COMEMORAÇÃO DO 58º ANIVERSÁRIO DA ONU - 24/10/2003 EM CURITIBA


CORONEL DA VEIGA E A PALESTRA

 

Caros amigos:


Nosso encontro "Boina Azul - Soldados da Paz " em Curitiba, foi maravilhoso se transformou num acontecimento muito especial e super alegre.

Foi um acontecimento de muito brilhantismo, recheado de gostosas, inusitadas e emocionantes surpresas.

Primeiramente, é claro, a enorme satisfação dos reencontros entre os "Faraós", de todos os contingentes, tanto entre nós daqui do PR, bem como e especialmente com os amigos de outras cidades e estados que há muito não nos víamos.

Um número grandioso de companheiros, familiares e autoridades estiveram prestigiando o evento.

Houve encontros e reencontros memoráveis, porém o pessoal do 10º Contingente, e o pessoal do 14º Contingente foram os mais efusivos e acalorados, não obstante as alegrias de todos ali presente. 

A maior alegria para o pessoal do 10º Contingente, a qual foi uma grata surpresa e pura emoção, foi rever o Cabo GODINHO, pois desde fevereiro de 1963 nunca mais soubemos notícias dele, e hoje lá estava ele radiante, alegre e feliz, cumprimentando e abraçando a todos.

Foi bastante emocionante os abraços e salamaques com aquele velho amigo de deserto, decorridos mais de 42 anos. O Velho amigo, Cabo Godinho se mantém em boa forma física, está residindo em Cuiabá-MT, e aqui esteve trazendo tanta alegria.

A outra enorme emoção e alegria, foi o reencontro com o Cabo Alaumi (também do 10º Contingente), que mora em MAFRA. Ele estava super emocionado, nem conseguia falar normalmente, e derramava lágrimas a todo instante.

Desta vez a maior representatividade focou por conta do pessoal do 14º Contingente que até chegaram a chamar atenção aos demais que ali se encontravam, devido a alegria e euforia contagiantes daqueles companheiros.

Tivemos o enorme prazer também em receber e abraçar outros vários companheiros de outros estados e de outras cidades, numa mistura de cumprimentos vibrantes e descontraídos, especialmente os velhos amigos "Faraós" de SC, MT, SP, RJ, e também dois gaúchos, e outros mais da região , muitos que ainda não tínhamos tido o prazer de conhece-los.

Nas nossas conversas evidenciou-se as recordações de toda ordem, ligadas ao eterno Btl.Suez e dos tempos de Faixa de Gaza, das durezas dos serviços na fronteira, ora aquele calor enorme, ora aquele frio exagerado, e até das mancadas, das gravatadas e de algumas alterações de caserna, um ou outro acontecimento dos saudosos passeios ao Cairo, de Beirute, Gaza, etc.

Uns riam das tantas recordações, outros se emocionavam ao saber noticias de alguns companheiros, adoentados, e dos que já se foram desta vida.

Evidentemente imperou as boas lembranças daqueles tempos. Tudo fazia parte do grande espetáculo das recordações.

Outra grata surpresa foi a honrosa presença dos Boinas Azuis que serviram na Missão de Paz da ONU em Angola , Timor Leste, e Bósnia.

O Coronel Aroldo J.M. da Veiga, entusiasta como sempre, foi o show à parte com suas vibrantes palavras, na alocução oficial do evento, que culminou com uma homenagem póstuma, inclusive o toque de silêncio executado pelo corneteiro do 20º BIB, "in memorian" ao brasileiro e Alto Comissário da ONU, SÉRGIO VIERA DE MELLO, morto, covardemente, em atentado terrorista no Iraque. Foi um momento de reflexão, muito respeito e tristezas.

Na seqüência ouvimos as orações alusivas a data e aos que integraram a ONU, na palavra do pastor João Lamarques, que integrou o 20º Contingente, para louvor a Deus em agradecimentos de muitas graças recebidas. Também foi brilhante e necessário esse momento. 

Porém uma alegria inusitada, ainda estava para acontecer, foi a participação de um Artista, que infelizmente não registrei seu nome, o qual se apresentou e emocionou à todos. Inicialmente, num breve discurso, prestando uma homenagem e uma saudação especial ao Soldado Brasileiro, enaltecendo os méritos e a bravura daqueles que cumpriram missão no exterior, para em seguida interpretar, cantando, com uma bonita voz, a melodia GIOCONDA, cuja letra fala de amor de um soldado brasileiro por uma italiana, deixado nos campos da Itália, na 2ºGuerra Mundial. 

Essa música, eu a conhecia interpretada por Vicente Celestino, muito bonita. O artista ao concluir a canção, arrancou dos amigos e convidados especiais, ali presentes, estridentes aplausos, cuja reação chegou ao delírio. Espontaneamente aplaudíamos entusiasticamente aquele artista, sendo que muitos amigos, ali presente, chegaram as lágrimas.

Foi um grande e marcante momento de pura emoção, tanto pela bonita interpretação do artista e seu violão, bem como pelo entusiasmo dos Boinas Azuis alí presentes, outra forte e marcante emoção pela surpresa alegre e inesperada.

Ainda tivemos o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado do Paraná, da ONU e das demais nações que contribuíram com Contingentes na primeira missão de paz que o mundo conheceu, que foi a missão da UNEF, no Oriente Médio. 

Na seqüência o cântico do Hino Nacional Brasileiro, e para encerrar aquele evento, aconteceu o tradicional desfile militar, desta vez com a participação dos Boinas Azuis de Angola, Timor Leste e Bósnia, ao comando do Cel. Da Veiga, de um pelotão de alunos do Colégio Militar do PR, de um pelotão do Exército (20º BIB), a banda de música do mesmo 20º BIB, e os 78 companheiros boinas azuis do BTL.SUEZ de todo o Brasil.

Foi um magnífico evento, alegre, festivo e participativo, de muita emoção.

Depois fomos ao tradicional almoço de confraternização, no Restaurante Dom Antonio , em Santa Felicidade, que durou até por volta das 15;30 horas, e para concluir formamos uma caravana e fomos visitar o nosso museu "Soldado da Paz", no interior do Quartel 20º BIB, cujo museu se transformou num importante espaço físico/cultural de alto nível, reservado ao resgate da nossa história da missão de paz no Egito, e onde nossa nostalgia está perpetuada e à inteira disposição para visitação pública e/ou pesquisa aos interessados na história dos "Soldados da Paz".

Ás 18:00 horas, voltamos ao cenário das emoções da manhã, na Praça das Nações, para o ato do descerramento das Bandeiras, ... logo após as emoções finais das despedidas, com a renovação das eternas promessas de retorno no próximo ano, e na mesma data.

Certamente todos, ao retornarem aos seus lares, partiram com o coração carregados de alegrias e renovadas esperanças.

O evento de hoje 24/10/2003 foi uma felicidade completa que serviu para solidificar, ainda mais, as amizades das Missões de Paz, sempre enaltecendo o grande espírito solidário de grande amizade entre todos os eternos soldados da Paz.

Quem não pode vir, não sabe o que estava perdendo.

BRASIL ACIMA DE TUDO.

Sat, 25 Oct 2003 05:14:15 -0200
De: Theodoro <theojunior@uol.com.br> 


Convite do Dia da ONU em Curitiba

Em anexo, encaminho o Convite da Associação do PR, relativo as Festividades e Programação, alusiva ao DIA DAS NAÇÕES UNIDAS - 58º ANIVERSÁRIO DA ONU. 14ª Festividade alusiva a data no Monumento AOS SOLDADOS DA PAZ em Curitiba.

        Neste ano a novidade será a Homenagem ao brasileiro SERGIO VIEIRA DE MELLO, morto em Bagdá a Serviço da ONU. 

        Assim que eu tiver condições e novidades sobre o evento estarei encaminhando para conhecimento de todos.

Theodoro


VOLTAR