HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONAL DOS BOINAS AZUIS DA ONU


 
 

29 DE MAIO. HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONAL DOS BOINAS AZUIS DA ONU

 
Foto - Soldados de Força de Paz da ONU na ERITRÉIA

 
Boinas azuis ou também capacetes azuis, são nomes pelos quais são conhecidas as tropas multinacionais que servem nas Forças de Paz da ONU para a resolução de conflitos internacionais em países envolvidos em conturbação social.

Tais nomes são devidos ao fato de que essas tropas utilizam como cobertura (nome que se dá, militarmente, aos chapéus, bonés, boinas e capacetes) boinas e capacetes na cor azul, a mesma da bandeira da ONU.

Medalha Dag Hammarskjöld

Em 1997, ano do aniversário de 50 anos da existência de missões de paz, o Conselho de Segurança das Nações Unidas criou por meio de resolução a medalha Dag Hammarskjöld, uma comenda entregue àqueles que perderam suas vidas em missões de manutenção da paz das Nações Unidas.

A primeira medalha foi entregue pelo Secretário-Geral Kofi Annan à família do segundo a ocupar o posto de Secretário-Geral das Nações Unidas, Dag Hammarskjöld, que perdera sua vida em 1961 na queda de um avião enquanto buscava terminar o conflito no Congo.

Outras duas medalhas foram entregues na mesma ocasião: uma para a família do comandante René de Labarrière, o primeiro a morrer em uma missão de paz em 6 de julho de 1948, e outra para a família do Conde Folke Bernadotte, que foi assassinado em Jerusalém quando exercia a função de mediador para a resolução da questão palestina em 17 de setembro de 1948.

Recebimento do Prêmio Nobel
O Comitê do Nobel do Parlamento Norueguês outorgou, em 29 de Setembro de 1988, o Prêmio Nobel da Paz às Forças de Paz das Nações Unidas.

A 10 de Dezembro de 1988, na cidade de Oslo, com a presença do Rei da Noruega, Família Real e altas autoridades internacionais, foi procedida à entrega do prêmio ao Exmo.sr.dr. Javier Perez de Cuellar, Secretário da ONU, em nome das Forças de Paz das Nações Unidas. Na oportunidade, o Diretor do Comitê do Nobel proferiu a seguinte menção:

a.. A entrega do Prêmio Nobel da Paz às Forças de Paz das Nações Unidas, infelizmente, para nós, é um lembrete de que a paz não é uma coisa fácil aqui no nosso mundo.
b.. A paz tem que ser protegida ativamente e esta proteção tem o seu preço.
c.. Setecentos e trinta e três jovens sacrificaram suas vidas a serviços do tipo específico de preservação da paz que está sendo considerada aqui!

 
de Theodoro da Silva Junior <theojr@terra.com.br>
data 17/04/2008 14:15
assunto Boinas azuis ou também capacetes azuis- HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONAL DOS BOINAS AZUIS DA ONU.eml
3K Visualizar Baixar
 
 

VOLTAR