Carreata 63 Anos do Desembarque da FEB no Rio de Janeiro

Comentário


Israel Blajberg

18 de julho de 1945 - numa terça-feira, desembarca no Cais do Porto o 1°. Escalão com os Expedicionários da FEB e da FAB que desfilam da Praça Mauá e Avenida Rio Branco até a Praça Paris, na Glória, sendo aplaudidos calorosamente por uma multidão que se formou ao longo do trajeto. Os aviões da FAB, chegados do Panamá neste mesmo dia abrilhantaram o desfile com suas acrobacias e vôos rasantes sobre o desfile.

63 anos depois, uma carreata com mais de 40 veículos antigos do CVMARJ partiu num domingo de sol do Museu Militar Conde de Linhares até o MNM2GM, reproduzindo o desfile pela Av Rio Branco.

A testa do comboio, a Major Elza Cansanção Medeiros de camuflado e capacete conduz o estandarte da ANVFEB. O Vice Presidente João Paulo do CVMARJ e o Diretor de RP Ten R/2 Sergio Capella foram incansáveis na coordenação, com apoio do Guarda Municipal Ribeiro e sua moto, garantindo a segurança da operação.

Os veículos vão deixando o Museu, lotado com o publico que sempre comparece no terceiro domingo de cada mês aos encontros dos apreciadores de veículos antigos.

É uma belíssima manhã. O lamento das sirenes enche os ares, com a moto Harley Davidson original do suíço Fritz a frente do pelotão.

Seguindo pela Rodrigues Alves quase vazia, fazemos uma parada no Armazém 9, onde a FEB havia desembarcado há mais de 6 décadas. Todos se reúnem a entrada, onde a Major Elza faz curto mas emotivo pronunciamento.

Passando pela Rio Branco, fechamos os olhos e mentalmente imaginamos como teria sido aquele dia, quando metade dos cariocas se comprimiam no percurso. No silencio do domingo de pouco trafego, sentados ao vento na DODGE aberta, imaginávamos ouvir o ruído branco da multidão em aplausos estrondosos.

Mas logo alguns ônibus e carros apressados intrometendo-se por entre o comboio, nos trazendo de volta a realidade. Alguns passantes param nas calçadas talvez sem atinar bem o porque desta longa fila de jeeps ...

Ao longe vemos a silhueta do Monumento, o sol já bem quente para o dia de inverno. Logo estamos entrando no Aterro, chegando ao Monumento onde nos espera o Administrador Cel Faria. Todos se reúnem para ouvir as palavras do Ten Capella, que pede 1 min de silencio em memória dos que não voltaram.

A Maj. ELZA abate a bandeira, em um momento tocante. O grupo posa para a foto, e incia-se a dispersão.

Até domingo 3 de agosto no Monumento, quando o Exercito renderá a FAB, já comemorando o Dia do Soldado, com exposições, saltos de paraquedistas e muitas atrações.

Até 2009, quando mais uma vez recordaremos a epopeia da FEB !!!
 

Israel Blajberg
iblaj@telecom.uff.br

 

de theojr <theojr@terra.com.br>
data 21/07/2008 20:04
assunto FOTOS E TEXTO COMENTÁRIO SOBRE - Carreata dos 63 Anos do Desembarque da FEB no Rio de Janeiro
Mensagem original:

From: iblaj@hotmail.com
Subject: Carreata dos 63 Anos do Desembarque da FEB no Rio de Janeiro
Date: Sun, 20 Jul 2008 22:10:37 -0300


VOLTAR