O MEMORIAL " BATALHÃO SUEZ " DE PONTA GROSSA

Por Theodoro


Caros amigos Faraós:

        Encaminho-lhes reportagem e fotos do majestoso e  imponente monumento: "Memorial do BATALHÃO SUEZ" - projeto arquitetônico do nosso grande amigo Dr. Morihiro Suzuki (cabo na Missão Suez  do 10º Contingente) -   já está implantado, erguido e eternizado  na "Praça do Expedicionário" em Ponta Grossa/ PR. Várias pessoas das instituições gostaram e comentaram muito deste Memorial. 

Praça dos Expedicionários e Memorial Batalhão Suez



        Esclareço que já existe a "Praça Batalhão Suez" aqui em Ponta Grossa/PR situada noutro local da cidade. Ela é pequena e possui um limitadíssimo espaço onde seria construído, logo de início, o monumento. Porém, a Prefeitura e a Câmara Municipal resolveram reunir, num único local ("Praça do Expedicionário"), dois monumentos: "Soldado da Paz" e  "F.E.B.".    

        Informo-lhes que somente no dia 20 de novembro de 2003 é que fiquei sabendo que o Monumento dos Pracinhas da F.E.B., está sendo construído nos mesmos padrões do Monumento Batalhão Suez.          

        Garantiu-me a assessoria do Sr. Prefeito Municipal que não haverá problema algum e que já foram tomadas todas as providências, estando pois acertados todos os detalhes.

        Portanto a "Praça do Expedicionário" vai estar comportando dois monumentos que contam a história do Exército Brasileiro. Cada memorial conterá placas elucidativas às suas respectivas histórias.

        Está criada a grande expectativa para a breve inauguração dos monumentos! Contudo, ainda não existe uma data definida. 

        Agora fica faltando o ato inaugural - já prometido - o qual só estará faltando marcar a data e ultimar todos os detalhes. Certamente teremos a Banda do Exército, discursos e muitos agradecimentos, com os calorosos abraços dos Boinas Azuis.

        De nossa parte estaremos aguardando atentos a comunicação da Prefeitura para que possamos ultimar os detalhes e em seguida divulgaremos a programação para conhecimento de todos. 

        Esperamos, é óbvio, poder contar com o apoio de todos os Boinas Azuis do Brasil, uma vez que essa conquista, para nós do Paraná e em especial para o pessoal de Ponta Grossa, é uma grande honra e sentimo-nos lisonjeados, apesar de que foi uma longa luta, e agora se transforma numa conquista de todos os soldados da Paz.

        Uma alegria Geral que valeu a pena esperar !

        Concluindo, quero lembrar a todos que no dia 19 de novembro último, participei de uma solenidade Pública alusiva ao "Dia da Bandeira Nacional" então, rendo aqui minha saudação e homenagem a todos os companheiros, deste meu Brasil Varonil, com minha continência.

Até logo mais,
TheodoroTheodoro <theojunior@uol.com.br> 
Data: Sat, 22 Nov 2003 15:19:05 -0200


O Partido Plástico do Memorial " Batalhão Suez "

        Durante o período noturno o memorial fica ainda mais bonito por decorrência da iluminação, que reflete debaixo para cima, dando um maior glamour ao ambiente  da praça central da cidade, que é percurso obrigatório para quem vai do centro da cidade a Prefeitura Municipal,  vice-versa.

1) O conjunto representa composição de formas, significando as Forças Armadas:

     a) Força de Infantaria;
     b) Apoio da Aeronáutica, e;
     c)Apoio da Marinha.
2) Colunas verticais que representam as quatro Companhias do Batalhão Suez, (     CCS, 7º, 8º e 9º Cias.) ao mesmo tempo que representa o desensarilhamento de     armas:
 
    a) Armas em descanso, significando a desnecessidade de uso delas, e;
    b) Em cor branca representando a Paz.

     

     

Theodoro <theojunior@uol.com.br
Data: Thu, 20 Nov 2003 01:46:40 -0200

CONVITE

Memorial do Batalhão Suez

 

        No dia 28 de novembro de 2003, terá ínicio em nossa cidade de Ponta Grossa, mais uma "Festa do Chop Escuro" - é a chamada: "MŰCHEM FEST"- É um evento já tradicional em Ponta Grossa e muito parecido com a "OUCTUBRE FEST DE BLUMENAU-SC."

        No caso, em Ponta Grossa, o Chop é escuro enquanto em Blumenau o Chop é claro, mas a animação é muito boa e promete  se repetir o sucesso dos anos anteriores, período em que acontece o afluxo de um grande número de pessoas. Na verdade, são duas semanas de muita festa e folia para o qual a cidade sempre espera poder receber turistas. 

        Para ir ao centro de Eventos - local da Müchem Fest -  a maioria das pessoas passarão ao lado do monumento e será então, sem dúvida, uma grande oportunidade para visita e maior divulgação. Todos terão a oportunidade de conhecer o histórico do Memorial do Batalhão Suez. Quem sabe não teria sido o principal motivo que a Prefeitura tenha decidido ergue-lo ali e não noutro local a que estava destinado !!!!.

        A linda obra do Memorial,  já vem sendo comentada nos meios de comunicação e imprensa como um todo, sem dizer da população local.

TSJ

Theodoro <theojunior@uol.com.br> 
Data: Thu, 20 Nov 2003 01:46:40 -0200

VOLTAR