ONU

PORQUE DIA 24 DE OUTUBRO É O DIA DAS NAÇÕES UNIDAS


O dia 24 de outubro é o dia das Nações Unidas porque foi exatamente nessa data, no ano de 1945, que a Organização passou a existir oficialmente.

Em 1945, quando o mundo comemorava o fim da II Guerra Mundial, foi realizada, em São Francisco (EUA), a Conferência das Nações Unidas sobre Organização Internacional, com a presença de 50 países, inclusive o Brasil.

Desse encontro, resultou um documento chamado Carta das Nações Unidas, assinado pelos 50 países participantes, que se comprometiam a manter a paz, defender os direitos humanos e as liberdades fundamentais, além de promover o desenvolvimento dos países no mundo todo. Assim nasceu a Organização das Nações Unidas - ONU.

Na verdade, ela veio substituir a Liga das Nações, que havia surgido no final da Primeira Guerra Mundial, com finalidade parecida.

Atualmente, a ONU conta com 189 das 192 nações existentes no planeta. A paz e a segurança são os objetivos principais em todas as suas iniciativas.

Uma prova disso foi que, em 1988, as forças de manutenção de paz das Nações Unidas ganharam o "Prêmio Nobel da Paz", pelo seu empenho em preservar a harmonia entre os povos.

 

de Theodoro da Silva Junior <theojr@terra.com.br>
data 22/10/2007 22:10
assunto PORQUE 24 OUTUBRO É O DIA DA ONU???


VOLTAR