SEMANA DA PÁTRIA EM PORTO ALEGRE - RS


05/09/2003 - 07/09/2003

FOTOS -1 FOTOS 2 FOTOS 3 FOTOS 4 FOTOS 5 FOTOS 5

ACONTECEU....

        A linda e majestosa  PORTO ALEGRE foi o palco escolhido pelos deuses da  sabedoria e  das alegrias,  para a realização de alguns eventos cívicos ligados ao movimento e interesse dos Integrantes do Btl.Suez.

        Felizes os convidados especiais, vários integrantes do Btl.Suez, familiares, simpatizantes e a comunidade Gaúcha como um todo, participaram desses momentos, os quais serão por muito e muito tempo inesquecíveis, todas aquelas pessoas  foram dar o seu prestígio a uma série de empolgantes  eventos cívicos/sociais daquela bonita e aconchegante Capital do Sul do meu Brasil.

        Uma verdadeira demonstração de patriotismo, civismo, solidariedade e fraternidade.

        Tudo começou ao meio dia de 5 de setembro de 2003, com a receptividade dos anfitriões, ainda nos salões de desembarque do aeroporto internacional Salgado Filho,  uma recepção magnífica, amiga, fraterna, atenciosa, alegre, e descontraída - digna das tradições gaúchas.

        O Fernando Vargas Neto e sua Digníssima esposa Célia, lá estavam com aquela enorme simpatia e dedicação fidalga aos amigos por eles escolhidos.

        Foram os paraninfos daqueles que chegavam. 

        A grande personalidade STANS ZOUAIN FILHO, vindo de Vitória ES, se fazia acompanhar. Foi uma felicidade contagiante  aquela recepção, abraços calorosos e alegria ímpar, posteriormente iríamos todos recepcionar o outro Ilustre personagem da história do Exército contemporâneo, o Cearense -  Coronel WAGNER(Manoel Wagner de Araújo Freire), que se deslocou desde Brasília onde mora, para vir integrar-se ao Grupo de outros Soldados do Btl.Suez para as comemorações festivas alusivas à Semana da Pátria.

        A  Alegria e muita empolgação já faziam notar desde aquele instante, naquele grupo de pessoas, “capitaneadas” pelo fabuloso  FVargas.

        Antes mesmo de garantirmos alojamento num dos excelentes Hotéis de Porto Alegre, fomos conduzidos até a Alfaiataria Militar do Sr. Nilo,  para que recebêssemos o devido fardamento a ser utilizado nas solenidades cívicas, então programadas pelos companheiros e Diretoria da Associação Gaúcha alguns procedimentos iniciais foram necessários e posterior alojamento no magnífico Hotel Intercity Premium.

        Consolidadas as providências aproximava-se a grande hora, que era logo no inicio da noite.

        Ás 19:30 horas daquele memorável dia cinco de setembro, fomos conduzidos ao Salão Nobre do Edifício da GBOEX para a primeira de uma série de solenidades a que iríamos  participar.

        Para esta solenidade fomos agraciados com a MEDALHA ORDEM DO MÉRITO BATALHÃO SUEZ*.

        Naquele ambiente acolhedor, e antes do inicio da Seção solene, fomos apresentados para pessoas da mais alta importância para a história do Btl.Suez, Algumas autoridades, Presidente e Diretores  da Associação Btl.Suez, amigos e familiares. E muitos companheiros da Primeira Missão de Paz  da ONU. 

        Uma grata surpresa nos aguardava, fomos apresentado a Sra. Professora Eliana, Vice-Diretora da Escola Pública Estadual de Ensino Fundamental José de  Vasconcelos  Jardim, a qual demonstrou um enorme conhecimento e simpatia, bem como, muita empolgação pela história do Btl.Suez, certamente a maior propagadora entre  a classe estudantil de Porto Alegre, das Histórias do Btl.Suez e dos Feitos daquela Missão de Paz.

        A Professora Eliana deixou a todos profundamente gratificados, felizes e alegres por tanta receptividade, pela demonstração de carinho e conhecimento dos fatos que tanto marcou os soldados brasileiros em campos do deserto no Oriente Médio.

        Ficamos muito gratos por essa demonstração de apreço e sentimento humanitário que a professora espontaneamente demonstrou, e obviamente nos deixando envaidecidos e lisonjeados.

        Agradecemos, a ela e a todas as pessoas que com ela convivem e trabalham, por essa inesperada alegria. Deixamos aqui registrada a nossa eterna gratidão.

        E em seguida era iniciada a solenidade  cívica daquela noitada, que culminaria com o agraciamento da Medalha – “Ordem do Mérito Btl.Suez”. Foram os seguintes os Agraciados daquela noite....Coronel Manoel Wagner de Araújo Freire:  Stans Zouain Filho, Theodoro da Silva Junior: ... (Nota: deve aguardar a lista dos demais agraciados, pois no momento ainda não possuo)

        Essa solenidade, que foi apenas o inicio das tantas.outras da Semana da Pátria, estavam reservadas uma grande dosagem de emoções e muitas alegrias, uma vez que o ato de receber uma homenagem com uma medalha e Diploma tão importante e que muito nos orgulha, emociona a todos, e assim foi um momento em que todos os agraciados da noite se emocionavam à medida que iam sendo condecorados.

        Foi uma magnífica solenidade, na qual, e mais uma vez, pudemos contar com a Presença do Exmo.sr. Coronel LIMA DIAS, - Presidente de Honra da Associação Btl.Suez e Diretor Presidente do GBOEX, que ao fazer uso da palavra, novamente deixou a todos emocionados e encantados com seus bonitos, aguardados e incentivantes discursos, quando toda a platéia se emociona  e  todos se sentem ainda mais felizes.

        Como parte da solenidade ouvimos o Cântico do Hino Nacional Brasileiro bem como Bonito Hino Btl.Suez , de autoria do Soldado Wilton Melo Garcia.

        Superadas tantas emoções, após o encerramento da Seção, todos sorridentes e felizes fomos participar de um jantar de confraternização, encerrando assim o primeiro dia de tantas emoções, conhecimentos e surpresas agradáveis.

No segundo Dia, (06 de setembro), já bem cedinho, fomos acordados e iniciamos os preparativos para a participação do Desfile Cívico Escolar.

        Lá estavam novamente vários companheiros do Btl.Suez, felizes, comunicativos, e garbosamente ostentando o fardamento especial do grupamento e suas medalhas.

        Todos ao Comando do Coronel.ÍTALO MAINIERI  que comandou e conduziu o grupamento dos integrantes do Btl.Suez  desde o inicio do Desfile, até o encerramento, para gáudio da enorme platéia e estudantes que ali estavam assistindo e alguns também participando daquele evento de civismo e amor à Pátria.

        Cumprida essa etapa inicial, com enorme euforia e dedicação a Nobre Missão de estar representando esse grupo de Soldados da Paz, e terminado a solenidade, fomos dispensados, e assim tivemos um período livre, de algumas horas de folga, para passeios pela encantadora Porto Alegre.

        E assim dentro daquele espírito fraterno, descontraído e amigo, tão peculiar entre os todos os companheiros de SUEZ, fomos novamente conduzidos pelo simpático casal Vargas a mais um almoço de confraternização.

        A Noite daquele dia 06 de setembro estava reservada para outro grande momento, oportunidade em que iríamos reverenciar e Homenagear Seis heróis Nacionais, que registraram seus feitos e suas bravuras na História da humanidade, por terem sido protagonizantes de um acontecimento ímpar, num episódio da Guerra dos Seis Dias, que muito marcou nossa história Militar e demonstrou toda a bravura e resistência de Seis soldados do Batalhão Suez que sobreviveram a um ato de Guerra, dentro de  uma trincheira,  no conflito entre Árabes e Judeus.

        São eles os Bravos e destemidos  SEIS  DO  BURACO – Coronel  Manoel WAGNER de Araújo Freire, Fernando VARGAS Neto, João AUGUSTO Pereira de Souza:- Dr. Reneu KERBER: Sérgio Luiz de MESQUITA Cardoso, e  (aguardar o nome do sexto soldado)...

        Nessa  solenidade outros vários companheiros da Missão de Paz do Btl.Suez  do 20º Contingente, também marcaram suas presenças, entre os mais ilustres registramos a presença do General MAURER, do Coronel Ìtalo Mainieri, Aroldo Tadeu Feitas da Silva Presidente  da Associação e demais companheiros, todos eufóricos fomos levar nosso caloroso abraço e prestar nossa sincera homenagem àqueles  companheiros daquele episódio. 

        Na oportunidade  tivemos o grande privilégio de ouvirmos Histórias e mais Histórias sobre a Guerra dos Seis Dias, verdadeiros depoimentos da História que deixou a todos, mais uma vez encantados, mas, sobressaltados  diante de tantos testemunhos de bravura e coragem dos Soldados brasileiros que garantiram a sobrevivência de todos.

        São  histórias de acontecimentos inéditos ao conhecimento público, muitos fatos  ainda não foram publicados, mas  deveriam ser levado ao conhecimento em geral, pois todos os brasileiros iriam se orgulhar do espírito altaneiro e patriótico daqueles soldados, que embora vulneráveis ao grande perigo de vida naquele momento, com criatividade e muita iniciativa própria, souberam se impor diante os litigantes e assim demonstrar toda pujança militar do soldado brasileiro, que, ao não se intimidar diante da situação souberam garantir sua própria sobrevivência e garantia da Soberania Nacional. 

        Chegaram sãos e salvos à Porto Alegre, vários dias depois daqueles episódios, mas trouxeram na bagagem de conhecimentos uma enorme e exemplar contribuição Militar e exemplo de vida,  para o grande orgulho de todos os Brasileiros. 

        Faço aqui uma solicitação a todos aqueles que protagonizaram aquele momento histórico da Guerra dos Seis Dias, no caso e em especial do famoso episódio dos Seis da Trincheira, (ou dos Seis do Buraco), para que levem  ao conhecimento público toda história daquele momento, pois tenhamos a certeza que passaria a ser uma  exemplar demonstração de vida e de ensinamentos, tão importantes para a formação dos nossos Jovens, e futuros Soldados das Forças Armadas.

        Fatos Heróicos como os vivenciados pelos integrantes do 20º Contingente, naquela Guerra dos Seis Dias, deveriam ser repassados e ensinados  nos bancos escolares de Ensino Médio de todo o país. 

        Esse episódio, bem como toda História do Btl.Suez, faz parte da nostalgia necessária ao tão esperado resgate da Histórica participação Brasileira na Primeira e mais Longa Missão de Paz que o Exército brasileiro participou.

        Nessa mesma noitada do dia 6 de setembro,em que homenageávamos os Seis do Buraco, ao mesmo tempo em que assistíamos  ao bonito espetáculo do folclore gaúcho, e suas magníficas danças, que se desenvolvia no palco artístico, uma outra relevante e agradável ocorrência  estava acontecendo. 

        Era o Lançamento Oficial do espetacular livro – HISTÓRIAS DE SUEZ AVENTURA DOS NOSSOS SOLDADOS, escrito por STANS ZOUAIN FILHO, que procedente lá do Espírito Santo e sua encantadora cidade VITÓRIA, estava autografando seus exemplares direcionado ao público presente. 

        Foi realmente outro grande e verdadeiro sucesso esse empreendimento.

        Inúmeras pessoas faziam fila para assegurar o seu exemplar e conseguir uma dedicatória com autógrafo do Escritor.  Mais uma vez a demonstração de aprovação, carinho e apoio dos gaúchos se fez notar, fechando assim com chave de ouro mais uma noitada.

        No  dia 7 de Setembro, outro dia de novas e agora derradeiras emoções estavam reservadas. Na Avenida - no local pré-determinado, desde às 8:30 h, estava iniciando a concentração de todas as entidades, para o inicio do grande Desfile Cívico/Militar, alusivo ao DIA DA PÁTRIA o qual teve inicio pouco depois das 9:15 horas.

        Magnífico, imponente e muito vibrante todo esse Desfile, mas  ficamos restritos ao desempenho e a empolgação do enorme grupamento dos Soldados da Paz do Btl.Suez.

        Mais de  cem elementos da Associação dos Integrantes do Btl.Suez/RS, todos fardados igualmente, desfilaram garbosamente pelo longo trecho, até o seu final.  A medida que  íamos progredindo éramos recebidos  por  calorosos aplausos que vinham da população que assistia ao Desfile.  E  a cada salva de palmas todos os companheiros do Btl.Suez  se arrepiavam e mostravam ainda mais  garbo e disciplina na participação do Grupo.

        E assim de compasso firme e acertado, todos bem alinhados  chegamos ao final do Desfile, embora  suados e um pouco cansados,  todos vibravam de alegrias e contentamentos,  cumprimentavam-se novamente, mesmo sabendo que dali a pouco, estaríamos todos juntos   para o grande Almoço de confraternização.

        Após o Almoço o evento foi encerrado com chave de ouro com vários e inflamados

        Discursos das mais altas autoridades que ali estavam prestigiando a Diretoria da Associação Btl.Suez, Presidida  pelo companheiro AROLDO TADEU DA SILVA.

        Vários objetivos e planificações previstas para dentro em breve, como por exemplo a construção de um Monumento e outras benfeitorias, como um Museu e planos para outros eventos.

        Está de parabéns toda Diretoria e colaboradores da Associação Btl.Suez RS, pelo sucesso alcançado nas festividades alusivas à Semana da Pátria no Rio Grande do Sul. 

        Estão de parabéns todos aqueles que participaram das solenidades.

        A alegria e a fraternidade foi a marca maior reinante em todos os eventos.   

        Esperamos  que  no próximo ano muitos  outros integrantes do Btl.Suez de outros Municípios e outros Estados possam estar também participando e enriquecendo ainda mais o brilhantismo e o entusiasmo dos nossos companheiros de Suez de Porto Alegre.   

        VALE  A  PENA. 

 
Tue, 9 Sep 2003 02:01:34 -0300
De: Theodoro <theojunior@uol.com.br>

VOLTAR