O.N.U. 

O BRASIL NA ONU


Em 24 de outubro de 1945 - portanto há mais de 56 anos - foi instituída a ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS(ONU), com o objetivo de promover a paz e a segurança das nações. Em 1947, foi realizada a Primeira Sessão Especial da Assembléia Geral da ONU. O Discurso de abertura foi feito pelo Chefe da Delegação do Brasil, o Chanceler OSWALDO ARANHA. - Por isso, e desde então, é sempre um brasileiro que faz o discurso da abertura dessas Sessões, todos os anos.

Secretários da ONU e o Batalhão Suez

Para nós que integramos no Batalhão Suez, entre todos os Secretários Gerais da ONU, somente três deles, tem tudo a ver com nossa história:

DAG HMMARSKJOLD - Secretário-Geral da ONU de 10 de abril de 1953 a 18 de setembro de 1961, foi na gestão dele que foi criada a UNEF. Ele visitou a 1º Força de Paz no Egito

U - THAN - Secretário-Geral das Nações Unidas de 1961 a 1971 que foi precipitado (ou mal intencionado - é dúvida mesmo) ao aceitar friamente e sem discussão alguma, a retirada da UNEF, atitude impensada que originou a Guerra dos Seis dias. 

JAVIER PERES DE CUELAR - assumiu o cargo de Secretário-Geral da ONU, de 1º de janeiro de 1982 a 1º de janeiro de 1987. Foi ele quem recebeu o Premio Nobel da Paz em 1988 do qual nos diz respeito e nos orgulha.

(Colaboração Theodoro)


VOLTAR