ONU

DIA DAS NAÇÕES UNIDAS - 62 ANOS...

 

UN  - ONU

"Organização das Nações Unidas"  

A Segunda Guerra Mundial relançou a idéia da criação de um organismo supranacional(ou Internacional) capaz de arbitrar conflitos, de impedir a resolução de problemas de relacionamento entre estados pelo recurso às armas, de garantir a igualdade entre os estados e de fazer respeitar os direitos humanos. Foi com esses propósitos que, em 1945, representantes de 50 países se reuniram em São Francisco, EUA, para redigir a Carta das Nações Unidas.

A Organização das Nações Unidas existe oficialmente desde 24 de Outubro de 1945, data em que a Carta Magna da ONU foi assinada por 50 países como a China, a França, a União Soviética, os Estados Unidos, Reino Unido e o Brasil. 

Hoje, a ONU conta com 192 estados membros. 

 

      24 de Outubro Comemoramos o Dia das Nações Unidas.     

Criada em 24 de Outubro de 1945 com o intuito de "preservar as gerações futuras do flagelo da Guerra")! É um organismo internacional que ao longo da sua "Vida" tem desenvolvido ações em numerosos domínios, como sejam o político, econômico e social. Quando da sua criação a ONU, contava com 50 Países, que foram considerados como  membros originários.

A ONU  conta nos dias de hoje, 2007, com 192 Estados Membros. 

Há 62 anos, entrava em vigor a Carta das Nações Unidas,  então o dia 24 de Outubro de 1945. Esta data corresponde oficialmente ao dia da criação da Organização das Nações Unidas (ONU), cujo principal objetivo é facilitar a cooperação entre países, no âmbito do direito internacional, segurança, desenvolvimento econômico e igualdade social.

A ONU foi fundada para prevenir e intervir no caso de conflitos entre as nações e tem atualmente 192 países membros.

Das inovações introduzidas pela ONU, destaca-se a Declaração Universal dos Direitos do Homem que define a base dos direitos humanos e é, segundo o Guiness, o documento traduzido no maior número de idiomas.

Também os mercados financeiros simbolizam de certa maneira a união dos povos, ao serem um dos expoentes máximos desta "aldeia global" em que vivemos. Prova disso é o fato de ser comum os traders, independentemente do país onde vivem, investirem nos mercados internacionais.

Nestes mercados encontram-se também as economias emergentes que têm provado a sua capacidade de sustentar elevadas taxas de crescimento e atrair capitais. Para incentivar este crescimento e fomentar a estabilidade lançam-se grandes desafios sócio-econômicos e governativos.

A ONU ao assegurar estabilidade e segurança nos vários países, contribui para que todos os mercados possam funcionar de uma forma eficaz, permitindo aos investidores beneficiar do potencial além fronteiras.

Situada ao longo de East River (Manhattan), cidade de New York, nos EUA, em cima, na imagem, o Quartel-General das Nações Unidas! Esta Organização cumpre no Dia 24 outubro 2007, 62 anos de existência .

 A ONU é constituída por seis órgãos principais: A Assembléia Geral, o Conselho de Segurança, o Secretariado, o Tribunal Internacional de Justiça (único que não está situado na sede da Organização em Nova Iorque, mas sim em Haia, na Holanda), o Conselho Econômico e o Conselho de Tutela!

 

de Theodoro da Silva Junior <theojr@terra.com.br>
data 13/10/2007 21:03
assunto "ANIVERSÁRIO DA ONU" -


VOLTAR