" Os brasileiros desconhecem esse prêmio trazido para o Brasil pelos Soldados da Paz, porque não houve interesse em divulga-lo e nem de coloca-lo nos livros escolares e nas enciclopédias, para que os nossos jovens pudessem tomar conhecimento dos feitos desses brasileiros desconhecidos; mas..." ( Dacilio de Abreu Magalhães )
P R Ê M I O N O B E L D A P A Z
O Comitê do Nobel do Parlamento Norueguês outorgou, em 29 de setembro de l988, o Prêmio Nobel da Paz às Forças de Paz das Nações Unidas.
A 10 de dezembro de l988, na cidade de Oslo, com a presença do Rei da Noruega, Família Real e altas autoridades internacionais, foi procedida à entrega do prêmio ao Exmo.sr.dr. Javier Perez de Cuellar, Secretário da ONU, em nome das Forças de Paz das Nações Unidas.
Na oportunidade, o Diretor do Comitê do Nobel proferiu a seguinte menção:
- A entrega do Prêmio Nobel da Paz às Forças de Paz das Nações Unidas, infelizmente, para nós, é um lembrete de que a paz não é uma coisa fácil aqui no nosso mundo.
- A paz tem que ser protegida ativamente e esta proteção tem o seu preço.
- Setecentos e trinta e três jovens sacrificaram suas vidas a serviços do tipo específico de preservação da paz que está sendo considerada aqui !
- O Comitê do Nobel Norueguês está reunido em homenagem a esses jovens.
- Eles vieram de vários países e tinham origens diversas, mas estavam unidos numa coisa, estavam dispostos a dedicar sua juventude e energia a serviço da paz.
- Eles se apresentaram como voluntários, sabendo que poderia haver muito risco, e foi seu destino pagar o maior preço possível para o ser humano.
- Nós homenageamos pela sua contribuição desinteressada e nos unimos às famílias na tristeza da morte prematura de seus entes queridos.
- Invocamos a paz em memória desses jovens com muita gratidão e respeito.
- Por razões óbvias, são exatamente os jovens que hoje em dia se sentem impotentes ao se defrontarem com as forças que pode ajudar o desenvolvimento de nosso mundo.
- É fácil desistir, é difícil conservar o otimismo.
- Ás vezes não está claro que existe a possibilidade de fazer alguma coisa a todos os jovens que sentem a situação dessa forma.
A todos eles eu faria uma pergunta, a pergunta do jovem poeta norueguês em seu poema dedicado à juventude:
“Quando é que você pode perguntar desesperadamente qual é a minha arma !”E assim é que um jovem ganhador do Prêmio Nobel hasteia a sua bandeira das Nações Unidas e responde com as palavras de um poema escrito por um dos nossos jovens mortos:
“ Esta é a espada que você pode empunhar na sua luta. A fé nesta vida e no direito humano concedido por Deus e um futuro para todos. Procure e escolha a fé, morra se for necessário, proteja e use a sua fé no silêncio da noite e, com este espírito, afaste as idéias que fazem você duvidar de sua fé. Então, e somente então, cessarão todos os combates. Só a dignidade do ser humano é capaz de nos dar a paz verdadeira”
Palavras de agradecimento do Exmo.sr.dr. Javier Peres de Cuellar, Secretário de Segurança da ONU:
Sua Majestade, suas Altezas Reais, senhor Presidente, Autoridades, Senhoras e Senhores.
Eu gostaria de agradecerão senhor diretor à aos outros membros do Comitê Norueguês do Nobel pelo prêmio que hoje recebi em nome das Forças de Paz das Nações Unidas.
Gostaria, também de homenagear a memória de nosso amigo “NOBEL”, o visionário escandinavo – sua dedicação ao desenvolvimento da paz contínua no prêmio que ele tão generosamente criou.
É um prazer especial receber esse prêmio na Noruega que tem dado tanto apoio às Nações Unidas e que formaram à Organização o seu primeiro secretário geral Trygave Lie.
A escolha da Forças de Paz das Nações Unidas para o Prêmio Nobel da Paz é o reconhecimento de uma idéia muito original e poderá ser uma homenagem brilhante àqueles que a tornaram realidade.
A Técnica conhecida como preservação da paz utiliza soldados como instrumentos de paz ao invés de instrumento de guerra. Ela introduz na esfera militar o princípio da não violência. Ela nos dá uma alternativa honrosa ao conflito e um meio de reduzir a extensão e a luta, de forma que uma solução possa ser procurada através de negociações.
Nunca, antes na história, as forças militares tinham sido empregadas internacionalmente sem os objetivos de ganhar a guerra, dominar, servir aos interesses do poder ou de um grupo de poderes, e sim para impedir conflitos entre os povos.
As forças de paz simbolizam isto. Elas atendem aos desejos de paz da comunidade e representam a expressão imparcial e pratica deste desejo.
A escolha das Forças de Paz para o Prêmio Nobel ilumina a esperança e reforça a promessa contida neste conceito extraordinário.
- Muito obrigado.
F O R Ç A S D E
P A Z
Os escolhidos pelo Comitê Nobel da Noruega para receber o Prêmio Nobel da Paz - 1.988, foram as Forças de Paz da ONU, que engloba todos os grupos de militares e civis de diversos países, que a mais de 40 anos patrulharam as regiões de conflito em todo o mundo e o "Batalhão Suez" está inserido nessa comenda.
O prêmio recebido em 10 de dezembro de 1988 foi considerado pelo então Secretário Geral da ONU, Javier Perez de Cuellar, como um tributo ao idealismo de todos aqueles que serviram esta organização em especial ao valor e sacrifício daqueles que contribuíram para as operações de paz até 1988.
Até 1988 cerca de 500 mil pessoas participaram como integrantes das Forças de Paz, 733 morreram servindo, 58 países contribuíram para a formação das tropas, dos quais 35 países participaram efetivamente até aquele momento.
Cerca de 6.300 brasileiros integraram o Batalhão Suez, de vários estados da federação. Todos se sentem orgulhosos por terem representado nosso querido Brasil. Suas atuações neste conflito árabe-israelense foram consideradas "Serviço Nacional Relevante" pelo governo federal através do Decreto nº 43.800, de 23 de maio de 1958.
Em publicação no jornal Folha de São Paulo, do dia 30 de setembro de 1988, evidenciou-se a participação das Forças de Paz da ONU quanto ao recebimento do Prêmio Nobel da Paz - 1988, cujo evento representou a consolidação da importância da missão cumprida.