PARTE DO BOLETIM DE OCORRÊNCIA |
(05 jun 67)
As llh 15min, passaram a E e W do Btl.,duas colunas blindadas israelenses, tendo havido violenta troca de tiros entre os carros de combate e tropas de infantaria árabes.
A incidência de tiros sobre o Campo Brasil foi ampla e de todas as direções.
Nesta ocasião foi dada ordem à tropa para se abrigar no interior das barracas, onde a proteção contra tiros de A. A. seria maior, devido ao tipo de construção e onde os homens não seriam confundidos com os combatentes locais.
Cerca de 11h foi recebida do QG da UNEF uma ordem determinando que o Btl., estivesse pronto para abandonar o Campo a partir de zero hora de 6 jun.
Pouco depois foi recebida nova ordem desta vez determinando que o Btl estivesse em condições de abandonar o Campo 1hora após ordem para tal. Esta foi a última ligação que o Btl. teve com qualquer outro elemento fora de seu campo.
Após o meio-dia passou outra coluna de carros de combate de Israel com novas e violentas trocas de tiros, sendo atingido o Campo Brasil de forma intensiva.
As l3h l5min, em meio a um desses combates foi atingido o Cabo Carlos Adalberto Ilha de Macedo que faleceu às l3h 30min.
A luta nas imediações do Campo prossegue com intensidade variável ao longo de toda a tarde, acentuando-se cada vez que passava um comboio israelense.