ONU AOS 60 ANOS: é preciso reagir aos novos desafios

Nesta segunda-feira,24 de outubro -2005,  na sede da ONU em Nova York e várias outras cidades do mundo,inclusive CURITIBA-PR, uma série de eventos e cerimônias marcaram a passagem dos 60 anos da Organização das Nações Unidas.

 

60 ANOS

Texto da Mensagem do Secretário-Geral da ONU, Kofi Annan, por ocasião do Dia das Nações Unidas.

 

A data coincide com a entrada em vigor da Carta das Nações Unidas, no dia 24 de outubro de 1945.

Em Nova York, as celebrações incluíram várias atividades culturais, como um concerto da Royal Philharmonic de Estocolmo no saguão da Assembléia-Geral, além de um encontro simbólico, onde se ouviu o sino da harmonia.

No encontro, o Secretário-Geral Kofi Annan destacou que o mundo mudou muito em 60 anos, mas nem por isso deixou de precisar de uma entidade como a ONU para promover a paz e o desenvolvimento.

- As Nações Unidas devem refletir esta nova era e reagir aos seus desafios, primeiro e antes de tudo, reconhecendo que centenas de milhões de pessoas encontram-se indefesas contra a fome, as doenças e a degradação ambiental, apesar do mundo dispor de meios para lidar com isto, comentou o Secretário-Geral da ONU.

Kofi Annan acrescentou que o encontro de cúpula mundial de setembro passado foi um esforço para enfrentar estes problemas, mas muitos outros, como as alterações climáticas, a proliferação e o desarmamento nuclear continuam a espera de soluções.

Isto, por outro lado, deve ser responsabilidade não só da ONU e dos governos, mas de todos os habitantes do planeta.

- Hoje, quando celebramos os 60 anos dessa nossa indispensável instituição, prometo fazer a minha parte e acredito que vocês, como cidadãos do mundo, também farão a sua, concluiu Kofi Annan, no 60º aniversário das Nações Unidas.

 

60 ANOS

No dia das Nações Unidas.

ONU: 60 anos de realizações

O Secretário-Geral da ONU, Kofi Annan aproveitou a ocasião das celebrações do sexagésimo aniversário das Nações Unidas, na segunda-feira, para fazer um balanço dos progressos alcançados e salientar os problemas a enfrentar no futuro.

- As Nações Unidas devem reflectir esta nova era e responder aos seus desafios que incluem os milhões de pessoas sem defesa contra a fome, doenças, e degradação do ambiente, apesar do mundo dispor dos meios para os ajudar, disse Kofi Annan.

No final da tarde houve uma dedicação do restauro da janela de paz, feita pelo artista Marc Chagall, que tinha sido instalada em 1964 em honra do ex-Secretário-Geral das Nações Unidas, Dag Hammarskjold.

A ONU existe formalmente desde 24 de Outubro de 1945 quando entrou em vigor a Carta das Nações Unidas assinada em São Francisco e conta com 191 Estados membros.

 

De:Theodoro da Silva Junior <theojr@terra.com.br> 
Data: 25/10/2005 (20:25:18)


VOLTAR