.

Coronel HEITOR DA CUNHA TELLES DE MENDONÇA.

3º Sargento FERNANDO VARGAS NETO.

OPERAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS NO CONGO:

Major-Brigadeiro ALBERTO BALTAR.

Tenente-Coronel WERTHER SOUZA AGUIAR TEMPORAL.

MISSÃO DE OBSERVAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS NA INDIA E PAQUISTÃO:

Tenente-Coronel IVO DE ALBUQUERQUE.

 



Vista geral da solenidade com os agraciados de pé

Outra vista da solenidade

Cumprimentos após a solenidade.

O autor da reportagem na entrada do Centro de Informação das Nações Unidas no Palacio do Itamaratí - Rio de Janeiro.




Temos ao centro o representante das Nações Unidas no Brasil Sr Carlos dos Santos ( originário de Cabo Verde) e a direita o Sr Ten Cel Ivo de Albuquerque, grande incentivador da história das Forças de Paz no Brasil.

O autor da reportagem com o Cônsul Geral da Noruega no Rio de Janeiro Sr: Torbjorn Holthe. 

Thu, 29 May 2003 18:15:18 -0300
De: Fernando Vargas <fvargas@infolink.com.br>


VOLTAR